O David do Instituto Ricardo Brennand

Réplica da estátua de David, no IRB, no Recife

Quem for ao Instituto Ricardo Brennand (IRB), no bairro da Várzea, no Recife, vai poder ver uma das cinco réplicas no mundo e a única da América Latina, da estátua de David de Michelângelo, produzida pelo estatuário Cervietti Franco & Cia, de Pietrasanta, na Toscana, Itália. 

A obra de arte recém chegada ao IRB possui todas as características da peça original, concluída em 1505. Ela é feita em mármore branco, tem 5 metros de comprimento e 7 mil quilos e está instalada em uma base de dois metros de altura nos jardins do Instituto, uma área de 18 mil metros quadrados, repleta de esculturas e plantas típicas da Mata Atlântica.

Trata-se de uma das mais famosas esculturas daquele artista renascentista, feita sob encomenda para a cidade de Florença (Itália), retratando com todo realismo anatômico o herói bíblico minutos antes de enfrentar o gigante Golias.

A obra permaneceu em frente ao Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, até o ano de 1873, quando veio a ser transferida para a Galleria dell'Accademia em Florença, onde pode ser admirada. Na referida praça foi colocada uma réplica.

O David original de Michelângelo, na Galleria dell'Accademia

O estúdio de Cervietti Franco & Cia foi fundado por Danilo Cervietti (pai de Franco) em 1962, e emprega os irmãos do proprietário, bem como uma equipe de artesãos altamente qualificados. Entre eles: a smodellatore (especializado em desbaste na peça), um ornatista (que aprimora todas as formas ornamentais, exceto a figura humana), um pannista (quem faz cortinas), e dois scultori (para refinar e aprofundar a figura humana). O estúdio é especializado na reprodução da escultura clássica e moderna; citando-se como exemplos as cópias em tamanho original do David e da Pietá, ambas de Michelangelo (custo: cerca de 200.000 dólares cada), bem como as obras clássicas de Bernini e Canova.

Do David de Michelangelo, foram confeccionadas pelo estúdio de Franco Cervietti cinco cópias: A primeira para o Cemitério de Los Angeles; a segunda para Austrália; a terceira para o Museu de Taiwan; a quarta para uma fundação de arte de Taiwan e a quinta cópia foi concluída em 2000 com destino Brasil (Curitiba). 
Os trabalhos de montagem no IRB foram desenvolvidos, durante o mês de janeiro de 2011, pelo Atelier Artístico Sarasá (São Bernardo do Campo - SP). 

Por Leonardo Dantas Silva




Carta do curador do Instituto Ricardo Brennand à Reliquia

Litiere,
Veja o que aconteceu com a estátua do "David de Michelangelo" anunciada n'A Relíquia  do ano passado. Apresentei o anúncio do leilão ao Ricardo Brennand e este me autorizou a entrar em negociação com o leiloeiro de São Paulo, terminando por ser adquirida e hoje reina nos jardins do Instituto Ricardo Brennand aqui do Recife.

Com a natural estima do Leonardo Dantas Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário