O Palácio da Montanha-Russa

Maquete da “montanha russa”
Remanescentes da era dos czares, os ricos palácios da Rússia são preciosos monumentos históricos dos séculos XVIII e XIX. Dentre eles um se destaca pela suntuosidade e pelos diversos estilos arquitetônicos por que passou no decorrer de sua construção, e que incluem o barroco e o rococó. Localizado na cidade de Lomonosov, na costa sul do Golfo da Finlândia, a 40 quilômetros de São Petersburgo (ex-Leningrado), o palácio que originalmente se chamava Oranienbaum começou a ser construído em 1709 de acordo com o projeto do arquiteto italiano Giovanni Mario Fontana, que alguns anos depois foi completado pelo alemão Johann Gottlieb Schedl.
O mentor da idéia original, Alexander Menchikov, protegido do czar Pedro I, exigia uma construção que fosse à altura da realeza, com jardins bem cuidados, fontes e esculturas pelo pátio externo e riqueza e bom-gosto no interior dos salões. O grande palácio foi tomando forma, e, com o passar dos anos, decoradores, pintores, escultores e tapeceiros se revezaram para dotá-lo de beleza. Em 1743, o Oranienbaum tornou-se oficialmente residência de verão da família real. Na época, chegava a contar com 2.500 servos trabalhando em suas dependências, para bem servir aos seus moradores e convidados. Depois, com as sucessivas trocas de senhores, o grande palácio passou por incontáveis adaptações de arquitetos contratados para atender aos mais exigentes desejos.
Fachada do Grande Palácio
Ainda no século XVIII foi construído o mais expressivo pavilhão do palácio, também chamado, bem a propósito, de Montanha-Russa. Sua linha de arquitetura seguia o estilo europeu, e o bloco media trinta metros de altura no setor principal, com quatro montanhas de vinte metros enfileiradas. Como num parque de diversões, os nobres russos entravam num carrinho e desciam e subiam as montanhas sem precisar de ajuda de tração, pois a altura delas era suficiente para promover a força necessária. Infelizmente, o pavilhão foi destruído durante as sucessivas guerras, só restando aos visitantes de Lomonosov apreciar o grande palácio e a parte frontal desse último pavilhão. A Montanha-Russa, só em maquete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário