São Paulo - Arte e Estilo


SESI-SP apresenta "A Arte na Mecânica do Movimento"

Desde o último 19/4, a Galeria de Arte do SESI-SP está com suas portas abertas, gratuitamente, para essa exposição inédita, realizada com curadoria compartilhada pela Municipalidade de Sainte-Croix (Suíça) e pelo historiador Lucas Bittencourt. O público poderá ver a vocação da cidade para a mecânica de precisão, bem como a passagem do trabalho artesanal para o industrial, materializados nas caixas de música e autômatos. Pela primeira vez no Brasil, a mostra está estruturada em três núcleos temáticos: História, Música e Autômatos. O primeiro conta a saga daquela região montanhosa focando o desenvolvimento das técnicas de mecânica de precisão, como a relojoaria e as primeiras caixas de música. No segundo núcleo está centrada a longa tradição desenvolvida em Sainte-Croix e sua excelência para a criação de mecanismos de música. Por fim, o terceiro e último núcleo inclui desde pequenos autômatos musicais, como os pássaros cantores, aos autômatos tradicionais de Michel Bertrand, marcados por sofisticados movimentos que emulam truques mágicos, pierrôs escrevendo cartas e equilibristas mostrando seus talentos. 

"A Arte na Mecânica do Movimento". SESI-SP. 
Av. Paulista, 1313, metrô Trianon-Masp.
Agendamento de grupos pelo tel. (11) 3146-7396. 
 
Segunda-feira, das 11h às 20h; 
de terça-feira a sábado, das 10h às 20h
e domingo, das 10h às 19h. 
Entrada gratuita. Até 30/6.





Garcia Arte apresenta exposição "Aquarelando Orixás"

A aquarela trabalha com transparências e passagens de cor num exercício constante de sugestões. Eventuais figurações ficam em segundo plano perante o talento de construir uma poética pautada pela maneira de ocupação do espaço, num exercício que exige dedicação e aprendizado constante. A artista plástica Leda Helal se vale justamente de técnica apurada para construir sua série sobre orixás da cultura afro-brasileira. Cada entidade é transformada em imagem por uma articulação visual que soma à aquarela elementos de poderoso valor estético, como folhas de ouro e prata. A sugestão de objetos e formas comanda o diálogo entre mitos e personagens numa conjugação de forças espirituais e plásticas. O maior mérito do conjunto está na habilidade de Ieda de fugir do óbvio: uma representação figurativa dos orixás ou a construção de um mero jogo de sensações e abstrações. Ela consegue, com extrema delicadeza, propriedade e sensibilidade, oferecer pistas sobre as divindades representadas. 



"Aquarelando Orixás".
Curadoria de Oscar D'Ambrosio.
Garcia Galeria de Arte. 
Rua Auriflama, 87, Pinheiros. 
Tel.: (11) 3213-5671.
www.garciaarte.com.br 
Abertura: 13/5, às 20h. 
De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h 
e sábado, das 10h às 14h. 
Entrada gratuita. 
Serviço de valet no local. Até 23/5.





"Meio artístico e as exposições realizadas em São Paulo entre 1895 e 1929":

Palestra na Sociarte A Sociarte, Sociedade dos Amigos da Arte de São Paulo, promoverá em sua sede essa conferência, que apresentará uma parcela das atividades artísticas ocorridas na capital paulistana naquele período. Serão ressaltadas as relações entre o espaço cultural da cidade e como os membros de determinados grupos quiseram representá-la entre o fim do século 19 e os anos 1920. Dessa maneira, levantará questões como: quais as relações entre movimentos e membros atuantes e lugares na Paulicéia; as primeiras exposições na cidade; onde eram realizadas tais mostras artísticas (espaços diversificados para exibições); quais as singularidades e que equipamentos surgiram na cidade para propiciar e ampliar essas iniciativas; as mostras coletivas; os recém-implantados Museu Paulista (1895) e Pinacoteca do Estado de São Paulo (1905); o aparecimento, ainda que de maneira acanhada e irregular, de galerias e de um mercado de arte...

Ana Paula Nascimento, Doutora pela FAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) será a palestrante. 

Sociarte. Av. Dr. Arnaldo, 1324, Sumaré. 
Tel.: (11) 3864-3340 / sociarte@uol.com.br. 
Entrada gratuita. Em 19/5, às 20h30.





Série "Franz Liszt: o piano em foco" na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano 

Em 15/5, Recital de Matias Oliveira Pinto e Viviane Taliberti, violoncelo e piano. 
 No programa: F. Liszt (1811-1886) - A lúgubre Gôndola; J. Brahms (1833-1897) - Sonata em mi menor, op. 38, para piano e violoncelo (Allegro non troppo/ Allegretto quase Minuetto/ Allegro); J. Guridi (1886-1961) - Canciones Castellanas; M. de Falla (1876- 1946) - Suíte Popular Espanhola. 


Em 29/5, Recital do Quarteto Portinari (Cláudio Cruz, violino I, Svetlana Tereshkova, violino II, Peter Pas, viola e Marialbi Trisolio, violoncelo), com Soledad Yaya e Jessica Dalsant, harpa e flauta. 
Programa: Claude Debussy (1862-1918) - Sonata para Flauta, Viola e Harpa (1915, Pastorale. Lento, dolce rubato/ Interlude. Tempo di Minuetto/ Final. Allegro moderato ma risoluto); I- Danses sacrées et profanes para Harpa e Quarteto de Cordas (1904), II- Danse sacrée. Trés modere e III - Danse profane. Modere. Quarteto em sol menor, Opus 10 (1893) - I. Animé et très decide, II. Assez vif et bien ryth mé, III. Andantino, doucement expressif, IV. Très modéré, Très mouvementé et avec passion. 

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. 
Auditório climatizado: 107 lugares. 
Dias 15 e 29/5, domingos, às11h30.
Av. Morumbi, 4077, 
Tel.: (11) 3742-0077. 
www.fundacaooscaramericano.org.br. 
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (estudantes e acima de 60 anos).
Morumbi Informações: Claudia Vada Souza Ferreira, Gerente Cultural. 





MCB realiza visitas orientadas e atividades lúdicas para crianças e adultos 

Atividades educativas e lúdicas para famílias fazem parte das jornadas de "Uma Tarde no Museu da Casa Brasileira (MCB)", instituição da Secretaria de Estado da Cultura (SP). O público espontâneo pode aproveitar ainda as visitas orientadas regularmente oferecidas. Essas ações pretendem aproximar o público, tanto infantil quanto adulto e jovem, da arquitetura, design e da cultura material da casa brasileira. "Uma Tarde..." é voltado para pais e filhos assim como para grupos em geral que procuram uma experiência lúdica no museu. A proposta é realizar uma visita educativa com atividades e jogos elaborados pela equipe de educadores do MCB. A Coleção do Museu possui um acervo de peças representativas da transformação do mobiliário no país, dos séculos 17 ao 21. 

Inscrições gratuitas pelo tel. (11) 3032-2499. 
Vagas limitadas. 
Sábados, 7, 21 e 28/5, das 14h20 às 17h. 
Museu da Casa Brasileira. 
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano. 
Tel.: (11) 3032-3727. 
Entrada gratuita. www.mcb.org.br.


Releases, toques e sugestões para esta coluna, escrevam para areliquiasp@uol.com.br e/ou jair@areliquia.com.br. Tels. (11) 2601-5954 / 9787-8271 / 8684-2424.

Nenhum comentário:

Postar um comentário