InformArte



                                               Maria Helena Avena


Fernando Pessoa no Centro Cultural Correios



Em "Fernando Pessoa, plural como o universo", o público tem a oportunidade de conhecer, ou reconhecer, algumas de suas personas, que se revelam nos versos assinados por seus heterônimos - personagens-poetas com identidade própria - e por pessoa "Ele-mesmo".
  
Com curadoria de Carlos Felipe Moisés e Richard Zenith, e projeto cenográfico assinado por Helio Eichbauer, a exposição mostra toda a multiplicidade da obra de Pessoa e possibilita ao visitante realizar uma viagem sensorial pelo universo do poeta, fazendo-o ler, ver, sentir e ouvir a materialidade de suas palavras.

 A exposição apresenta a vida-obra do poeta por meio de diferentes suportes. Em seu percurso, o visitante viaja pelos versos de alguns de seus heterônimos mais conhecidos, como Alberto Caeiro, o "poeta da natureza"; Ricardo Reis, médico e discípulo de Caeiro; Álvaro de Campos, um engenheiro de educação inglesa e origem portuguesa; e Bernardo Soares, autor do Livro do Desassossego.

O público tem também oportunidade de ver algumas raridades, como a primeira edição do livro Mensagem, único publicado por ele em vida, e os dois números da revista Orpheu, um marco do modernismo em Portugal.

Para Carlos Felipe Moisés, um dos curadores, não é necessário conhecer previamente a obra do poeta para visitar a exposição. "Nosso propósito básico é levar Fernando Pessoa à vida do cidadão que não o conhece, e que, portanto, encontrará uma linguagem acessível. E àqueles que já estão familiarizados com seus versos, terão a chance de descobrir aspectos e conceitos novos", afirma.
  
Exposição: até 22 de maio de 2011
Visitação: de terça a domingo, de 12h às 19h
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro do Rio de Janeiro – RJ




  A Lírica da Cor de Leo Fisscher  no MNBA



A exposição "A Lírica da Cor," sob curadoria do poeta Carlos Dimuro, pode ser vista no Museu Nacional de Belas Artes - MNBA,  até o dia 15 de maio.
A cor e o geometrismo se impõem nas telas do pintor holandês Leo Fisscher, com intrigantes possibilidades líricas de cor, manchas e signos gráficos.  

Uma das virtudes no trabalho de Fisscher é o apurado fazer gráfico e o seu domínio cromático, gerando uma "linguagem rica de ambiguidades e vibrações", avalia o critico Ferreira Gullar.  Nesta mostra estão presentes 20 obras, em acrílica sobre tela, de médio e pequeno formato.

Leo Fisscher é um renomado fotógrafo e logo cedo imigrou para os EUA, lapidando seus dons artísticos em Nova York. A arte de Leo Fisscher já foi exibida em diversos países do mundo.
  
Exposição: até 15 de maio 
Visitação: de terça a sexta, das 10h/18h; 
sábados, domingos e feriados, das 12h/17h
Endereço: Avenida Rio Branco, 199 - Cinelândia – RJ




BEÎ Editora

A BEÎ Editora lançou recentemente o livro VIVER A MÚSICA, que já está a disposição do público. O livro versa sobre os diálogos que dezoito artistas brasileiros consagrados, tiveram com o autor, Benjamim Taubkin, a respeito das peculiaridades e dificuldades de seu ofício.

Como Taubkin, os entrevistados são profissionais que alcançaram sucesso e reconhecimento em suas carreiras e, nos encontros com o autor, abordam assuntos prementes para quem decide abraçar o ofício musical: temas como a questão da vocação, a formação, as influências, o retorno financeiro e a organização do dia a dia.

Os diferentes caminhos revelados pelo livro mostram ao público leigo - como o jovem que quer ser músico ou os pais que almejam orientar seus filhos na escolha profissional - que a carreira musical pode oferecer ao profissional uma versatilidade surpreendente. O livro é um amplo painel não apenas do mercado profissional no país, mas também das dificuldades e dos prazeres inerentes à atividade artística em qualquer tempo ou lugar.
  
Para a Editora BEI, cada livro é visto como um projeto especial, concebido e desenvolvido em seu próprio ritmo, de acordo com suas características e peculiaridades. Todos os aspectos da produção - do projeto gráfico à escolha do papel e dos processos de impressão - reforçam essa atenção à singularidade de cada obra.

Maiores Informações: Mira Mestre, tels.: (11) 3089-9494 / 8036-7872 - assessoria@bei.com.br - www.bei.com.br - www.twitter.com/beieditora




Flashes

WALTER FIRMO .  Integrante do time dos grandes nomes da fotografia brasileira, Firmo tem 74 anos de idade e 54 de carreira. Para reunir os vinte trabalhos em preto e branco da individual "Véus", as curadoras Claudia Buzzetti e Patricia Gouvêa pesquisaram no acervo do fotógrafo imagens mais intimistas. A seleção reunida mostra outra faceta do artista, consagrado pelo uso da cor e por um repertório que privilegia personagens e cenas dos subúrbios, com um estilo naïf e cheio de humor. Local: Galeria do Ateliê da Imagem. Avenida Pasteur, 453, Urca, de segunda a sexta, das 10h às 21h; sábado, 10h às 18h. Até 25 de junho.

ACERVO PATRÍCIA COSTA. Na coletiva, a marchand apresenta pinturas de Antonio Peticov e de Carlos Vergara, além de desenhos em pastel sobre cartão e esculturas de Rubens Gerchman - uma delas é um imponente totem de ferro em estilo pop, com contornos de quatro cabeças empilhadas, pintadas nas cores amarelo vermelho, laranja e preto. Local: Galeria Patrícia Costa. Avenida Atlântica, 4240, loja 226, segundo piso (Shopping Cassino Atlântico), Copacabana - RJ - Visitação:  Até dia 20 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário