InformArte

Por Maria Helena Avena

Wesley Duke Lee na Pinakotheke Cultural – RJ
Wesley, que tem importância histórica para a arte brasileira, foi criador do Grupo Rex, em 1966, em companhia de Nelson Leirner, Geraldo de Barros, Frederico Nasser, Carlos Fajardo e José Resende. A mostra revela um pouco mais sobre o artista, pioneiro na criação de happenings (atualmente chamados de performances) e instalações (antigamente conhecidas como ambiências) e se reveste de um caráter de tributo, já que a última grande exposição dedicada ao artista, nascido em São Paulo em 1931, foi realizada há 18 anos. Wesley, trabalhou a vida inteira lendo e pesquisando muito antes de criar uma nova série de obras, que só ficavam prontas porque" ele não tinha pressa, como costumava dizer a todos.
Responsável pela curadoria, Max Perlingeiro reuniu 65 trabalhos em variados formatos trazidos de coleções particulares e museus. Entre as obras nunca expostas está o óleo Figura Feminina com Chapéu, pintado em 1954, da fase inicial da carreira de Wesley. Há também peças emblemáticas, a exemplo das instalações A Zona: Considerações - Retrato de Assis Chateaubriand, de 1968, e Yukiko-e (A Zona: 19 a 45), esta apresentada em 1965 na Bienal de Tóquio e vencedora do International Art Promotion Award.

Local: Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300, Botafogo, Visitação de segunda a sexta, 10h às 18h; sábado, 10h às 16h. Grátis. Até 2 de outubro.

Interferências poéticas de Waltercio Caldas no MAM
Carioca, 63 anos de idade e quase quatro décadas de carreira, Waltercio Caldas é um nome de forte presença no circuito internacional de artes plásticas. Dez dos doze trabalhos reunidos na mostra Salas e Abismos, que ocupa o MAM, já foram exibidos no exterior, mas são inéditos em sua terra natal. Um deles é Quarto Amarelo. Montado em 2008 no Centro Galego de Arte Contemporânea, na cidade espanhola de Santiago de Compostela, integrou a maior individual já dedicada ao escultor, desenhista, gravador e designer gráfico. Um canto do arrojado prédio assinado pelo arquiteto português Alvaro Siza foi ocupado pela intervenção de 17 metros de altura e dimensões variadas de largura.
No Museu de Arte Moderna, a criação ganhará configuração diferente: vai ser aplicada sobre uma parede curva construída para a exposição. "Vou compor um labirinto de ritmos plásticos e de nuances", diz o artista, que se recusa a chamar suas criações de instalações. "O termo é muito genérico. Chamo de ambiente, por definir melhor o meu processo de tratamento poético do espaço."
Local: Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro - RJ
Exposição: de terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriado, 12h às 19h. Até 31 de outubro.

"GONÇALO IVO - Campo Santo" na Anita Schwartz Galeria de Arte


Gonçalo Ivo e a galerista Anita Schwartz


Radicado em Paris há uma década, o artista carioca Gonçalo Ivo, filho do acadêmico da ABL Ledo Ivo, apresenta dezoito trabalhos na individual Campo Santo. A mostra montada e pensada especialmente para o espaço da galeria carioca, reflete sobre o efêmero e o perene, a vida e a morte - tudo de maneira simbólica . Entre as obras expostas do artista, estão três telas com impressionantes 2,60m X 7m, que realmente chamam a atenção dos visitantes.
Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 4 de setembro.

Flashes
DIÁLOGO NORTE-SUL. Coletiva com catorze trabalhos em diferentes formatos de Vik Muniz, Roberto Scorzelli, Luiz Dolino, Luís Sacilotto, Jesús Rafael Soto, Carlos Cruz-Diez e Arcangelo Ianelli.
Espaço Eliana Benchimol. Avenida Atlântica, 4240, loja 203 (Shopping Cassino Atlântico), Copacabana,. Segunda a sexta 12h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 15 de setembro.

ENRICA BERNARDELLI. Enrica apresenta a videoinstalação que batiza a exposição, com a projeção de um LP girando em sentido anti-horário e sem som.
Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, a General Osório. X Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 3 de outubro.

ANTONIO, Luiz e Bina: eles usam black tie. Com quinze trabalhos em preto e branco dos fotógrafos Antonio Augusto Fontes, Luiz Braga e Bina Fonyat (1945-1985), a coletiva marca o primeiro aniversário da Galeria da Gávea.
Galeria da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 431, loja A, Gávea,. Visitação mediante agendamento. Grátis. Até 30 de setembro.

ANTONIO SAGGESE. Na individual Pitoresco, o fotógrafo paulistano apresenta dezoito trabalhos que retratam nuvens, céus, água, copas de árvores e folhas.
Galeria Tempo. Avenida Atlântica, 1782, loja E, Copacabana, Terça a sábado, 11h às 19h. Grátis. Até 23 de outubro.

EDGARD DE SOUZA apresenta a série "Manchas falsas": trabalhos bidimensionais que inventam padronagens artificiais em pele de vaca. Móveis e superfícies criam um mundo de erotismo meio animal, meio design. O artista vive e trabalha em São Paulo.
Galeria Arthur Fidalgo. Rua Siqueira Campos, 143 Ljs. 147/150 09 de setembro a 09 de outubro das 10 às 19h. Sábado das 10 às 14h. Copacabana. Rio de Janeiro - RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário