São Paulo: Arte & Estilo

"A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção" no MCB

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, abriu em julho essa mostra, com maquetes, fotografias, desenhos, filmes e animações em vídeo. Esses trabalhos revelam a obra deste arquiteto comprometido com uma visão integral da arquitetura, diretamente ligada ao canteiro de obras e resultante da atuação interdisciplinar entre as equipes técnicas envolvidas nas etapas de construção, e inovadoras para a industrialização da arquitetura brasileira. Em mais de 50 anos de carreira, iniciada ao lado de Oscar Niemeyer e Darcy Ribeiro nos canteiros de obras de Brasília, João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé, foi um dos que mais longe levou as propostas do Movimento Moderno. Ele promoveu a melhoria das condições de vida em nossas cidades através de uma arquitetura produzida em série e eticamente comprometida com a construção de uma espacialidade adequada ao homem e ao ambiente em que está inserida.
A curadoria é de Max Risselada, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Tecnologia de Delft, da Holanda, que dá apoio à mostra. A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção. Museu da Casa Brasileira. Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano. Tel.: (11) 3032-3727. Ingresso: R$ 4 e estudantes: R$ 2. Gratuito domingos e feriados. De terça a domingo, das 10h às 18h. Acesso a portadores de deficiência. Visitas orientadas: 11-3032-2564 / agendamento@mcb.org.br / http://www.mcb.org.br/. Até 19/9.

SESI Ipiranga tem mostra fotográfica
O SESI Ipiranga promoverá a exposição fotográfica Concretos e Abstratos, de Tanda Melo. Cinqüenta e quatro obras da repórter fotográfica revelam sua busca pela imagem do incerto. Preto e branco, raros elementos, formas geométricas, temas simples, sombras, texturas e valorização do contorno da luz são elementos básicos que retratam espaços e objetos desvinculados de seu contexto original numa perspectiva que dificulta, muitas vezes, o seu reconhecimento. Em preto e branco, com poucos elementos, temas simples, formas geométricas, sombras e texturas valorizam o contorno da luz. Concretos e abstratos. SESI Ipiranga. R. Bom Pastor, 654, Ipiranga. Tel.: (11) 2063-8784. De terça a sexta-feira, das 8h às 17h. Até 19/8.

Pantemporâneo tem nova exposição
O artista plástico Alê Prade traz ao público a mostra Olhares de Jano (Pinturas móveis imantadas e fixas). O evento apresenta 22 obras, entre pinturas imantadas móveis e fixas, além de colagens. Destacam-se as pinturas móveis imantadas, em que elementos recortados e muito coloridos possibilitam variadas composições e provocam o espectador à interação.
Olhares de Jano. Lugar Pantemporâneo. Av. Nove de Julho, 3.653, Jardim Paulista. Tel.: (11) 3018-2230. Até 28/8.

FILE Prix Lux
O FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, desde 2000, constitui uma plataforma interdisciplinar internacional para incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos na área das artes e das tecnologias. É uma organização cultural sem fins lucrativos que viabiliza uma reflexão sobre as principais questões do contexto eletrônico-digital contemporâneo mundial, sempre tendo em vista uma visão globalizada e transdisciplinar na complexidade política do universo cultural de nosso tempo. O Prêmio recebeu 1.235 inscrições de 44 países para concorrer em 3 categorias: Arte Interativa, Linguagem Digital e Sonoridade Eletrônica.. EUA, Tailândia, Venezuela, Inglaterra, Grécia, Turquia, Nova Zelândia e Croácia, além do Brasil, estão na diversificada lista, que abrange todos os continentes. 90 trabalhos foram indicados e 21 foram premiados. FILE. SESI Paulista. Av. Paulista, 1313. Segunda, das 11h às 20h; terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 19h. Entrada franca. Até 29/8.

Releases, toques e sugestões para esta coluna, escreva para areliquiasp@uol.com.br ou jair@areliquia.com.br.
Tels. (11) 2601-5954 / 9787-827

Nenhum comentário:

Postar um comentário