São Paulo: Arte & Estilo - por Jair Marcos Vieira

Por Jair Marcos Vieira

James Lisboa e TNT Escritório de Arte apresentam "Roberto Magalhães"

Em 29 de março de 1940, Roberto Magalhães nascia na praia da Ribeira, Ilha do Governador (RJ). Desde muito cedo, manifestou inegável vocação para o desenho e foi presenteado pelo pai com tintas e pinceis, o que o incentivou a pintar sua primeira "tela" - uma cachoeira, em sua rua. Suas pinturas e desenhos jamais retratariam o convencional, mas seu universo de sonho, fantasia e simbolismo, como se confirmaria mais tarde. A mostra traz cerca de 40 obras desse renomado artista contemporâneo. Foi participante do chamado "Grupo Contemporâneo", formado por ele, Antonio Dias, Carlos Vergara e Rubens Gerchman - cuja atividade se iniciou no Rio no início nos anos 60, e cujas afinidades se concentraram na retomada da figuração, com certa mescla de surrealismo, realismo mágico e pop-art. Magalhães nada mais desejou, ao longo de uma década e pouco de trabalho, especialmente desenho e gravura, e agora em pintura, do que desdobrar sua propensão natural para o fantástico. Segundo suas próprias palavras: "arte é um poder mágico e só os magos têm acesso a ela" e "arte é apalpar a divindade". "Roberto Magalhães".

James Lisboa Escritório de Arte.
Rua Dr. Melo Alves, 397, Cerqueira César.
Tels.: (11) 3061-3155/ (11) 3081-6581
lisboa@escritoriodearte.com
De segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 14h.
Entrada franca
Até 21/7.

"Design Brasil - 101 anos de história" no MCB
Esta exposição tem como marco histórico a criação da marcenaria de Celso Martinez Carrera, em Araraquara (SP), no ano de 1909, para a produção em série, seis anos mais tarde, da cama Patente. Com curadoria do jornalista e arquiteto Pedro Ariel Santana, reúne 48 peças símbolos de um século de design, moderno e contemporâneo. Oportunamente, o visitante terá acesso ao livro de 336 páginas com título homônimo ao da mostra, organizado por seu curador. Entre os destaques, a cadeira de braços de metal, de John Graz; o revisteiro Leque, de Gregori Warchavchik e a cadeira Três Pés, de Joaquim Tenreiro. Célebres peças de designers consagrados como Oscar Niemeyer, Flavio de Carvalho, Zanine Caldas, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues e os irmãos Campana também podem ser apreciadas nesse evento.

"Design Brasil - 101 anos de história".
Museu da Casa Brasileira.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano.
Tel.: (11) 3032-3727.
Ingresso: R$ 4 e R$ 2 (estudantes); Grátis aos domingos e feriados.
Acesso a portadores de deficiência física.
Visitas orientadas: (11-3032-2564) e agendamento@mcb.org.br
http://www.mcb.org.br/
Até 8/8.

Festival de Inverno da Cantareira, o FICA
Este ano, o FICA deve receber, em mais de um mês, cerca de 2 milhões de visitantes que poderão se programar entre as mais de 1500 atividades que serão oferecidas pela organização do evento. Em 2009, seu primeiro ano, a Serra da Cantareira recebeu a visita de 1,2 milhão de pessoas. Essa Serra paulista (e paulistana) abriga a maior floresta urbana do mundo e em 1994 a UNESCO declarou o Parque da Cantareira, o Horto Florestal e sua região como reserva da biosfera. O FICA é realizado em parceria com a Prefeitura de Mairiporã e conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de São Paulo. O festival, que visa a preservação ecológica, tem atividades para todas as idades: educativas, gastronômicas, de cidadania, culturais (shows, teatro adulto e infantil, cinema dança, museus etc.), lazer, entretenimento e esporte. Mobiliza museus, parques, baladas, hoteis, teatros, restaurantes e bares, em tempo integral. A organização também oferece, em seu site, a oportunidade de o visitante se tornar sócio da Cantareira, o que dará direito a inúmeros benefícios no festival.

Tels.: (11) 2671-0934 e (11) 7733-4957.
http://www.ficanacantareira.com.br/.
Até 8/8.

Mostras no Pantemporâneo
O espaço cultural tem três exposições em cartaz: "Nelson Screnci: Metamorfoses" apresenta cerca de 30 trabalhos, em acrílico sobre tela, de pequenas, médias e grandes dimensões, em que o artista tece comparações entre paisagens naturais e urbanas. O visitante também poderá conhecer a obra de Screnci, "Decálogo de um Pintor", com 72 páginas; "Patrícia Calmon: Macrocosmo e Microcosmo (arte digital)" exibe 18 imagens, criadas no computador pela artista, com uma combinação metafísica e intrigante; "Mário Gruber: Gravuras" traz 15 obras tiradas a partir de matrizes em metal e madeira, produzidas ao longo de décadas dedicadas à técnica, em que é reconhecidamente um dos grandes mestres brasileiros.

Lugar Pantemporâneo
Av. Nove de Julho, 3.653, Jardim Paulista.
Tel.: (11) 3018-2230.
De segunda a sábado, das 10h às 18h, exceto feriados.
Entrada franca.
Até 24/7.



Releases, toques e sugestões para esta coluna, escreva para areliquiasp@uol.com.br ou jair@areliquia.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário