São Paulo: Arte & Estilo

“Retratos do Império e do Exílio” no IMS-SP



Fotografias inéditas da família imperial brasileira são reunidas em mostra no Instituto Moreira Salles de São Paulo. A exposição “Retratos do Império e do Exílio” traz imagens constantes no acervo do príncipe dom João de Orleans e Bragança. São 170 fotografias com a curadoria de dom João e Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS. Muitos retratos inéditos (em especial do período do exílio após a proclamação da República), além de importantes imagens associadas a eventos que marcaram o Império, como as comemorações do fim da Guerra do Paraguai e a abolição da escravatura, compõem a mostra. Os visitantes poderão conferir registros de Marc Ferrez, agraciado pelo imperador com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e também fotógrafo da Marinha Imperial; e Revert Henry Klumb, professor de fotografia das princesas Isabel e Leopoldina. Os dois mantiveram uma relação muito próxima com a família imperial – fotografaram momentos de maior privacidade no interior dos palácios, registrando imagens menos formais, em que os retratados se relacionam com a câmera de uma forma direta e menos mediada pelas exigências do cargo e da vida pública. Também podem ser vistas fotos de Alberto Henschel, Joaquim Insley Pacheco, Luiz Terragno, Otto Hess, entre os diversos fotógrafos atuantes no Brasil que integram o acervo, além das imagens dos retratistas europeus Félix Nadar e John Jabez Edwin Mayall, entre outros. Retratos do Império e do Exílio. Instituto Moreira Salles (SP). Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis. Tel.: (11) 3825-2560. www.ims.com.br. De terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Entrada gratuita. Até 11/9.






Bia Black traz artista goiano para a Garcia Arte


“Lembranças do Céu”, exposição apresentada pela artista plástica Bia Black, é o mais novo - e curto - evento que acontece na Galeria Garcia Arte. A mostra celebra a glorificação da mulher. De maneira generosa, o goiano Bernardes Paixão desvenda os segredos da alma feminina. Suas musas, sempre inquietas, tomam forma e seduzem o observador, que inebriado por toda espécie de sentimentos presentes nesse universo, se deliciam com o “banquete” oferecido. Elas surgem ora introspectivas, sob textos ou camadas espessas de tinta, ora reveladas por completo, sempre com uma inquietude sedutora e carregadas de força e leveza. Em seu processo de criação, Paixão faz da fotografia a sua aliada e retrata com verossimilhança suas eleitas - mulheres comuns e desconhecidas. As musas que habitam a memória do artista vêm de lembranças não vivenciadas. Lembranças essas que ganham corpo e forma quando ele utiliza recursos plásticos diferenciados numa busca por tornar tangível a figura feminina. Lembranças do Céu. Galeria Garcia Arte. Rua Auriflama, 87, Pinheiros. Tel.: (11) 3213-5671. De segunda a sexta, das 11h às 19h, e aos sábados, das 11h às 14h. Entrada gratuita. Até 6/8.






Concerto na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano


Dentro da série “Franz Liszt: o Piano em Foco”, e com a realização do Ministério da Cultura, a FMLOA traz o “Concerto do Duo Guarnieri – Chacon”, com Tania Camargo Guarnieri, ao violino, e Araceli Chacon, no piano. No programa: Pietro Locatelli (1695 - 1764) e Eugène Ysaye (1858 - 1931), com a Sonate en fa mineur: Au Tombeau; Johannes Brahms (1833 - 1897) - Sonata nº 2 em Lá Maior, op. 100; Franz Liszt (1811 - 1886) - Epithalam, R.V.466 para piano e violino; Camargo Guarnieri (1907 - 1993) - Sonata nº 4 para violino e piano. Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Av. Morumbi, 4077, Morumbi (próxima ao Palácio do Governo). www.fundacaooscaramericano.org.br. Tel.: (11) 3742-0077. Informações: Claudia Vada Souza Ferreira, Gerente Cultural. Capacidade do auditório climatizado: 107 lugares. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (estudantes e acima de 60 anos). Estacionamento com manobrista no local. Domingo, 7/8, às 11h30.






“Embu Terra das Artes”: exposição do Grupo Oka


Embu das Artes, município há muito conhecido por sua arte e artesanato, e que abriga centenas de artistas, seus ateliês, galerias e lojas, está com essa mostra que revela o trabalho de diversos artistas do Grupo Oka: Auro Okamura, Eduardo Schamó, Eiji Yajima, Fátima Lourenço, M. Clarice Sarraf, Marinês Takano, Marli Takeda, Matiko Sakai, San Bertini, Sheila Oliveira, Shizue e VPadin. A curadoria é de Oscar D'Ambrósio. Embu Terra das Artes. Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes (SP). Tel.: (11) 4781-4462. Agendamento de grupos deve ser feito com antecedência. De terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada gratuita. Até 16/8.




Releases, toques e sugestões para esta coluna, escrevam para areliquiasp@uol.com.br e/ou jair@areliquia.com.br. Tels. (11) 2601-5954 / 9787-8271 / 8684-2424.


Nenhum comentário:

Postar um comentário