José Malhoa - Tradição e Modernidade


Capa do Livro "José Malhoa: Tradição e Modernidade", escrito por Nuno Saldanha


Um excepcional livro sobre a vida e a obra de José Malhoa acaba de ser lançado em Portugal. Esta publicação visa o estudo de uma das personagens mais carismáticas e incontornáveis no panorama da História da Arte Portuguesa oitocentista. Uma das mais idolatradas, mas também das mais controversas, nomeadamente no epíteto dado, do "mais português dos pintores portugueses".

Apesar da popularidade da sua figura, e da extensa fortuna crítica que a ele lhe tem sido dedicada, Malhoa carecia ainda de um estudo sistemático global, e de contextualização, quer a nível nacional, como sobretudo internacional, no sentido de compreender a eventual especificidade da sua obra, e personalidade.

Pretendeu-se realizar uma análise detalhada e sistemática da sua vida e obra, não apenas desconstruindo esse "mito da portugalidade", como também, perceber os moldes em que se desenvolveu a sua produção pictórica, através das ideias, dos modelos, influências e resultados, numa obra profusamente ilustrada com cerca de 300 fotografias.

"O que resulta desta rigorosa investigação não é tanto uma imagem renovada do pintor mas a verificação, quase comovente, do que é o cerne da vida de um grande artista: o desejo avassalador de cumprir uma vocação, pintando, pintando sempre (até ao dia da morte) e empenhando-se, com deliberação, profissionalismo e astúcia, em promover o seu trabalho e obter o reconhecimento internacional. O que permite a Nuno Saldanha provar que, ao contrário do mito, Malhoa foi o mais internacional pintor português do seu tempo e que este fato foi o resultado de uma deliberação permanente. [...] esse espontâneo e cultivado portuguesismo é posto em contexto internacional pelo autor que indaga e valoriza múltiplas articulações produtivas de Malhoa com a arte do seu tempo, a maioria das quais até agora desconhecidas ou insuficientemente fundamentadas. [...] o autor vai montando uma tese inovadora: o portuguesismo da pintura de Malhoa foi, essencialmente, construído por ele próprio, alimentado por um amor compreensivo pelo povo e as suas histórias, mas que os públicos, visitantes das exposições e eventuais compradores, só aprendeu a valorizar através do olhar espelhante que o artista lhes propunha."

JOSÉ MALHOA - Tradição e Modernidade
Autor: Nuno Saldanha
Formato: 235 x 290 mm
Nº páginas: 408
Papel: Couché
Acabamento: Capa em cartolina
ISBN: 978-989-8410-04-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário