Mosaico Geraes

Triângulo mineiro
Ao reunir relíquias, música, dança e culinária em um só lugar, a Casa da Cultura se transformou em um "Mercadão de Antiguidades", em Uberlândia, município localizado no Triângulo Mineiro; aonde artistas, ateliês, brechós e antiquários utilizaram o espaço para promover a exposição e a comercialização de objetos de arte e decoração. Mais de 20 expositores participaram do evento e levaram para o pátio e os cômodos do casarão, móveis, artigos de porcelana, prata, vidro e madeira, entre outros. A primeira edição do projeto aconteceu em maio deste ano e de acordo com a secretária de Cultura, Mônica Debs, este tipo de ação oportuniza o contato da arte e dos artistas com a comunidade. A próxima edição do Mercadão de Antiguidades de Uberlândia será realizado no dia 18 de setembro.

Sala vermelha reflete o diálogo entre o antigo e o contemporâneo
Nomes que juntos somam trinta anos de tradição no mercado de arte, tapetes orientais, antiguidades e adornos - Sandra Penna, Luiz Márcio Ferreira e Juliana Penna estão à frente da loja Sandra & Márcio. O espaço foi dimensionado para abrigar o diálogo entre o antigo e o contemporâneo, entre o simples e o sofisticado, entre o extravagante e informal. A loja abriga peças que refletem o mobiliário brasileiro do Séc. XVIII, o antiquariato europeu e peças do Extremo Oriente. A Sala Vermelha encanta pelos objetos, entre eles as peças de porcelana chinesa e Delft, que datam do século XVI até XIX, capités de colunas de arquitetura italianas do final do século XVIII, espelho italiano do mesmo século entalhado em madeira dourada e o arcanjo de madeira entalhada.
Endereço: Rua Passa Tempo, 477 - Sion - Telefone: (31) 3227-3870

Exposição reúne grandes nomes da pintura

Obras de artistas como Portinari, Enrico Bianco, Eduardo Sued, Sérgio Telles, Inimá de Paula dentre outros ficaram expostas na Errol Flynn Galeria de Arte até o último dia 31 de julho. Dentre as obras, destaca-se o estudo intitulado "Job" de Cândido Portinari, datado de 1943, para obra de mesmo nome. Este estudo, desenho a grafite e lápis de cor sobre papel, já fez parte da exposição "Arte Sacra: Portinari" realizada na Casa do Bispo, no Rio de Janeiro. A pintura a óleo decorou o prédio da Rádio Tupi e pertence atualmente ao acervo do MASP. A presença da poética do artista italiano Enrico Bianco - um dos remanescentes do modernismo brasileiro - que foi discípulo de Portinari sobressai nesta exposição em que a raridade também é um componente importante. "Homenagem a Volpi" - obra que faz parte de uma série especial em que Marcos Coelho Benjamim homenageia o pintor ítalo-brasileiro - é singular. Aldemir Martins, Maurino Araújo e novos expoentes como Mauro Ferreira completam os nomes do acervo da exposição.

Prataria e jóias antigas com tradição de mais de 20 anos
À frente do San Martin Antiguidades, antiquário localizado há 20 anos em uma das ruas mais charmosas da capital mineira, está a simpática e baiana Ana Lúcia Abreu. O nome, em homenagem ao antiquário de um amigo de Salvador (BA), já lhe rendeu algumas histórias. "Muitos acham que é filial, mas não é", afirma. Nele podem ser encontradas peças "garimpadas", vindas das viagens de Ana Lúcia pela Europa e Estados Unidos, principalmente com destaque para as pratarias, arte sacra e jóias antigas. "A história de Belo Horizonte reflete uma cidade com muitos antiquários, mas que no cenário atual, alguns vem sendo fechados. Acredito que o sucesso do San Martin seja a qualidade das peças e por ser procurado por quem gosta de antiguidades", finaliza. O acervo da loja chega a cerca de 1800 peças.
Endereço: Rua Marília de Dirceu, 14 - Lourdes - Telefone: (31) 3275-2272

Agenda
Memória Animal - Leopoldo Martins - Esculturas
Data: até 1º. de agosto
Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 - Centro)
Horários: 3ª e dom. das 12h às 19h, 4ª e 6ª e sáb. das 10h às 19h, 5ª das 12h às 21h.

Diário Secreto
A mostra apresenta 20 telas inéditas do artista Glauco Moraes feitas em pintura acrílica.
Data: até 05 de agosto
Local: Galeria de Arte do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais
(Rua Bernardo Guimarães, 1615 - Funcionários)
Horários: 2ª a 6ª das 9h às 18h.

Glauco Moraes
Data: até 05 de agosto
Local: Galeria do Ministério Público do Trabalho (Rua Bernardo Guimarães, 1615 - Funcionários)
Horários: 2ª a 6ª das 9h às 18h.

Mostra Coletiva de Artes Plásticas de Gaspar Cunha e Belchior Cunha
O grupo de artistas mesclou a arte do tropicalismo do Brasil à Pop-Art dos Estados Unidos. O sentimento, as cores, as ideias do movimento e o desejo de revolução, de criar algo que identificasse com o Brasil, não importando as influências europeias ou norte-americanas.
Data: até 06 de agosto
Local: Galeria de Arte da Assembléia (R. Rodrigues Caldas, 30 - S. Agostinho)
Horários: das 8h às 18h.

Kuarup
Mostra a cultura indígena do Alto-Xingu, na qual não só Orlando, como também os seus irmãos Cláudio e Leonardo Villas Bôas, viveram uma intensa imersão cultural. Contrariando concepções equivocadas, eles identificaram ali uma sociedade equilibrada.
Data: até 08 de agosto
Local: Palácio das Artes - Galeria Genesco Murta (Av. Afonso Pena, 1537)
Horários: 3ª a Sáb.das 9h30 às 21h, Dom. das 16h às 21h.

Jorge dos Anjos
Posicionar-se em estado de disponibilidade criativa, atributo que alguns ousam dar o nome de "inspiração". Esta marca registrada do artista plástico mineiro, Jorge dos Anjos, natural de Ouro Preto (MG), fica evidente em sua nova série de obras intitulada "A ferro e fogo".
Data: até 04 de novembro
Local: AM Galeria de Arte (Rua Cláudio Manoel, 155 - Funcionários)
Horários: 2ª a 6ª das 10h às 19h e sáb. das 10h às 13h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário