Ronaldo Rego lança exposição e livro que desvendam os símbolos arquitetônicos da Lapa

O artista plástico Ronaldo Rego lançou o livro “Memoriais da Lapa”, no dia 18 de novembro passado, em uma concorrida vernissage realizada no Espaço Perfeito, na Fundição Progresso.
Florais, volutas barrocas, grifos, cabeças de Minerva, deuses, medalhões, corpos retorcidos: os mistérios da arquitetura da Lapa e suas influências são o tema do livro e também da exposição, que ficará aberta ao público até 10 de dezembro.
O evento contou com a presença de pessoas de diferentes segmentos, atraídas pelo tema do livro, alguns personagens que fizeram parte da história da Lapa, como Madame Satã (performance), além de representantes do movimento Consciência Negra, Babalaôs nigerianos, entre outros . Durante o evento foram realizadas outras performances com atores caracterizados representando os “fantasmas do passado do bairro”
No livro, o autor decifra símbolos arquitetônicos e figuras estranhas esculpidas nas fachadas e frontões dos antigos casarões do bairro,sem preocupação com história factual ou explicações . Essa decodificação descrita no livro já seria um grande presente de Ronaldo Rego aos moradores e ao acervo cultural da cidade.
Mas a evocação da história do bairro, parte importante da história do Rio de Janeiro, se amplia com a apresentação de 21 telas de estilo retro, que mostram sua visão dos becos, praças e prédios, remanescentes ou já demolidos, sobre um fundo de céus noturnos.
Ronaldo define sua obra em uma frase: “É a Lapa que o Portinari não pintou”, referindo-se ao artista que viveu no bairro e não o retratou. .
.Artista versátil, mestre em expressar os caminhos do sagrado, Ronaldo vem se dedicando a interpretar os signos e a simbologia do universo religioso afro-brasileiro, desde que fundou seu ateliê Sacra Oficina em 1975.
Seu estilo próprio surpreende o público pelas mensagens que suas obras contêm, as cores fortes das pinturas, os contornos e linhas das esculturas, a desconstrução de formas, o que levou o artista a receber diversos prêmios ao longo da sua carreira.
Participou de mais de 60 exposições no Brasil e no exterior, sendo sua obra objeto de teses de doutorado no Brasil e nos EUA. Sua criação passa agora por nova etapa, ao transferir a Sacra Oficina de Jacarepaguá para Petrópolis, onde, em belíssimo e histórico sobrado, recebe seus clientes e amigos.

SERVIÇO
Local: Espaço Perfeito na Fundição de Arte e Progresso
Rua dos Arcos, 24 Anexo - 5º andar - Lapa - Rio de Janeiro
Período: até 10 de dezembro de 2010
Horário: quarta a sexta, das 13h às 18h
Agendamento de visita em outro horário: 2220-5070
Entrada GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário