A denúncia de Portinari



  Quando Cândido Portinari pintou a famosa série "Os Retirantes", ele não estava preocupado apenas com valores estéticos. Estava preocupado, também, com a miséria - e com todas as suas trágicas consequências: a fome, a subnutrição, a mortalidade infantil, a falta de higiene, as doenças endêmicas. E a morte.
  Para denunciar a realidade dessa época, Portinari não fez os seus quadros apenas com tinta. Ele os fez com lágrimas, com ódio, com sangue e violência, porque seus pincéis eram o único meio de que ele dispunha para tentar mudar tudo isso, para tentar sacudir as pessoas em sua inércia, e chamar sua atenção para o horror que elas não queriam ver.
 
CANDIDO PORTINARI, Retirantes (Retirantes), 1944
De Portinari para os dias atuais muita coisa mudou, melhorou, mas a miséria, essa continua presente em nosso país, principalmente no Nordeste e nas periferias das grandes cidades. Na verdade, o pintor nunca esteve sozinho em sua angústia. Todos nós, que de alguma forma podemos influir nos rumos da sociedade, temos a mesma preocupação. E a maioria quer fazer alguma coisa. Para isso, cada um de nós, na área de sua competência e na medida de suas responsabilidades, deve dar a sua contribuição e fazer a sua parte - como Portinari fez pintando seus quadros. O governo deve contribuir através de ações contra a corrupção que desvia o dinheiro destinado ao combate à seca, ao saneamento básico e a outros programas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário