Exposição Anita Malfatti em Campos do Jordão é destaque na TV e outras mídias

A exposição de Anita Malfatti que será realizada no Espaço Lalix, em Campos do Jordão, com abertura marcada para o dia 28 de junho de 2013, vem atraindo a atenção da mídia em todo o Brasil. A mostra contará com aproximadamente 100 obras de Anita, de reconhecido valor e algumas consideradas das mais importantes de toda a obra da artista.


Entre elas, obras de 1920 a 1950, catalogadas e reconhecidas pelo Instituto Anita Malfatti. Fará parte também o único quadro da pintora produzido na cidade de Campos do Jordão, em uma de suas visitas a seus familiares nesta estância turística. Anita Krug Malfatti protagonizou os dois mais importantes momentos de ruptura da historia da arte no Brasil no século XX e que foram gerados pelas suas duas primeiras exposições realizadas em São Paulo, em 1914 e 17 que culminaram com a realização da Semana de Arte Moderna de 22. E este seu papel de pioneira foi fruto, basicamente, de sua origem familiar que a levou para estudar na Alemanha e EUA. Esta exposição, além de situar a importância da sua formação fora do eixo França/Italia, no inicio do século XX, também irá comemorar o centenário da exposição de 1914 e o sesquicentenário da morte da artista. Anita, filha de engenheiro italiano que veio ao Brasil para trabalhar na construção de estradas de ferro, e morreu ainda jovem, foi criada no ambito da familia materna, os Krug, originarios de Kassel, na Alemanha. Este fato determinou sua ida à Dresden e Berlim para estudar, ao contrario do usual naquela época, quando os jovens iam para Paris. E também traçou, definitivamente, os rumos da arte no Brasil pois naquele instante a Alemanha era o centro efervescente dos movimentos de vanguarda. Partindo deste enfoque de sua formação a exposição deverá abranger as várias fases da trajetória de Anita. A exposição deverá contar com painéis explicativos que ilustrem as diversas fases da artista e que também forneçam uma visão do momento histórico/ cultural em que se situam. Serão enfatizadas, nestes painéis, a sua viagem para a Alemanha (1911 a 1914), com ênfase na importância de seus estudos com Lowis Corinth, Bischoff-Culm e Fritz Burger, assim como a influência do contato que a artista teve na grande exposição Sonderbund de 1912, na cidade de Colonia, e a agitação do meio cultural da Alemanha com o surgimento dos movimentos das Secessões, e do expressionismo, principalmente.


Na mostra serão reproduzidos alguns contos que Anita escreveu em alemão para o jornal Deutsche Nachrichten de São Paulo, na década de 50. Ilustrando os fortes laços com a Alemanha, será publicado, como anexo, o manuscrito da tia-avó de Anita, Anna Kupfer Krug, escrito em 1918, possivelmente, intitulado "A vinda dos Krug para o Brasil" onde é relatada a belíssima saga da família.

Serviço
Exposição Anita Malfatti
Abertura: 28 de junho de 2013
Local: Espaço Lalix - Av. Macedo Soares, 592 - Capivari - Campos do Jordão - São Paulo
Informações: (12) 3663-3869 / Email: espaco.lalix@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário