São Paulo: Arte & Estilo

Jair Marcos Vieira


Conjunto Nacional reúne ceramistas de Cunha (SP)


A cidade de Cunha (SP), localizada na região serrana do Vale do Paraíba, a 235 quilômetros de São Paulo (com 25 mil habitantes), consolida-se como um importante polo de arte cerâmica do Brasil e da América do Sul, caracterizado pela diversidade técnica e estética de sua produção, tendo originado o termo "cerâmica de autor". A qualidade artística dos mais de 20 ateliês da cidade encanta a todos. São peças inspiradas na arte indígena-ibérica das paneleiras à oriental - introduzida em 1975 com o forno Noborigama (caracterizado por horas de queima a lenha em altas temperaturas), assim como o design contemporâneo de peças criadas por processo manual e queimadas em fornos a gás ou elétricos. Para conhecer a diversidade e singularidade do trabalho de cada artista de Cunha, basta ir ao Conjunto Nacional no coração da capital paulista, e visitar a exposição "Arte que nasce da terra". O objetivo foi trazer ao público a diversidade de estilos e linguagens que caracterizam a cerâmica de Cunha. Trata-se da primeira mostra que reúne em São Paulo praticamente todos os ceramistas daquele município: José Carlos Carvalho, Cristiano e Sandra Quirino, Mali e Wagner Gambaré, Clélia Jardineiro, Alberto Cidraes, Felipe Zuñiga, Kimiko Suenaga e Gilberto Jardineiro, Flávia Santoro, Graziela Awbdi, Gê de Castro, Augusto Campos e Leí Galvão, Luis Toledo, Marivaldo Rodrigues, Daniel Maillet e Luciano Almeida. A curadoria é de Angelo e Valkiria Iacocca e resulta de uma parceria estabelecida entre a Associação dos Ceramistas de Cunha e a Prefeitura Municipal da Estância Climática de Cunha. Arte que nasce da terra. Conjunto Nacional (hall do térreo). Avenida Paulista, 2073, Região Central. De segunda a sábado, das 7h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 22h. Entrada gratuita. Até 24/9.




No MASP: De dentro para fora / De fora para dentro

Uma versão internacional dessa mostra, que em 2009 e 2010 levou mais de 140 mil visitantes ao principal museu paulistano, pode ser vista na cidade. A exposição está em cartaz no MASP e imediações desde 17/8, e traz ao Brasil alguns dos mais importantes nomes da arte urbana mundial, vindos dos EUA, Argentina, República Tcheca e França. Iniciativa do curador do museu, Teixeira Coelho, o evento tem curadoria especial de Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins e utiliza a arquitetura do MASP como base para o graffiti, fotografia, vídeo, escultura, pintura, muralismo, colagem e instalações. A curadoria foi especialmente cuidadosa na escolha e no desenvolvimento do projeto de cada artista. Destaque em seus países e com reconhecimento internacional, os oito convidados são artistas multimídia que transitam por diferentes linguagens: instalações, pintura, animação, escultura ou desenho. Os franceses Remed, JR e Invader, o tcheco Point, os argentinos Tec, Defi e Chu e a norte-americana Swoon estiveram em São Paulo por cerca de um mês para desenvolver suas instalações e obras no MASP e vias próximas. Entre os convidados especiais que realizam intervenções durante o período da exposição está o coletivo BijaRi, único grupo brasileiro que participa da mostra. De dentro para fora / De fora para dentro (www.dedentroedefora.com). MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Avenida Paulista, 1578, Região Central. Tel.: (11) 3251.5644. De terça a domingo, e feriados, das 11h às 18h. Às quintas-feiras, das 11h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes. Ingressos: R$ 15 / estudantes: R$ 7. Até 10 anos e acima de 60: livre. Às terças-feiras: entrada gratuita. Acesso a portadores de deficiências. www.masp.art.br. Até 23/12.



SP-Arte/Foto 2011: 5ª edição

A mais importante feira de fotografia da América Latina abre em setembro com cerca de 750 obras dos fotógrafos mais reconhecidos da atualidade. Destaque para as galerias de jovens talentos, ciclo de debates e palestras gratuitas com artistas, críticos e convidados internacionais, com a coordenação de Denise Gadelha, professora e especialista em arte contemporânea, e lançamentos de livros. Com o melhor da fotografia contemporânea do Brasil e do mundo, e celebrando sua importância cada vez maior no mercado, a SP-Arte/Foto 2011 chega à sua quinta edição com abertura marcada para 14/9, no Iguatemi São Paulo. São obras de 26 galerias brasileiras e internacionais de artistas como Albano Afonso, Caio Reisewitz, Claudia Jaguaribe, Geraldo de Barros, Lucia Koch, Luiz Braga, Rochelle Costi, Márcia Xavier, Marina Abramovic, Massimo Vitali, Robert Polidori e Thomas Farkas, entre outros ícones da fotografia. As plataformas virtuais também estarão presentes. Para aprofundar assuntos relacionados ao universo da fotografia, uma das propostas da exposição é promover discussões sobre temas dessa modalidade com viés crítico. Galerias: Arte 57 (SP); 1500 Gallery (USA); ArtEEdiçõesLtda (SP); Arterix (SP); Baró Galeria (SP); Casa Triângulo (SP); Central Galeria de Arte (SP); Dan Galeria (SP); ESCRITÓRIO DE FOTOGRAFIAS Luiz Porchat (SP); FASS (SP); Fauna Galeria (SP); Fotospot (SP); Galeria da Gávea (RJ); Galeria de Babel (SP); Galeria Leme (SP); Galeria Motor (SP); Galeria Nara Roesler (SP); Galeria Senda (Espanha); Galeria Transversal (SP); H.A.P. Galeria (RJ); Instituto Moreira Salles (SP); Luciana Brito Galeria (SP); Lume Photos (SP); Mônica Filgueiras Galeria de Arte & Eduardo Machado (SP); Pequena Galeria 18 (RJ); Zipper Galeria (SP). SP-Arte/Foto 2011 (www.sp-arte/foto.com). Shopping Iguatemi, 9o. andar. Av. Brig. Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano. Abertura: 14/9, das 16h às 22h (preview para convidados). Dias 15 e 16/9, das 16h às 22h; 17 e 18/9, das 14h às 20h. Entrada gratuita. De 15 a 18/9.



Releases, toques e sugestões para esta coluna, escrevam para areliquiasp@uol.com.br e/ou jair@areliquia.com.br. Tels. (11) 2601-5954 / 9787-8271 / 8684-2424.

Nenhum comentário:

Postar um comentário