InformArte

Por Maria Helena Avena


“Di Cavalcanti – do Desenhista ao Pintor”


 
A exposição “Di Cavalcanti – do Desenhista ao Pintor” apresenta uma faceta do artista que poucos conhecem. Ele desenhou croquis de jóias, a pedido do amigo e joalheiro Lucien Finkelstein e, juntos, criaram uma coleção de broches, pingentes e aneis. A mostra, com a curadoria de Jacqueline Finkelstein e Romaric Büel, reúne 11 peças exclusivas, com seus croquis originais, 108 desenhos (tinta, lápis e aguada) e seis pinturas a óleo: Retrato de Ivete (1968/9), Mulata com casario (1963), Mulheres facetadas (1968), Pássaros (1960), Mulher do chapéu amarelo (1964) e Carnaval. “O primeiro desenho com a assinatura de Di Cavalcanti da coleção de Lucien foi um guache de cores tropicais, trocado por um relógio feito para o artista presentear sua filha.


Em cada visita a Di, Lucien voltava radiante com um desenho nas mãos. Quase sempre faziam trocas e, às vezes, conseguia comprá-los, já que os desenhos ainda não eram tão valiosos quanto os trabalhos a óleo do pintor. Com o passar dos anos, Lucien se destaca na carreira de criador-joalheiro, o que lhe permite alimentar sua paixão pelas artes, aumentando cada vez mais suas coleções. Já grandes amigos, Di costumava passar tardes inteiras na joalheira de Lucien, na Avenida Atlântica, trabalhando na confecção das jóias.

Uma parceria datada de 1964. Os dois elaboravam juntos todas as etapas do processo de criação das peças, assinadas uma a uma pela dupla, e confeccionadas em ouro 18 quilates e esmalte. A grande diferença de idade entre os dois não impediu que nascesse uma admiração mútua e uma amizade que durou trinta anos, até a morte de Di Cavalvanti.








Local: Centro Cultural Correios


Período: até 18 de setembro de 2011, de terça a domingo, de 12h as 19h


Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ




“Mestres da gravura na coleção da Fundação Biblioteca Nacional"

 Desde o século XIX, um conjunto tão abrangente de gravuras, que reúne originais da coleção da Fundação Biblioteca Nacional, não é mostrado ao público no Brasil. A exposição “Mestres da gravura na coleção da Fundação Biblioteca Nacional”, ocupa cerca de 700m2 do Centro Cultural Correios e reúne 171 obras de 82 gravadores estrangeiros, do século XV ao XVIII. Com a curadoria de Fernanda Terra, as gravuras são apresentadas por ordem cronológica de nascimento dos gravadores e por coleção: alemã, holandesa, italiana, francesa, flamenga, inglesa, espanhola e portuguesa. As técnicas predominantes são a xilogravura (prancha de madeira) e talho-doce (prancha de metal).
São 30 gravuras da coleção alemã, 27 da holandesa, 35 italiana, 26 francesa, 14 flamenga, oito inglesa, 18 espanhola e 13 portuguesa. Entre os destaques, Albrecht Dürer (Alemanha), Harmenszoon van Rijn Rembrandt (Holanda), Giovanni Battista Piranesi (Itália), Jacques Callot (França), William Hogarth (Inglaterra) e Francisco José de Goya y Lucientes (Espanha). As gravuras pertencem à Real Biblioteca de Portugal, trazida para o Brasil em 1810, dando origem à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro que conta, atualmente, com um acervo tem cerca de 30 mil gravuras e é considerada pela UNESCO uma das dez maiores do mundo e a maior da América Latina.






Local: Centro Cultural Correios


Período: até 18 de setembro, de terça a domingo das 12h às 19h


Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 , Centro -RJ










FLASHES






ANNA BELLA GEIGER. Em atividade desde os anos 50, Anna Bella está no rol dos mais importantes nomes das artes plásticas no Brasil. Na retrospectiva batizada “Circa MMXI”, ela exibe sessenta trabalhos em variados suportes e produzidos em diferentes épocas. No acervo, com curadoria assinada pela própria artista, entram desenhos de telhados de Nova York, feitos em 1954, e telas da série Pier & Oceans, da década de 80, além de obras raramente exibidas de sua fase visceral, a exemplo das pinturas Órgão Ocidental, Tronco e Garganta.


Local: Arte Sesc — Mansão Figner. Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, de terça a sábado, 12h às 20h; domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até 30 de setembro.


ENÉAS VALLE - O artista plástico e matemático, Enéas Valle, comemora 30 anos de carreira com a exposição multimídia “Transfronteiras”. Pinturas, desenhos, videoarte, colagens, objetos, esculturas e um vídeo inédito fazem parte da mostra que vai apresentar a última década de produção do artista. Ao longo da exposição serão realizadas três mesas-redondas reunindo críticos de arte que tiveram papel importante na trajetória do artista.


Local - Centro Municipal Hélio Oiticica - RJ - Endereço: Rua Luís de Camões 68, Centro - RJ. Exposição: a partir do dia 05 de agosto.


QUEREMOS MILES -MILES - O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio monta sua primeira exposição musical com uma homenagem a Miles Davis. Concebida pela “Cité de la Musique de Paris”, organizada com o apoio da família e dos gestores da obra do artista, a exposição “Queremos Miles – Miles Davis”, lenda do jazz traçao percurso do músico, desde a cidade de sua infância, East St. Louis(Illinois), até os últimos anos, com fama planetária.


Local: Centro Cultural Banco do Brasil - RJ


Endereço: Rua Primeiro de Março, 66- Centro - RJ, de terça a domingo, das 9h às 21h - Entrada Franca - Exposição: de 1 de agosto a 28 de setembro


PATRICIO VÉLEZ. Equatoriano de Quito, Vélez vive e trabalha em Barcelona desde 1968, e passou uma temporada em Paris entre 1971 e 1976. Nesta individual, intitulada “Diseminaciones y Vórtices”, o artista exibirá três séries de desenhos a nanquim aplicado com pincel.


Local: Mercedes Viegas Arte Contemporânea. Rua João Borges, 86, Gávea, de segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, 16h às 20h. Grátis. Até 27 de agosto. .


Nenhum comentário:

Postar um comentário