InformArte

Supercoletiva "Arquivo Geral" no Centro de Arte Hélio Oiticica
Na sua quarta edição a mostra Arquivo Geral, realizada pelas principais galerias de arte contemporânea da cidade desde 2004, sempre em paralelo à Bienal Internacional de São Paulo, reúne, esse ano, a produção recente de importantes nomes. Serão exibidos 83 trabalhos de 67 artistas. Pela primeira vez, a seleção incluiu criadores de outros países, a exemplo do grego radicado em Roma Jannis Kounellis, do argentino Alejandro Somaschini, do americano Steve Miller e do italiano Giancarlo Neri, parceiro do carioca Marcos Chaves na dupla Romario.
Outra novidade das curadoras Beatriz Lemos e Marisa Flórido é a distribuição do acervo por dois locais vizinhos. No Centro de Arte Hélio Oiticica fica a maior parte das obras. Pinturas de Lucia Laguna e de Gabriela Machado ocupa o térreo, ao lado de esculturas de Raul Mourão.
O 2º andar recebe, entre outros trabalhos, fotografias de Nelson Felix e uma composição de Nuno Ramos. Para o 3º pavimento foram reservadas grandes esculturas de Ascânio MMM, Ângelo Venosa e Ivens Machado.
A visita continua no Centro Carioca de Design. Instalado no casarão onde viveu a cantora lírica Bidu Sayão (1902-1999), o espaço, inaugurado em 2008, foi finalmente ocupado. Para estabelecer uma relação com a antiga moradora, vai abrigar instalações sonoras de Paulo Nenflidio, de Paulo Vivacqua e do coletivo Chelpa Ferro. Ali também, o núcleo Sonho e Utopia vai concentrar peças como Pintura de Retoque - Manhattan, de Alexandre Vogler.
Locais: Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes - Centro Carioca de Design, Rua Luís de Camões, 57, ou Praça Tiradentes, 48, Centro - RJ. de terça a domingo das 12h às 18h. Até 17 de outubro.

"Galeria de Valores" de Matheus Rocha Pitta no CCBB- RJ
Mostra inédita do artista convida (e instiga) o público a refletir sobre valor e as múltiplas faces da moeda". Qual é o valor da imagem e qual é a imagem do valor"? A indagação é do artista plástico Matheus Rocha Pitta. A mostra será exibida no mais novo espaço do Centro Cultural Banco do Brasil - destinado a exposições individuais de jovens artistas brasileiros - a Sala A Contemporânea, idealizada pelo produtor Mauro Saraiva, a partir da intenção da Instituição de sedimentar um espaço para receber exposições da nova geração de artistas, que têm se destacado nacionalmente por uma produção original e coerente.
Todos os trabalhos de Galeria de Valores decorrem de pesquisas realizadas pelo artista sobre a relação entre arte, valor, crime, dinheiro. E desejo. Entre os ícones da exposição está a escultura Oratório, um gabinete de televisão transformado numa espécie de caverna em cujas paredes de cimento surgem recortes de jornal mostrando dinheiro ilegal apreendido no escândalo do mensalão. Na opinião de Rocha Pitta, a Sala A do CCBB Rio é a materialização de um desejo da nova geração de artistas. "O mercado brasileiro cresceu muito e os espaços institucionais minguaram, especialmente no Rio de Janeiro.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil -
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - RJ
Horário: de 3ª a domingo, das 10h às 21h -
Entrada franca - Até 11 de novembro

Flashes
Galeria Silvia Cintra. Expõe acervo das obras de artistas que representa para exibi-las simultaneamente à próxima edição da Bienal de São Paulo - na qual os mesmos nomes marcarão presença.: Daniel Senise ,Henrique Oliveira, Cinthia Marcelle, além de uma escultura de Marcius Galan e composições de Nelson Leirner, entre outras raridades. Endereço: Rua das Acácias, 104, Gávea - RJ. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h.- Até 16 de outubro.

Galeria Anna Maria Niemeyer. Victor Arruda. Com uma produção caracterizada pelo erotismo e pela temática sociopolítica, o artista plástico mato-grossense radicado no Rio apresentará uma nova série em que a escrita é privilegiada, no lugar das imagens figurativas, A mostra exibirá dez óleos sobre tela, a exemplo de O Destino. Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52, loja 205 - Shopping da Gávea - RJ - Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo e feriado, 15h às 21h. Até 24 de outubro.

Galeria Gustavo Rebello Arte. Artur Luiz Piza, paulistano de 82 anos, radicado em Paris desde 1951 apresenta, na individual Tramas, vinte composições construídas com telas de arame galvanizado que servem de suporte para coloridos recortes geométricos de placas de zinco revestidas de tinta acrílica. Endereço:Avenida Atlântica, 1708, loja 8 (Copacabana Palace), Copacabana - RJ. De segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, 14h às 18h. Até 9 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário