Mosaico Geraes - por Litza Mattos

Por Litza Mattos
litzasampaio@bol.com.br

Diferencial mineiro
A rica produção artística e cultural de Belo Horizonte agrada aos amantes das artes plásticas, da música, do teatro, da dança e da literatura. Seus atrativos culturais estão espalhados por toda parte, alicerçados em uma infra-estrutura que conta com 36 teatros, 54 salas de cinema e mais de 30 galerias de arte. Além disso, 18 museus recontam a vida da cidade e do Estado de Minas Gerais, expondo objetos que muito importam à historiografia nacional. O pintor e escultor francês, Marcel Duchamp dizia ser “um meio de libertação, de sabedoria, de contemplação e de conhecimento”. Segundo ele, “a arte não é uma categoria separada do viver. O fim da atividade artística não é a obra, mas a liberdade. A liberdade não é o saber, mas o que dele emana”. Nesta coluna que se inaugura na edição número 153 do jornal A Relíquia, mostraremos o papel de BH e MG nesta cena artística.


NOTAS

Feira de Antiguidades é tradição aos sábados

Oferecendo produtos e serviços diversos, as tradicionais feiras populares de Belo Horizonte são também boas opções de passeios culturais. Em alguns casos, a programação desses eventos semanais contam também com espetáculos teatrais, contação de histórias, apresentações musicais e muitas outras atividades gratuitas. Aos sábados existe a Feira de Antiguidades, acontece em um agradável ambiente ao ar livre, sob a sombra de árvores frondosas, e reúne cerca de 30 expositores para a comercialização de móveis e objetos antigos, prataria, louças, artigos para colecionadores, selos, antiguidades em geral, além de adornos.
Serviços
Endereço: Av. Bernardo Monteiro, entre Av. Brasil e R. dos Otoni – Funcionários
Horário: 9h às 16h

Foto: Adriana Araujo Costa

Uma grande coleção histórica e artística brasileira

Até o dia primeiro de Agosto, o Palácio das Artes recebe mais de 5 mil itens de enorme relevância histórica e artística para a cultura brasileira, formando a coleção batizada como Brasiliana Itaú. A coleção foi a última façanha do gestor do banco Itaú, Olavo Egydio de Sousa Aranha Setúbal, falecido em 2008. A Brasiliana Itaú, no entanto, foi criada para agregar itens com valor inestimável não só no campo bibliográfico, mas também no campo das artes plásticas. São quadros a óleo, aquarelas, gravuras, desenhos e objetos de arte em geral, como também a parte documental, que conta com manuscritos assinados por todos os chefes de Estado brasileiros, manuscritos literários e cartografia com mapas que datam até o início do século XVI.
Serviço
Endereço: Galeria Alberto da Veiga Guignard - Palácio das Artes
Data: até primeiro de Agosto
Horário: terça a sábado: 09h30 às 21h; domingos: 16h às 21h
Classificação etária: livre, Entrada franca
Informações: (31) 3236-7400

Foto: Divulgação


Aberta a temporada de cursos da Maison Escola de Arte
A artista plástica Yara Tupinambá e sua equipe formada por um corpo docente de mestres de renome e experiência acadêmica abrem a temporada de cursos e aulas de Pintura, Desenho, Aquarela, Escultura, História da Arte e Crítica da Arte. Essa é a Maison Escola de Arte, com sede em um casarão do século passado tombado pelo Patrimônio Histórico. Uma casa de cerca de 1.000 metros quadrados, localizada na avenida Getúlio Vargas, 167. O espaço também conta com a Galeria Primeiro Andar, destinada à exposição de artes plásticas, e o restaurante Casarão Botica, que oferece uma excelente gastronomia, além de música ao vivo (jazz, blues e MPB). Com mais de três mil alunos formados, em 10 anos de história, a Maison é considerada escola-modelo no ensino de arte. Além disso, exposições coletivas e individuais são realizadas mensalmente, lançando novos artistas e trazendo aqueles já renomados. Mais informações pelo site http://www.maisonescoladearte.com.br/

Foto: Divulgação


Projeto inovador integra a  rede mundial de galerias
Idealizada pelas artistas Angelina Camelo e Clara Valente, com a intenção inicial de abrirem um atelier, o espaço tinha também ares de galeria. Desde sua inauguração, em novembro de 2007, a galeria recebeu cerca de 80 artistas: cerca de 20 internacionais, e mais de 35 brasileiros de diversos estados. Foram dez participações em projetos paralelos e mais de 15 exposições realizadas neste período, a exemplo de galerias internacionais contemporâneas, reunir em um só espaço, ateliê aberto, galeria e espaço para divulgação e propagação da arte em diversos formatos. Atualmente, a galeria está sob a direção de Angelina Camelo apenas. O principal elemento impulsionador da mini galeria no desenvolvimento de suas atividades é promover a colaboração entre artistas e galerias mundiais para ampliar e enriquecer o diálogo entre as formas de produção e expressão artísticas do cenário contemporâneo. Por isso, em 2009, a convite da revista catalã Rojo Magazine, a galeria passou a integrar a rede mundial de galerias Artspace®, ação bem sucedida da revista que seleciona galerias em todo o mundo e que tem como preocupação a promoção de intercâmbio com formas variadas de expressão. O projeto consiste em levar um coletivo de artistas formados pela da mini galeria para expor em uma galeria de outro estado ou país e depois expor os artistas de outras galerias, dentro da mini. Mais informações pelo site http://www.minigaleria.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário