Informarte

Peças de Atapuerca, Espanha, são exibidas no Rio
Crânio
A maior coleção de fósseis humanos do mundo se encontram guardadas no Município da província espanhola de Burgos. São 4.500 exemplares já registrados pelos cientistas, o que equivale a 90% das descobertas euro asiáticas. Agora uma parte dessa riqueza arqueológica poderá ser visitada pelos cariocas na exposição “Atapuerca: a aventura da evolução”, que o Instituto Cervantes de Botafogo apresenta até 30 de dezembro.

Fósseis, fotos e estátuas vão compor a mostra itinerante que tem parceria com a Repsol e a Fundación Atapuerca. Das cavernas de Atapuerca, já foram recolhidos e catalogados restos dos primeiros habitantes da Península Ibérica - o Homo antecessor (800 mil anos) – e também do Homo heidelbergensis, habitante há 400 mil anos, e do nosso conhecido Homo Sapiens, que chegou àquelas terras há 6 mil anos.
A exposição, que já percorreu mais de 20 cidades pelo mundo, é organizada pelo professor Juan Luis Arsuaga, tem a participação de investigadores de Atapuerca e do Centro Misto UCM-ISCIII de Evolução e Comportamento Humano e foi realizada em colaboração com Madrid Scientific Films e Incult - Iniciativas Culturais.

ATAPUERCA: a aventura da evolução - Instituto Cervantes de Botafogo/ Sala de Exposições Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo - 3554-5910
Até 30 de dezembro de 2010. De 2ª a 6ª, das 11h às 20h. Sábado, das 11h às 14h. Entrada Grátis

Darcy Ribeiro na Caixa Cultural

India Kadiweu chamada Anoã MS 1947

Um lado pouco conhecido de Darci Ribeiro, antropólogo, etnólogo, político e escritor, é revelado nessa exposição de fotografias com curadoria de Milton Guran. Cinquenta registros inéditos de Darcy Ribeiro (1922-1997) retratam hábitos, tradições e rituais das aldeias por onde passou em suas pesquisas. Imagens dos ofaiés-xavantes são a única documentação conhecida já feita sobre a tribo. As fotos fazem parta exposição super interessante que resgata a memória do trabalho inédito de um importante nome da histõória do Brasil.

Local: Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. De terça a sábado, 10h às 22h; domingo e feriados, 10h às 21h. Grátis. Até 30 de dezembro

Preparação de patas de onça MS 1947

FLASHES

Pedro e Paulo Scherer estiveram curtindo as férias conhecendo as culturas milenares da Índia, Nepal e Tibet. Na foto os irmãos Scherer tendo ao fundo o Palácio Potala, em Lhasa, Tibet. O palácio era a residência oficial do Dalai Lama antes da sua saída do pais, em razão da invasão da China.

GIANGUIDO BONFANTI. Aproveitando a parceria com o poeta Ferreira Gullar, no lançamento do livro Ossos e Vozes, o artista expõe treze auto-retratos, oito deles em óleo sobre tela e o restante em nanquim, além de um retrato de Ferreira Gullar que ilustra a folha de rosto do livro.

Galeria Gustavo Rebello Arte. Avenida Atlântica, 1708, loja 8 ,Copacabana Palace, Copacabana, De segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, 14h às 18h. Grátis. Até 11 de dezembro

JOSÉ BECHARA. Apresenta “Fendas” no Museu de Arte Moderna - RJ
Retrospectiva dos vinte anos de carreira desse importante nome da arte contemporânea brasileira. Trabalhos recentes e produções antigas dividem espaço, ocupando 3 000 metros quadrados no 2º andar.

Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro
De terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 19h.
Até 30 de janeiro de 2011.

MAURO FAINGUELERNT. Fotógrafo, escultor e arte-educador, Fainguelernt confeccionou sua própria câmera segundo a antiga técnica de pinhole. Trata-se de uma caixa escura, sem lente, na qual a luz penetra através de um pequeno furo para fixar imagens de cenários cariocas. Com esse método, o artista produz efeitos óticos, sobreposições e perspectivas diferentes de paisagens conhecidas.

Galeria Tempo. Avenida Atlântica, 1782, loja E, Copacabana, Terça a sábado, 11h às 19h. Grátis. Até 24 de fevereiro de 2011.

INCONSCIENTE MECANICO - Otávio Shipper realiza em parceria com o pandeirista Sergio Krakowski, a instalação sonora, resultado de uma pesquisa iniciada em 2009. Telégrafos antigos, ruídos telefônicos e vozes sintéticas se comunicam controlados por um sistema de computador.
Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis.
Até 15 de janeiro de 2011.

MATEMATICA IMPERFEITA - apresenta trabalhos representativos de diferentes fases da carreira do artista Felipe Barbosa, como as bolas de futebol de vários tamanhos, além de obras inéditas.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica,. Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes, 2 Terça a sexta, 11h às 18h; sábado, domingo e feriado, 11h às 17h. Grátis.
Até 5 de dezembro.

AQUI JAZ; AUSENCIAS, Amarelo Negro Arte Contemporânea apresenta a exposição “Instalação de Danielle Carcav com Curadoria de Fernanda Pequeno
Rua Visconde de Pirajá, 111 / lj 02 – Ipanema – De segunda a Sexta, de 11 às 20h, Sábado, de 11 às 16h
Até 10 de dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário