InformArte

“Relicário" de Vik Muniz
...a imagem surge da tensão entre os reinos da mente e da matéria. (Vik Muniz)

A exposição "Relicário" de Vik Muniz, apresenta ao público um conjunto de trabalhos que ele não mostra desde o início de sua carreira nas artes plásticas, há vinte anos, com texto de apresentação de Eugenio Valdés Figueroa, diretor da Casa Daros.
São trinta objetos, alguns criados para a primeira mostra do artista em uma galeria, em 1989, na cidade de Nova York, outros inéditos, cujos projetos datam de então, mas que Muniz não conseguiu realizar à época. As peças foram produzidas em Carrara e Murano, na Itália, em Nova York e no Rio de Janeiro.
Integram "Relicários" exemplares da série Flora Industrialis - fotografias de flores artificiais, captadas e catalogadas por Muniz com rigor científico, o país fabricante e o tipo de material usado. São imagens individuais sobre fundo escuro, dispostas de maneira emblemática, lembrando uma fotografia do século 19. Dificilmente o observador desavisado reconhece que são flores artificiais.
A mostra também reúne obras como um origami, feito de uma só folha de papel branco, reproduzindo um origamista, um crânio com nariz de palhaço, uma ampulheta com um tijolo dentro, substituindo a areia, um sarcófago feito de tupperware, luvas de seis dedos, uma bola de futebol murcha, uma tocha carbonizada, uma pluma de mármore Carrara, uma mesa de bonsai, uma mala de mármore preto belga com alça de couro, entre outros.
Para Vik Muniz, a imagem surge da "tensão entre os reinos da mente e da matéria, e ela é capaz de conectar a experiência de cada um com a de outras pessoas". Ele defende que o que separa a matéria do que se vê é "arte" e o artista é quem tem esta chave.
Local: Galeria Laura Alvim, de terça a domingo, das 13 às 21h.
Endereço: Avenida Vieira Souto 176 - Ipanema - RJ
Exposição: até 5 de dezembro

"Memoriais da Lapa"
O artista plástico Ronaldo Rego vai lançar no próximo dia 18 de novembro o livro “Memoriais da Lapa”, nascido de uma idéia antiga, que era registrar na pintura um pouco de um bairro tão importante na história da cidade, e que foi esquecido por todos os artistas que ali viveram entre 1920-60.
Na mesma ocasião o artista fará uma exposição de telas, pintadas a partir de 2008, tendo como tema o bairro da Lapa. Nas telas o artista usou um estilo "expressionista-impressionista" propositalmente bem retrô, para poder retratar aquelas casas, seus detalhes e arquitetura dos fins do séc.XIX. " “Meu enfoque foi, também, decodificar a simbologia oculta do local e sua mensagem mística, ofuscada pelos desvarios e exarcebação sexual entre as duas grandes guerras (1918-1940), e finalmente sua decadência. A Lapa hoje parece querer voltar a ser um grande ponto de divertimento e arte. Por essas razões escolhi o local para o lançamento do livro e a exposição", diz o artista.

Vernissage e lançamento do livro:
"Memoriais da Lapa" de RONALDO REGO
Dia 18 de novembro de 2010, Quinta-feira, às 19h.
Exposição: de 18 de novembro a 10 de dezembro/2010
Local: Rua dos Arcos, 24, Torre - 5º andar, Espaço Perfeito Lapa - Rio / RJ

Flashes
NEW YORK. O editor de A Relíquia, Litiere C. Oliveira (foto), esteve na Big Apple onde visitou o MoMA - Museu de Arte Moderna, o Metropolitan e o Museu de História Natural. Veja as reportagens nas próximas edições.

OBJETOS DE CAMILLE KACHANI. Libanês de Beirute que reside em São Paulo, o artista de 47 anos apresenta catorze esculturas de pequena escala, em formato de variados insetos, dando continuidade à série Invisíveis, exibida na mesma galeria em 2007. Galeria Anna Maria Niemeyer. Praça Santos Dumont, 140, loja A, Gávea, tel. 2540-8155.

COLEÇÃO BRASILIANA ITAÚ. Visitada por mais de 80.000 pessoas na Pinacoteca do Estado-SP, e cerca de 20.000 no Palácio das Artes, em BH, esta exposição reúne 300 peças entre pinturas, aquarelas, gravuras e livros. O curador Pedro Corrêa do Lago selecionou o material do acervo formado pelo banqueiro Olavo Setubal (1923-2008) com mais de 5.000 itens. Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sáb. dom. 12h às 17h. R$ 5,00 Até 14 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário