São Paulo: Arte & Estilo

Candido Portinari -Séries Bíblica e Retirantes

Candido Portinari - Retirantes, de 1944
A exposição "Cândido Portinari - Séries Bíblicas e Retirantes" Foi inaugurada no dia 18 de abril passado, no 1º subsolo do MASP, apresentando um conjunto de obras que abrange o período em que a denúncia social marcou a pintura de Portinari, que reflete a situação brasileira a reboque das calamidades da guerra, que sensibilizaram tantos pintores europeus. As obras aqui expostas põem em evidência os motivos pelos quais Portinari foi considerado um dos pintores brasileiros por excelência da primeira metade do século XX.
A série Bíblica foi executada entre 1942 e 1944 para a sede da Rádio Tupi de São Paulo a pedido de Assis Chateaubriand. São oito telas de grandes dimensões que ilustram passagens do Velho e do Novo Testamento. A série seguinte, Retirantes, foi produzida entre 1944 e 1945. Das cinco pinturas iniciais, o MASP tem três - que deixam de lado o estilo da série anterior em busca de outra linguagem, mais próxima da adotada pelos muralistas expressionistas mexicanos Orozco e Siqueiros.
Mostradas em conjunto, estas onze peças são um exemplo singular da arte pública engajada que, à época, se identificava com a vanguarda política e estética.
De 3ªs a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às 5ªs: das 10h às 20h.

Gravura Brasileira na Pinacoteca de São Paulo
Desde o dia 21de abril está em cartaz a exposição Gravura Brasileira no Acervo da Pinacoteca de São Paulo, mostra com obras de 105 artistas como Elisa Bracher, Fayga Ostrowe, Ivan Serpa, Lasar Segall, Lívio Abramo, Maria Bonomi, Oswaldo Goedi, entre outros. A exposição é resultado de uma pesquisa que vem sendo realizada no acervo da Pinacoteca, que conta com mais de três mil gravuras e marca o inicio das atividades sistemáticas, propostas pela Pinacoteca, com foco na produção de gravura no Brasil.
A mostra contempla grandes temas pertinentes a historia da arte brasileira, da primeira década do século XX até a primeira década do século XXI.

Local x global: a arquitetura como lugar
O Museu da Casa Brasileira recebe a exposição "Local x global: a arquitetura como lugar", desde o dia 16 de abril. A mostra apresenta um recorte da produção arquitetônica atual dos dois países, a partir do tema "casa".
"A arquitetura como lugar" reflete o diálogo entre portugueses e brasileiros em 20 projetos residenciais recentes, 10 de cada país, sob a curadoria da arquiteta portuguesa Bárbara Silva. Compõem a exposição painéis fotográficos, desenhos, maquetes e vídeos, que revelam modos de viver e de pensar a arquitetura nos dois países.

Bienal Ibero-Americana de Design
Está em exposição, desde o dia 16 de abril, a mostra, intitulada BID 8|10|12 que tem como objetivo trazer ao público brasileiro um panorama da recente evolução do design da região, que colocou no mapa internacional da produção contemporânea novas capitais como São Paulo, Buenos Aires e Bogotá. A exposição no MCB apresentará 159 trabalhos representativos das principais categorias do design produzido nos últimos anos, com ênfase à participação do Brasil na edição 2012. Serão exibidas 50 peças, 12 trabalhos digitais e 96 painéis, entre design gráfico, produtos, moda, têxtil, e design de interiores.

Pinheiros ganha galeria focada em projetos experimentais
A Galeria TATO, que até então era itinerante e conhecida como Galeria Tato DiLascio, inaugurou dia 27 de abril passado, sede permanente e nova proposta em Pinheiros. A mostra de abertura "De Heróis e Bandidos" apresenta série de novos trabalhos, entre desenho, pintura, escultura e serigrafia, do artista brasileiro radicado na Suíça Alex Romano. Suas obras trazem uma linguagem direta de grande força gráfica, repleta de lirismo e fantasia.
Além do novo endereço e novo nome, a galeria redefiniu também algumas características conceituais e mercadológicas adotadas anteriormente. Com objetivo de se tornar um espaço dedicado a projetos experimentais com foco na cultura urbana, a Galeria TATO convidou um time de jovens curadores que serão responsáveis pela concepção, montagem e supervisão dos próximos projetos. São eles Douglas de Freitas, C.G. Hünninghausen e Paulo Trevisan.
A Galeria TATO será voltada para a produção de arte emergente. Em seu elenco, artistas que trabalham com diversas mídias e que guardam grande afinidade com as questões atuais da arte - experimental, livre e aguçada. Localizada na Rua Mateus Grou, 580 - no bairro de Pinheiros, o novo espaço tem projeto arquitetônico da reforma assinado por Ana Galli. O corpo de artistas representados é composto por Alex Romano, Diego Castro, Fernanda Preto, Luiz 83 e Marcelo Gandhi. Além dos projetos experimentais de Daniel de Souza e Lucimara Viviane.

Informações para esta coluna: areliquiasp@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário