Os Meses do Ano

Por Arlanza Crespo, Museóloga.

Quando se tem espírito de pesquisa, tudo é fascinante, pois atrás de um fato ou nome, sempre existe uma história. Assim é com os meses do ano e as curiosidades que eles encerram.
Janeiro só ficou sendo o primeiro mês do ano quando o Papa Gregório estabeleceu um novo calendário, que por isso mesmo ficou conhecido como calendário Gregoriano. O nome “Janeiro” vem de Jano, o pacífico, a quem a lenda atribuía duas caras em sentido oposto uma da outra, podendo assim olhar ao mesmo tempo o ano que terminava e o ano que começava. Já fevereiro, “Februaris” entre os romanos, significava purificar. Nesse período eram celebradas festas de penitência e purificação. Março teve esse nome por ser dedicado a Marte, deus da guerra. Era nesse mês que os exércitos, imobilizados no inverno, retornavam às conquistas. Março foi durante muito tempo, para os romanos, o primeiro mês do calendário.
Abril significa “abrir”, em latim, pois era a época que a terra se abria para o plantio. Durante algum tempo abril foi também o primeiro mês do ano. Maio era dedicado aos cidadãos romanos importantes, os “majores”, enquanto junho era dedicado aos jovens “juniores”, quando se realizavam as festas da juventude. Julho, por ser o quinto mês antes da mudança do calendário pelo Papa Gregório, se chamava “quintilis”, quer dizer o quinto. Mas como era o mês de aniversário do grande Júlio César, Marco Antônio quis homenagear a memória do amigo trocando o nome do mês para “julius”. Agosto, que era o sexto mês, seria logicamente “sextilis”, o sexto, mas um decreto do senado mudou seu nome para “Augustos”, em homenagem a Augusto, outro grande vulto da história romana. Com setembro, o sétimo mês, aconteceu o inverso: primeiro se chamou “Tibério”, na época do imperador do mesmo nome, e depois se chamou “Antonius”, no domínio de Antonio, mas prevaleceu o nome original. Já outubro, novembro e dezembro mantiveram sua denominação primitiva do calendário romano, quando correspondiam ao oitavo, nono e décimo meses do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário