São Paulo: Arte & Estilo

Uma história do modernismo na Pinacoteca de São Paulo


  A Pinacoteca de São Paulo apresenta, a partir do dia 19 de Outubro, a exposição de longa duração Arte no Brasil: uma história do Modernismo na Pinacoteca de São Paulo.
   A mostra reúne 50 obras, entre pinturas e esculturas, de artistas como Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Carlos Prado, Emiliano Di Cavalcanti, Ernesto Di Fiori, Flávio de Carvalho, José Pancetti, Lasar Segall, Sérgio Camargo, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, entre outros.
   A mostra dá continuidade à exposição apresentada na Pinacoteca, Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo que trata da formação da visualidade artística e a constituição de um sistema de arte no país que se inicia no período colonial e avança até início do século XX. Já a mostra que será inaugurada na Estação Pinacoteca, Arte no Brasil: uma história do Modernismo na Pinacoteca de São Paulo enfoca três principais momentos do Modernismo brasileiro: as inovações formais do primeiro Modernismo (de Lasar Segall a Flávio de Carvalho), a retomada das tradições da pintura (sobretudo dos artistas atuantes nas décadas de 1930 e 1940, como Alberto da Veiga Guignard e Pancetti), finalizando com obras que começam a ser influenciadas pelo abstracionismo (Bonadei e Volpi) e apontam em direção ao concretismo que se sedimentaria nos anos 1950.
    Pela primeira vez na Estação Pinacoteca, o público terá oportunidade de conhecer os três principais momentos da arte Moderna no Brasil e perceber as aproximações e diferenças de estilos e temas entre as obras exibidas na mostra. Segundo Regina Teixeira de Barros, curadora, a busca da identidade brasileira já vem do século XIX com se vê nas obras de Almeida Junior, por exemplo. Nesse sentido, o Modernismo dá continuidade a essa busca. Mas há artistas que não se enquadram nessa temática, como Ismael Nery que tem uma produção de caráter mais pessoal e filosófico, ou ainda, artistas que estavam interessados na pintura pela pintura como Guignard, Pancetti e De Fiori e que foram referenciais para seus contemporâneos. Por outro lado o Modernismo representa um momento de grande inovação formal que desperta interesse até os dias de hoje.

Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2 - São Paulo, SP / Tel. 55 11 3324-1000 / a partir do dia 19 de Outubro.

Sede do MAM é tema do 33º Panorama da Arte Brasileira

   Com o título P33: Formas únicas da continuidade no espaço, esta nova edição da mostra, em cartaz até 15 de dezembro, lança olhar para o próprio museu, sua missão e seu histórico, com obras e projetos de 32 convidados, escolhidos pela curadora Lisette Lagnado e pelacuradora-adjunta Ana Maria Maia. Pela primeira vez em 33 edições do Panorama, grupo selecionado integra a participação de arquiteto.
   Imagine o Museu de Arte Moderna de São Paulo como um híbrido estrutural dele próprio com os MAMs do Rio e da Bahia. Ou o prédio sendo transportado da marquise de Oscar Niemeyer para um corredor suspenso de três quilômetros de extensão sobre o Parque do Ibirapuera. Ou, quem sabe, migrando de volta ao centro da cidade, seu endereço entre 1949 e 1958. Esses e outros quatro projetos idealizados por escritórios de arquitetura são variações sobre um mesmo desafio, lançado pelo 33º Panorama da Arte Brasileira: uma nova sede para o MAM de São Paulo. A mostra abre no dia 5 de outubro, sábado, às 11h. No dia 19 de outubro, o Panorama se estende para vários pontos do centro da cidade. Já nos dias 26 e 30 de outubro e 13 de novembro, no auditório do MAM, serão realizados encontros gratuitos e abertos ao público, com a participação de convidados especiais, como o arquiteto Philippe Rahm.
   Batizada de P33: Formas únicas da continuidade no espaço - numa referência à escultura futurista homônima de Umberto Boccioni, que já integrou o acervo do MAM e atualmente pertence ao MAC -, a nova edição da tradicional mostra bienal propõe uma reflexão própria ao campo da utopia, já que, na prática, o MAM não está buscando uma nova sede.
   No MAM, o P33: Formas únicas da continuidade no espaço ganhará destaque na Grande Sala e Sala Paulo Figueiredo. Na Grande Sala, todas as divisórias serão removidas, criando um espaço amplo e dando visibilidade a paredes em tons azul e cinza, seguindo o projeto de Lina Bo Bardi (com André Vainer e Marcelo Carvalho Ferraz) para o local. Nesse sentido, a porta principal de entrada do museu também muda durante o Panorama: o acesso se dará na face em frente do pavilhão da Bienal, voltando à circulação implantada por Lina.
   Durante o Panorama, o auditório do MAM sediará  três encontros abertos ao público. No dia 26 de outubro (sábado), a partir das 11h, o tema do debate será Um Novo MAM, por que e para quem?, com as participações de Marcelo Morettin (Andrade e Morettin),  Ângelo Bucci (SPBR), João Sodré (gruposp), Anne Save de Beaurecueil (SUBdV), Lucho Oreggioni e Bernardo Martin (Y-Arquitectura), Rodrigo Cerviño (Tacoa) e Isadora Guerreiro (Usina). No dia 30 de outubro (quarta-feira), às 19h, o produtor e crítico de arte Jochen Volz e Lígia Nobre, co-curadora da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, falarão sobre Pavilhão de Arte. Estudo de caso: Inhotim e Serpentine.  No dia 13 de novembro, às 19h, o arquiteto Philippe Rahm conduzirá a mesa Arquitetura Meteorológica.

P33: Formas únicas da continuidade no espaço - Grande Sala e Sala Paulo Figueiredo/ 5 de outubro de 2013 (sábado), a partir das 11h / Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº  - Portão 3) - MAM / Terça a domingo, das 10h às 17h30

Exposição Stanley Kubrick

Stanley Kubrick
   A mostra reúne dezenas de objetos utilizados nos filmes do cineasta (1928-1999)
   A exposição inédita Stanley Kubrick chega ao MIS (Museu da Imagem e do Som) no dia 9 de outubro.
A mostra reúne dezenas de objetos utilizados nos filmes do cineasta (1928-1999). Quem visitar o espaço poderá  conferir de perto os figurinos, adereços, fotografias, scripts, rascunhos, maquetes, documentos e materiais de pesquisa dos famosos filmes do cineasta, como, por exemplo, os longas Laranja Mecânica, Spartacus e Lolita.
   Dentre os acessórios da exposição, destaque para o kit de sobrevivência de Dr. Fantástico, o figurino original do homem pré-histórico de 2001: Uma Odisséia no Espaço, o capacete de um dos soldados deNascido para Matar, e as ferramentas usadas pelo personagem de Jack Nicholson e as roupas das gêmeas em O Iluminado.

A partir de 9 de outubro de 2013 / Museu da Imagem e do Som - Avenida Europa, 158 - Jardim Europa

Nenhum comentário:

Postar um comentário