Destaques

Ambiguidades é tema de exposição no CCBB em maio
A programação de exposições para o mês de maio está bastante diversificada na cidade do Rio de Janeiro. Começando pelo tradicional Centro Cultural Banco do Brasil que promoverá a exposição Ambiguações, até o dia 12 de maio. Ambíguo é tudo aquilo que pode ter mais de um significado, é esse o objetivo da exposição de curadoria de Clarissa Diniz. A exposição reúne 19 obras de 11 artistas de diversas gerações, desde Antonio Dias e Daniel Steegmann Mangrané, a Gustavo Speridião e Jonathas de Andrade. O CCBB funciona de terça a domingo das 9h às 21h e a entrada é franca. A exposição Ambiguações estará disponível na Sala A Contemporânea.

Exposição "Escalas" investiga relações entre arte e arquitetura
O Estúdio Alvaro Razuk recebe a partir de 04 de maio, às 14h, sua primeira mostra coletiva, a primeira aberta à visitação e a terceira a ocupar o espaço. Com apoio das galerias Fortes Vilaça, Luciana Brito e Marília Razuk, a exposição "Escalas", organizada pelo jovem curador Bruno Mendonça, propõe investigações e discussões que permeiam as relações entre arte e arquitetura.
Em "Escalas", Bruno Mendonça reúne artistas nacionais e estrangeiros cujas pesquisas e poéticas envolvem, em diferentes suportes, as relações entre arte e arquitetura. Participam da mostra os artistas brasileiros Aline Van Langendonck, Ana Mazzei, Débora Bolsoni Raquel Garbelotti, Rafaela Jemmene, Luiz Roque e Renato Pera, o francês Raphaël Zarka, a espanhola que vive no Brasil Sara Ramo e o renomado artista mexicano Hector Zamora.
O principal objetivo desta exposição não é promover respostas, nem representar linhas teóricas, mas adicionar através das poéticas desses artistas diversos vértices neste campo de discussão. A escolha desses artistas específicos para ativarem um espaço não convencional, no caso um escritório de arquitetura, se deu pelas escalas subjetivas, projetuais, conceituais, políticas e de fato, espaciais, encontradas nos trabalhos destes artistas.

Estúdio Alvaro Razuk
O escritório do arquiteto, criado em 1989, está localizado em um edifício de traços modernistas no largo do Arouche, no centro de São Paulo. Dedicado a projetos museográficos, cenográficos e arquitetônicos, sua equipe inter-disciplinar já realizou trabalhos de destaque no Brasil e em diversos países. O Estúdio Alvaro Razuk, que vem se destacando na elaboração e coordenação de projetos culturais desde sua concepção até a entrega final e aproveita o momento de ebulição artística no Brasil para abrir suas portas a projetos situados na fronteira entre a arte e a arquitetura, explorando novas práticas curatoriais.
A exposição vai até 29 de junho de 2013, no Estúdio Alvaro Razuk: Largo do Arouche, 161, República. Horário de Visitação sob agendamento prévio: (11) 3661-8111 / 9 9828-5484.

Centro Cultural da Justiça Federal recebe exposição inspirada em Cartier Bresson
O Centro Cultural da Justiça Federal apresenta, até o dia 19 de maio, a exposição Mind your Step de Marcos Sêmola. São 18 imagens registradas na saída de uma estação de metrô, em Londres, inspiradas na estética do pai da fotografia, Henri Cartier Bresson.
As imagens são em preto e branco e todas cheias de simbolismos e representatividades. O Centro Cultural da Justiça Federal, no centro do Rio de Janeiro, funciona de terça a domingo, das 12h às 18h. A entrada é franca.

155 anos do Morro da Providência são comemorados com arte
Com objetivo de comemorar os 115 anos da Comunidade do Morro da Providência, a Casa Amarela realizará uma mostra até o dia 12 de maio, a Desarquitetura. A exibição que conta com curadoria de Mauro Trindade e Alexandre Hypólito, reúne instalações, performances, filmes e fotos de 12 artistas que tem como objetivo discutir as transformações mais recentes no campo social das capitais brasileiras. A Casa Amarela, situada na Ladeira do barroso, 223 - Centro - Rio de Janeiro, funciona de terça à domingas das 12h às 18h.

Frick Collection de Nova York
A Frick Collection acaba de inaugurar uma nova mostra: "The Impressionist Line from Degas to Toulouse-Lautrec". A coleção pertence ao Clark Art Institute de Williamstown, uma cidadezinha do interior do Massachusetts. Cidadezinha, mas com um senhor museu! Gauguin, Toulouse-Lautrec, Degas, Manet, Pissarro, Millet, Courbet e muitos outros mestres desceram a I95 em direção a New York e vão marcar presença na Frick até 16 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário