São Paulo - Arte e Estilo

Por Jair Marcos Vieira

Mostra comemorativa dos 100 anos  do Theatro Mvnicipal de São Paulo


Cartaz informativo da mostra dos 100 anos do Teatro Municipal de São Paulo


Vestígios da memória visual de um período em que a cenografia teatral apoiava-se essencialmente na arte da pintura, as imagens na exposição "Centenário do Theatro Mvnicipal de São Paulo" evidenciam essa prática artística utilizada nos teatros de São Paulo, no começo do século 20. Os telões cenográficos (fundos de cenas) criavam a ilusão de um ambiente tridimensional adequado ao gênero narrado no palco. Essas gigantescas obras pictóricas - com dimensão média de 12x16m - encantavam o espectador por sua beleza plástica. Importantes pintores acadêmicos eram convocados ao palco; aqueles que tinham mestria técnica para iludir e criatividade necessária para embelezar um repertório ilimitado, como Romolo Lombardi, cenotécnico do Theatro Mvnicipal na época. Para representar essa prática cenográfica, que terminaria na década de 1940, a exposição apresenta os bastidores da cenografia então praticada. Esse movimento "pictórico-cenográfico" contava com as companhias teatrais e seus colaboradores para criar as cenografias. A pioneira nessa prática foi a Companhia Sebastião Arruda, fundada em 1916. Outra com grande destaque foi a Companhia Procópio Ferreira. Imagens de 120x100cm mostram cenários da época, com destaque para o cenógrafo Wast Rodrigues e o cenotécnico Lombardi, em peças dirigidas por Alfredo Mesquita a partir de 1936. Outras atrações modernistas e curiosidades da ocasião da inauguração do Theatro também compõem a mostra. 


Com curadoria de Dario Bueno. 
Shopping Light. 
Rua Xavier de Toledo, 23, Viaduto do Chá, Centro. Tel.: (11) 3154-2299. 
De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; sábado, das 9h às 20h, e domingo, das 11h às 18h. Entrada gratuita. Até 14/4.



9ª Palestra Cultural na Sociarte

Dando sequência à sua programação cultural de 2011, a Sociarte - Sociedade dos Amigos da Arte de São Paulo - promoverá em sua sede a palestra "Leques Comemorativos Chineses para Portugal e Brasil", pelo Dr. José Roberto Teixeira Leite. Capítulo singular das artes decorativas sino-luso-brasileiras, tais leques foram encomendados entre o final do século 18 e meados do 19 a ateliês especializados localizados em Macau e imediações. Por sua extrema raridade, fragilidade e beleza são hoje orgulho de uns poucos acervos públicos ou colecionadores privados. Na mesma noite serão expostos e discutidos raríssimos exemplares de propriedade (e por gentileza) dos próprios associados. 


Sede Social da Sociarte. Av. Dr. Arnaldo, 1324, Sumaré. Tel.: (11) 3864-3340 / sociarte@uol.com.br. Entrada gratuita. Em 28/4, às 20h30.



Nova galeria  de arte nos Jardins

Neste mês de abril, será inaugurada nos Jardins, a galeria Legado. Idealizada por Henry Schmit, o local contará com uma grande variedade de pratarias, cristais, espelhos, lustres e luminárias, mobiliários, quadros, tapetes, objetos decorativos, entre outros. Na ocasião, a designer de joias Isabella Blanco apresentará suas últimas criações. Com a experiência adquirida na área de arte e antiguidade, a artista passou a realizar um trabalho diferenciado - o desenho de joias, utilizando peças antigas na confecção desses artefatos contemporâneos. Inauguração: Legado Antiguidades, Objetos de Arte e Design. Alameda Lorena, 882, Jardins. Informações: (11) 3032- 6590. Em 14/4, a partir das 19h (com convite). Com manobristas no local.



Arquitetura de Moçambique desembarcou no MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a USP, Universidade de São Paulo, inaugura a exposição "José Forjaz - Arquitetura de Moçambique". A mostra traz cerca de 80 painéis com os mais importantes trabalhos realizados pelo arquiteto Forjaz em Moçambique e outros países do continente africano. O visitante poderá ver um pouco do melhor da arquitetura produzida na África nas últimas décadas, uma oportunidade de conhecer as afinidades culturais entre países que com partilham a língua portuguesa. "Com esta mostra, o museu reforça sua intenção em aproximar seus assuntos de vocação para além do eixo norte-americano e europeu", ressalta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB. 


Coordenada em São Paulo pelo professor da USP Luis Antonio Jorge. 
Museu da Casa Brasileira. Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano. Tel.: (11) 3032-3727 / www.mcb.org.br 
Ingresso: R$ 4 e estudantes: R$ 2. 
Gratuito aos domingos e feriados. Até 5/6.



Campanha SOS Japão

A Aliança Cultural Brasil-Japão (ACBJ) está engajada nessa campanha, que oferece auxílio às vítimas do terremoto e do tsunami que devastaram a região Nordeste daquele país. A Aliança faz parte do grupo que reúne as cinco principais entidades da comunidade nipo-brasileira (Godantai), junto com a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren) e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). A diretoria da Aliança decidiu que os alunos, professores e associados da Aliança, e o público em geral, podem fazer as doações diretamente para as contas oficiais que estão sendo divulgadas pelas cinco entidades. Todo valor arrecadado será destinado para a plena recuperação do Japão. 


Faça sua doação até o dia 30/4. 
Informações: (11) 3209-6630 / alianca@aliancacultural.org.br.




Releases, toques e sugestões para esta coluna, escrevam para areliquiasp@uol.com.br ou jair@areliquia.com.br.
Tels. (11) 2601-5954 / 9787-8271.

Nenhum comentário:

Postar um comentário