Sergio Telles em "Caminhos da Cor" no Museu Nacional de Belas Artes

Por Maria Helena Avena
O leiloeiro Evandro Carneiro

Um profundo encantamento com a pintura, com a magia da tela e suas amplas possibilidades sensoriais, cores, traços, tonalidades, movimento e repouso, é o que o artista Sergio Telles divide com o publico, na exposição Caminhos da Cor, em exibição no Museu Nacional de Belas Artes. Ao todo são 53 óleos sobre tela, 37 aquarelas sobre papel e mais 14 desenhos, além de um álbum de gravuras e 13 aguas-fortes e carnets de voyages.

A diretora do Museu Mônica Xexéu e Sergio Telles

Ferreira Gullar, um dos mais importantes críticos de arte do país, fala sobre o artista "(...) Sergio Telles é um artista que se mantém fiel a si mesmo. Sua pintura é uma exaltação a própria pintura, em uma época em que subverteram-lhe os valores, ele se manteve corajosamente fiel a ela, e, por isso mesmo, com talento e maestria, deu prosseguimento à tradição fundada por alguns mestres modernos como Matisse e Bonnnard".
Sergio Barcellos Telles, nasceu no Rio de Janeiro, em 14 de abril de 1936. Desenhista, pintor e ilustrador, começou a pintar aos 9 anos na Quinta da Boa Vista orientado por Levino Fânzeres, um paisagista. Realiza sua primeira exposição individual em 1955, no Rio de Janeiro. Em 1957, viaja pela Europa e visita os principais museus da Itália, França, Holanda e Portugal. Nessa mesma época, faz estágio nos serviços de restauração da Pinacoteca do Vaticano. De volta ao Brasil, frequenta os ateliês de Rodolfo Chambelland, Oswaldo Teixeira e de Marie Nivoulies de Pierrefort, no Rio de Janeiro. Em 1964, ingressa na carreira diplomática. Na década de 70, viaja para Porto Seguro, Bahia, por sugestão do escritor Jorge Amado, e realiza desenhos e óleos, publicados em livro, com a colaboração de Jorge Amado e Jeanine Warnwood. É autor de Nivouliès de Pierrefort, editado em Buenos Aires pelo Museu de Arte Moderna, 1974; e ilustrador de Rio de Janeiro, lançado no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1978.

O galerista Ricardo Kimaid e o artista Sergio Telles no coquetel de abertura da exposição

A obra de Sergio Telles, desenhos, aquarelas, gravuras e pinturas realizadas no Brasil, França, Portugal, Líbano, e Tunísia, figura em importantes museus como: o Carnavalet, o Beaubourg, o de Arte Moderna de Paris, Grenoble e Marselha, o Petit Palais de Genebra, o Hermitage de São Petersburgo, o Pouchkine de Moscou, o MASP de São Paulo, o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, a Fundação Gulbenkian e o Museu de Lisboa, o Bridgestone de Tóquio, o Albertina de Viena e o Palácio Kheireddine de Tunis, entre outros.
A acadêmica Marina Colasanti e o escritor Affonso Romano de Sant'Anna

Serviço
Museu Nacional de Belas Artes
Local: Avenida Rio Branco, 199
Centro - RJ
Horário: de terça a sexta das 10 às 18h
Sábados/domingos e feriados
das 12 às 17h
Ingressos: R$5,00(inteira) e R$2,50 (meia) - entrada franca aos domingos
Exposição até 7 de setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário