InformArte

Por Maria Helena Avena

"O universo gráfico de Glauco Rodrigues" na Caixa Cultural – RJ

Garota de Ipanema, 95x65 Fase Pop 1967


A exposição "O Universo Gráfico de Glauco Rodrigues", é uma retrospectiva abrangente da obra gráfica do artista gaúcho, um dos maiores pintores da arte brasileira contemporânea, que foi também mestre do desenho, gravador, ilustrador e cenógrafo. Esta é a primeira retrospectiva em homenagem ao artista, falecido em 2004, aos 75 anos.
Com curadoria do dramaturgo Antônio Cava, a mostra  reúne obras de todas as fases da produção gráfica do artista, com mais de 100 obras originais entre litografias, serigrafias e linoleogravuras, além de ilustrações para revistas, livros e discos, cobrindo um período de mais de 50 anos de produção artística. Todas as obras foram selecionadas do acervo do artista, atualmente sob custódia de sua esposa, Norma Estellita Pessôa, curadora adjunta da exposição.
São 41 serigrafias, 33 litografias, 5 linoleogravuras, 3 desenhos, 29 capas de revistas, 6 capas de discos e 6 capas de livros, sendo as obras apresentadas em blocos.
 Glauco Rodrigues foi um virtuose da linguagem gráfica. O artista utilizou e defendeu o recurso da reprodução gráfica, disciplina muito cultivada em sua carreira, para ampliar a capacidade de circulação de seu trabalho e assim democratizar sua arte. Uma obra de grande significação e importância cultural para a identidade brasileira, que opera sobre imagens símbolos de nossa nacionalidade. Com mais de 50 exposições individuais e dezenas de prêmios conquistados no Brasil e no exterior, Glauco Rodrigues consta com uma importante presença na história da arte brasileira.
O texto de apresentação da mostra e do catálogo foi escrito por Luis Fernando Veríssimo, que era amigo de Glauco e autor de dois livros sobre o artista, um intitulado "Glauco Rodrigues' e o outro "O Arteiro e o Tempo".

 Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro - Galeria 3 - Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro



Nova cultura contemporânea

Mais de 100 artistas de todo o mundo vão criar e apresentar arte sem parar, durante seis semanas, na Casa França-Brasil e no Parque Lage.
Luz, cor, imagem, texturas e design serão matérias-prima para a esfuziante proposta criativa da mostra ®Nova Cultura Contemporânea, que chega ao Rio para ocupar, com arte em progresso, multidimensional e colaborativa, dois espaços: a  Casa França-Brasil e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A exposição está aberta ao público até 30 de abril.
O evento teve inspiração catalã e sua primeira edição foi realizada em Los Angeles e São Paulo. O diretor e curador da mostra, o espanhol David Quilles Guilló, explica que a idéia central da mostra é "exibir o processo de criação desse grupo, novos em sua maioria, e aproximá-los do público de uma maneira radical" A mostra - continua David - vai gerar também dois filmes, um documentário e uma ficção, sobre os artistas e o evento em si. Esse evento tem parceria com a "Rojo", uma espécie de revista, distribuída para mais de 40 países e centro cultural, fundado por ele em 2001. A Rojo está associada a mais de mil nomes além de ter cerca de 28 salas de exposições pelo mundo, já tendo realizado mais de 900 eventos, conta ele.
Os artistas que participam da ®Nova Cultura Contemporânea são profissionais aclamados na cena mundial da nova arte contemporânea, como: Miltos Manetas, Hildur Gudnadottir, Rafael Rozendaal, Lucy McRae, Mulheres Barbadas, Quayola, Mark Jenkins, Heleno Bernardi, Michael Vorfeld, Eltono, Optical Machines, Zimoun e muitos outros.

Casa França Brasil - Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro - RJ - Até 30 de abril  
EAV - Rua Jardim Botânico, 414 - diariamente das 8 às 18 hs



Acadêmicos João Ubaldo Ribeiro e Ana  Maria  Machado participam de jornada sobre
literatura brasileira na França

João Ubaldo Ribeiro e Ana Maria Machado comparecem à Universidade de Sorbonne para um encontro - A Literatura Brasileira em pauta


Os Acadêmicos Ana Maria Machado e João Ubaldo Ribeiro foram convidados pela Universidade de Sorbonne para participarem de uma jornada sobre literatura brasileira, realizada no período de 18 e 21 de março. Na ocasião, os acadêmicos participaram também de almoço, a convite da Embaixada Brasileira, com editores franceses e professores da Sorbonne. A Universidade francesa fez, de fato, uma escolha especial pois João Ubaldo e Ana Maria são nomes importantíssimos da literatura brasileira.



Flashes


29ª BIENAL DE SÃO PAULO. "Há sempre um copo de mar para um homem navegar". Obras Selecionadas. Versão carioca da mostra itinerante que exibe um extrato do acervo apresentado na capital paulista entre setembro e dezembro do ano passado. Os curadores Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias selecionaram cerca de noventa trabalhos em variados suportes criados por dezesseis importantes nomes da arte contemporânea nacional e estrangeira. 

Curadoria de Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias
Local: Museu de Arte Moderna. Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, de terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriado, 12h às 19h.
Até 15 de maio



FAYGA OSTROWERIlustradora. Esta mostra reúne 100 obras de uma faceta pouco conhecida de Fayga Ostrower (1920-2001). O acervo pertence ao instituto que leva o nome da artista plástica polonesa naturalizada brasileira. Com curadoria do poeta e consultor de literatura do Instituto Moreira Salles, Eucanaã Ferraz, serão apresentados desenhos, gravuras, colagens e projetos gráficos publicados em jornais, revistas e livros produzidos entre os anos de 1940 e 1970.

Local: Instituto Moreira Salles. Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, de Terça a sexta, 13h às 20h; sábado, domingo e feriado, 11h às 20h. 
Até 15 de maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário