Paliteiros de Prata

Entre as peças que mais encantam os colecionadores, os paliteiros de prata têm um lugar de destaque, não só pelo seu trabalho, quase comparado ao de ourives, como pela variedade de motivos que apresentam.

Portugueses de origem, os paliteiros também foram fabricados no Brasil por prateiros brasileiros, que introduziram nos seus trabalhos motivos nossos; daí encontrarmos nas peças brasileiras, motivos relacionados com nossa flora e fauna. Nos de origem portuguesa, existem alguns exemplares com motivos regionais: a varina, vendedora de peixe em Portugal, com a clássica posição de uma das mãos na cintura e outra segurando o cesto oval, onde conduz os peixes; a vendedora de flores em posição idêntica à da varina, mas com trajes da região do Minho. Muito utilizadas em Portugal eram também as figuras mitológicas. Vamos encontrar Mercúrio, com seus pés alados e o tradicional saquinho de dinheiro nas mãos, representando o Deus do Comércio. Netuno, Deus do Mar, com seu tridente, e também figuras históricas mundiais. Encontramos busto de Vasco da Gama sob uma coluna, como se fora um monumento, e, embora pareça incrível, também a figura de Napoleão Bonaparte sobre uma agulheta, onde o imperador se apresenta com os braços cruzados e o seu chapéu característico.

No Brasil, como já foi dito, encontramos motivos ornamentais de gosto inteiramente nosso: pássaros como o pavão, o sabiá, o tinguá, os beija-flores, vão aparecer na decoração de inúmeros paliteiros, às vezes pousados singelamente sobre o galho de uma roseira, sobre uma maçã, uma pêra com folhas e flores, e até mesmo sobre uma suculenta laranja. Também aparece um sabiá pousado nos galhos de uma laranjeira cheia de flores. Encontramos também paliteiros em forma de fruteira com uvas, romãs, maças e pitangas. Esses paliteiros de pássaros e frutas são sempre de grande simplicidade, recebendo alguns deles a punção de prata que os identifica pela época de seu fabrico e o seu prateiro. Os paliteiros de estilo D. Maria se assentam sobre uma pequena bandeja deste estilo simples, que possui como característica a presença de pequenas pérolas de prata à guisa de galeria, e também de alguns atributos florais, como margaridas que se entrelaçam, dando a perfeita idéia de cercadura de bandejinhas. Nos paliteiros Império, vamos encontrar as suas bases de forma quadrada, com os pés de garra sobre a bolinha de prata, as folhas de acanto estilizadas e as colunatas em formas redondas ou sextavadas. Nesses paliteiros nota-se a presença dos motivos de gosto Império – bustos, figuras mitológicas, os Continentes – curiosamente, alguns pagens com trajes medievais e que com naturalidade carregam um guarda-chuva.

Dos prateiros brasileiros o que mais de destacou foi o famoso Vellozo – Francisco José Vellozo, especialista em flores e frutos – autor do magnífico paliteiro conhecido como o “Rei dos Paliteiros”, peça excelente, onde vemos numa pequena fruteira, de gosto Império, frutas do Brasil, como abacaxis, cajus, laranjas, carambolas, pitangas, cachos de uva e, sobre os galhos de uma videira, pousado com grande elegância, um beija-flor. Este magnífico exemplar pertence a uma coleção particular.


Fonte: Antiguidades Brasileiras, de Paulo Affonso de Carvalho Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário