InformArte

Por Maria Helena Avena

Retrospectiva de 120 anos de Anita Malfatti no CCBB – RJ

Pioneira do modernismo brasileiro, a paulistana Anita Mafaltti (1889-1964), na sua segunda individual em São Paulo, exibida em 1917, foi alvo da rejeição do público e de críticas arrasadoras como a publicada pelo escritor Monteiro Lobato no jornal O Estado de São Paulo, das quais ela nunca teria se recuperado.
O escritor Mário de Andrade foi um dos que saíram em defesa do acervo de obras de vanguarda impregnadas da influência expressionista adquirida pela artista durante estudos em Berlim e em Nova York. Mesmo cercada de polêmica, a exposição a credenciava como uma precursora do modernismo. É essa a opinião de Luzia Portinari Greggio, autora de um documentário e de um livro sobre a pintora, além de curadora da mostra "Anita Malfatti - 120 Anos". Segundo Luzia, Anita " é muito criticada, como se tivesse vivido um retrocesso, mas ela produziu obras muito boas dentro de uma convicção estética que endossou e seguiu"
O pequeno formato da maioria das suas obras tem explicação - os movimentos da artista eram limitados por uma atrofia congênita no braço e na mão direita. Dividida em sete módulos, a mostra exibe do primeiro quadro, Burrinho Correndo, de 1909, que leva seu apelido de infância na assinatura, "Babynha", à última tela, a inacabada "Cristo das Ondas", de 1964, integrante da série de motivação religiosa “As Bem-Aventuranças”. Da importante fase expressionista de 1917 estarão presentes óleos como “Ventania” (foto) e “A Boba”.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro - RJ
Exposição: Terça a domingo, 10h às 21h.
Até 26 de setembro.

João Ubaldo Ribeiro patrono da 23ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul – RS
O premiado escritor João Ubaldo Ribeiro foi escolhido para patrono da 23ª Edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul - RS, com o tema "Ler é 10", que será realizada de 28 de agosto e 5 de setembro na Praça Getúlio Vargas - Santa Cruz do Sul-RS.
João Ubaldo, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, nasceu no dia 23 de janeiro de 1941 em Itaparica, na Bahia, é escritor, roteirista, professor e membro da Academia Brasileira de Letras. Foi ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa e tem algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema.
É autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos e Viva o Povo Brasileiro, tendo sido, esse último, destacado como samba-enredo pela escola de samba Império da Tijuca, no Carnaval de 1987.
A Feira do Livro movimenta anualmente, a vida cultural de Santa Cruz do Sul com uma vasta programação e já trouxe à cidade nomes consagrados do mundo da literatura, como Charles Kieffer, Luiz Fernando Veríssimo, Lia Luft, Marta Medeiros e Moacyr Scliar.
Além dos escritores, a Feira é enriquecida com espetáculos teatrais, musicais, palestras, oficinas e contagem de histórias, que transformam este evento em uma verdadeira maratona cultural.
A comissão organizadora da Feira é formada pelo SESC, Secretaria Municipal de Educação e UNISC, e esse ano a expectativa é receber cerca de 60 mil visitantes.

Novo espaço de arte no Morro da Conceição
Situado no centro da revitalização da zona portuária do Rio, o Morro da Conceição recebe um novo espaço cultural - a Galeria Imaculada.
A mostra apresenta 16 artistas plásticos e estará aberta ao público a partir do dia 12 de agosto.
Com humor, devoção ou critica, as obras de arte foram produzidas sob inspiração da famosa imagem da Imaculada. Atualmente, o Morro da Conceição se transformou em uma grande galeria a céu aberto, abrigando uma série de ateliês de artistas plásticos, principalmente na Ladeira João Homem, na Rua do Jogo da Bola, e suas ruelas, ladeiras e escadarias são visitadas por milhares de turistas.

José Resende na Paulo Darzé Galeria de Arte - BA
Darzé Galeria de Arte inaugura exposição de esculturas do artista José Resende dia 12 de agosto, às 20 horas e estará aberta ao público até 11 de setembro.
Paulista, nascido em 1945, José Resende inicia seus estudos de arte em 1963. Sua primeira exposição coletiva ocorreu em 1964, em uma mostra organizada pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP) em Londres.
É na escultura que vem a encontrar seu caminho próprio e desenvolve seus trabalhos mais importantes.
Para o crítico Ronaldo Brito, "(...) cada escultura de José Resende é uma empresa que se decide por si mesma: a evidência singular íntegra é o que sustenta e eventualmente redimensiona a inteligência "incerta" do conjunto. O seu impacto inicial deriva exatamente da impressão de dar forma ao instável e ao contingente.
Local: Rua Dr. Chrysippo Aguiar 8, Corredor da Vitória Salvador - BA.
Exposição: de segunda a sexta, das 9 às 19 horas, e sábados das 9 às 13 horas
http://www.paulodarzegaleria.com.br/



O leiloeiro Horácio Ernani foi um dos convidados a prestigiar a abertura da mostra do artista Sergio Telles, que está acontecendo no Museu Nacional de Belas Artes até dia 7 de setembro (página 28 dessa edição). Horácio, frente ao Espaço Ernani Arte e Cultura, além de leilões, realiza também exposições com artistas consagrados, modernos, contemporâneos e jovens talentos. O Espaço fica na Rua São Clemente, 385 - Botafogo (www.ernaniarteecultura.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário