InformArte

Maria Helena Avena







A "Magia das Mãos" no Centro Cultural Correios RJ




O artista plástico Pedro Grossi, mineiro de Barbacena, iniciou sua trajetória artística em 2000, inspirando-se em artistas consagrados como Matisse, Mabe, Volpi e Wakabayashi. Procurou a individualidade gradativamente e desenvolveu sua identidade pesquisando novos materiais, ceras resinas e metais.

Apostou em desenhos de formatos diferentes. Nada quadrado. Aprendeu a trabalhar com metal e acoplar as duas coisas: a pintura e a escultura. Primeiro a pintura e, em seguida, a escultura. Nessa mostra fazem parte 15 obras, entre painéis de formato não-convencional e esculturas com metais.

Grossi expôs no Jacob Convention Center, em Nova Iorque e, desde sua primeira aparição pública, em 2002, já ganhou dezenas de medalhas de ouro e troféus: no I Salão de Artes Plásticas do Consulado da Hungria; melhor pintura contemporânea e melhor escultura abstrata no Salão da Academia Militar das Agulhas Negras; destaque de ouro criatividade em abstrato contemporâneo no II Salão de Artes Plásticas ABD e Forte de Copacabana, entre outros.

De acordo com a marchand Fátima Machado, "a obra criada por Pedro Grossi é extremamente nítida. Ela se apresenta como um ser, uma presença que está ali, um fato do mundo, uma entidade de per si, única, direta, concreta... Não resta qualquer dúvida de que suas pinturas e esculturas são intencionais".

Local: Centro Cultural Correios -

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ

Visitação: de terça a domingo, de 12h as 19h, até 18 de setembro



Mario Cravo Jr




                                                     Capa do livro

O escultor baiano Mario Cravo Jr., 88, recebeu homenagem, mês passado, na sede da Odebrecht, que marcou o lançamento oficial da biografia e documentário "Exu Iluminado". O projeto teve a participação do cineasta André Luiz Oliveira, do pesquisador Péricles Palmeira, além dos filhos Kadi Cravo e Mario Cravo Neto, que morreu no transcurso da elaboração do projeto, e Cristian Cravo, neto do homenageado.

Mario Cravo Jr. é reconhecido não só pela imponência das suas esculturas históricas como a "Cruz Caída", no Pelourinho, ou o "Cristo Crucificado", no alto da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, mas também por expor as contradições arquetípicas do povo baiano e brasileiro, transgredindo os limites da arte, do concreto e do abstrato, do feio e do belo.

Uma das marcas do artista plástico são as esculturas de Exus - inspiradas no orixá africano da comunicação e que representa "o movimento" -, esculpidas em metal e borracha - materiais estes garimpados em ferros-velhos e sucatas de Salvador.




Livro e documentário

O projeto "Exu Iluminado" inclui um livro de 479 páginas e um documentário de 1h04 de duração, que versam sobre a vida e obra de um dos mestres da escultura brasileira. As obras serão lançadas pela editora Versal, com apoio cultural da Odebrecht.







"Zona Oculta - entre o público e o privado"



                                             Obra de Maria Lynch


O Centro Cultural Justiça Federal recebe a mostra coletiva "Zona Oculta - entre o público e o privado". Os visitantes poderão conferir 48 obras realizadas por 48 mulheres, dentre as quais seis trabalhos em vídeo e uma projeção retrospectiva das edições anteriores, de 2004 a 2010.

O projeto coletivo, que vem ocupando novos espaços ao longo de sua trajetória, pretende aproximar o público da arte contemporânea, provocando o observador a entrar no território das idéias e a refletir sobre as questões de gênero, além de construir um consistente registro histórico de toda a sua trajetória. Assim, o resultado desse processo artístico, desde a fase de montagem, passando pelo período de exposição, servirá de conteúdo para a elaboração de um DVD.

A curadoria da exposição está a cargo de Helena Wassersten, Lúcia Avancini e Marilou Winograd, três das artistas que compõem a coletiva, cada uma delas contribuindo com um trabalho próprio.




Local: Centro Cultural Justiça Federal

Endereço: Avenida Rio Branco 241, Centro -RJ

Visitação: até 25de setembro, de terça a domingo, das 12h às 19h



FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO, PORTO ALEGRE


A Fundação recebe, até 16 de outubro de 2011, inscrições de artistas brasileiros para o programa Bolsa Iberê Camargo.

A bolsa é destinada a artistas que tenham pelo menos quatro anos de produção sistemática em arte e participação comprovada em, no mínimo, três exposições individuais e/ou coletivas e proporciona passagens, auxílio-estadia e taxas de inscrição na instituição de ensino. Os projetos inscritos deverão ser pensados e voltados para a instituição escolhida para estudar.


http://www.iberecamargo.org.br/site/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário