São Paulo: Arte & Estilo

IMS antecipa os 150 anos de Ernesto Nazareth
Guardião do acervo de Ernesto Nazareth (1863-1934), um dos compositores mais importantes do Brasil, o Instituto Moreira Salles (www.ims.com.br) sai na frente nas comemorações dos 150 anos do compositor e lançou, na data de seu aniversário de 149 anos - 20/3/2012 -, o site www.ernestonazareth150anos.com.br, que faz parte do projeto "Nazareth 150 anos - contagem regressiva". O site tem coordenação do pianista e pesquisador Alexandre Dias, especialista na obra de Nazareth, do violonista e arranjador Paulo Aragão, idealizador do portal, e de Bia Paes Leme, coordenadora do acervo de música do IMS. Lá, o público poderá ter acesso às partituras das 211 composições de Nazareth na versão original para piano, além de 60 composições na inédita versão melodia e cifra, todas com a possibilidade de download em PDF. A obra completa nesta versão estará disponível para consulta e download até o final de maio. Textos exclusivos sobre cada obra de Nazareth também poderão ser encontrados; acesso à discografia completa - são mais de duas mil gravações feitas até hoje que poderão ser ouvidas mais adiante em streaming; linha do tempo com a vida e obra do compositor elaborada pelo biógrafo de Nazareth, Luiz Antonio de Almeida; e um blog. Até o final de maio, constarão ainda manuscritos de Nazareth; arranjos para formações instrumentais variadas; farto acervo de imagens e uma hemeroteca. Todas as atualizações serão notificadas pelo blog. Algumas raridades constam no site, entre elas, uma carta documentando um encontro até hoje desconhecido entre Ernesto Nazareth e o escritor Machado de Assis; além de trechos de filmes que usaram a música de Nazareth (filmes de Fred Astaire, Walt Disney, Woody Allen, entre outros). O IMS tem como parceiro e colaborador o portal Música Brasilis (www.musicabrasilis.org.br), iniciativa da cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, primeiro site a disponibilizar toda a obra de Nazareth na internet. Os 150 anos de Ernesto Nazareth, celebrados em 20 de março de 2013, se confundem simbolicamente com os 150 anos da música popular brasileira.

Romantismo: A arte do entusiasmo, no MASP
A Natureza, o Corpo, as Paixões, a Paisagem Urbana, o Imaginário. Estes e outros temas caros ao pensamento contemporâneo norteiam "Romantismo - A arte do entusiasmo", exposição que o curador Teixeira Coelho concebeu a partir do acervo do MASP, em cartaz desde 2010, e sem previsão de encerramento. Ao todo, 79 obras-primas foram escolhidas e, divididas em nove seções, e são apresentadas ao público num painel que reúne alguns dos maiores gênios da pintura do final do século 15 até hoje. Coelho foi buscar no acervo do principal museu de São Paulo as obras que ajudam a traduzir, em momentos diversos da história da arte, os preceitos que viriam a compor o ideário romântico que move a sociedade desde então. Ao todo, 63 artistas estão na mostra, entre eles El Greco, Bosch, Turner, impressionistas como Gauguin, Van Gogh, Renoir, Monet e Manet e modernos e contemporâneos como Dali, Rodin, Matisse, Amélia Toledo, León Ferrari e Marcelo Grassmann. A mostra possui um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas das redes pública e privada. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: (11) 3251 5644, ramal 2112. De terça a domingo e feriados, das 11h às 18h. Às quintas, das 11h às 20h. Ingressos: R$ 15; estudantes: R$ 7. Gratuito até 10 anos e acima de 60 anos. Às terças a entrada é gratuita para todos. Romantismo - A arte do entusiasmo. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP. Av. Paulista, 1578, Bela Vista (região central). Tel. (11) 3251-5644. Mostra permanente.

Galeria André comemora os 90 anos da Semana de Arte de 22
Artistas e intelectuais organizaram nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna que deu início ao movimento modernista no Brasil. A Semana integrou grandes personalidades da cultura da época e considerada um marco no Modernismo Brasileiro. Para comemorar seus 90 anos a André idealizou a exposição "A semana de 1922 em reflexão". Espaços foram separados entre a primeira e a segunda geração de artistas plásticos modernistas e, para fazer a real ligação entre a literatura, arquitetura e música, foram convidados críticos de todas as áreas para palestras. Uma homenagem a esses artistas corajosos, como Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, seus expoentes, que enfrentaram vaias e indignação para poderem reinventar a arte brasileira e modernizar a forma de expressão artística em todos os moldes. Artistas em destaque: Tarsila do Amaral com água forte e desenho; Anita Malfatti com pintura; Di Cavalcanti com pinturas; Victor Brecheret com esculturas da década de vinte, entre elas, um estudo para o Monumento às Bandeiras (peça que participou da Semana) e desenhos a nanquim e tinta china; Vicente do Rego Monteiro com pinturas; Antônio Gomide com aquarelas de 1920 (estudos para estamparia); Cícero Dias com aquarela; Pancetti com pintura de paisagem; Guignard com tela dos anos 1960 de tema religioso; Portinari com grafite e telas dos anos 20 e 40; Bonadei com óleos dos anos 60; Clóvis Graciano com pintura; Pennacchi com pinturas; Carlos Scliar com telas e colagens. Em 26/4, a partir das 19h, serão realizadas as palestras "Modernismo ontem e hoje: o caso da arquitetura", com Guilherme Wisnick, arquiteto, ensaísta, colaborador da Folha de S. Paulo, e, às 20h30, "O Modernismo na Literatura Brasileira", com Rita Alves, crítica literária e historiadora. Abertura ao público em 4/4. A semana de 1922 em reflexão. Curadoria de Sônia Skroski. Galeria André. Rua Estados Unidos, 2280, Jardins. Tel.: (11) 3081-6664. De segunda a sexta, das 10h às 20h; sábados, das 10h às 14h. Entrada gratuita. Até 28/4.

Releases, toques e sugestões para esta coluna, escrevam para areliquiasp@uol.com.br e/ou jair@areliquia.com.br. Tels:. (11) 2601-5954 / 9787-8271 / 8684-2424.

Nenhum comentário:

Postar um comentário