Affonso Romano de Sant'Anna
Urinol de parede que Duchamp intitulou de “Fonte” e assinou
R. Mutt. A peça desapareceu
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Você sabia que o urinol que Marcel Duchamp mandou para o
Salão dos Independentes, em
Nova York (1917), está completando 96 anos e foi eleito a
obra mais importante de tudo o que se produziu em artes plásticas no século XX?
Você sabia que, na verdade, o urinol de parede, que Duchamp
intitulou de "Fonte" e assinou como sendo de R. Mutt, produzido pela
J. L. Motta Iron Works Company, nem chegou a ser exibido naquele salão, porque
foi censurado e a peça original, relegada, desapareceu?
Você sabia que a obra considerada fundadora da
contemporaneidade, portanto, não existiu, foi uma simples ideia e que
permaneceu "in absentia" até os anos 1940, quando Duchamp começou a
fazer réplicas dela para vários museus, e que, em 1990, a Tate Galery pagou
um milhão de libras por uma dessas cópias?
Você sabia que a polêmica fomentada na ocasião pelos jornais
de Nova York foi organizada pelo próprio Duchamp, sua amante Beatrice Wood e
pelo seu marchand Arensberger?
Você sabia que embora Duchamp dissesse que o urinol era
apenas um urinol, um objeto deslocado de suas funções, alguns críticos, como
George Dickie, começaram a ver nessa porcelana as mesmas virtudes plásticas das
obras de Brancusi?
Você sabia que outros críticos, -já que o urinol havia
desaparecido, começaram a ver na fotografia do mesmo feita por Stieglitz uma
referência à deusa Vênus, que surgiu das águas?
Você sabia que outros críticos considerando bem a fotografia
do urinol concluíram que ali estava projetada a efígie de Nossa Senhora?
Você sabia que a mulher do músico de vanguarda Eduardo
Varese sustentava que o urinol era a reprodução da imagem de Buda?
Você sabia que Duchamp, embora dissesse que o artista não
deve se repetir, mandou fazer várias réplicas desse urinol para vender para
museus, e confeccionou uma caixa portátil com miniaturas de suas obras para
vender também para museus e colecionadores?
Você sabia que o homem que dizia que a pintura estava morta
era marchand e vendia quadros e esculturas de seus colegas?
Você sabia que em 1993, numa exposição em Nîmes, o artista
francês Pierre Pinnocelli se aproximou de um dos urinóis de Duchamp e decidiu
se "apropriar" da obra, primeiro urinando nela e dizendo que o fato
de ter urinado nela a obra de Duchamp agora lhe pertencia?
Você sabia que depois de ter urinado no urinol, Pinnocelli,
pegou um martelo e quebrou a obra de Duchamp com o argumento de que agora a
obra era dele, ele havia se "apropriado" conceitualmente dela?
Você sabia que ele foi processado pelo estado francês que
lhe exigiu uma hipoteca de 300.000 francos e que a questão deixou de ser
estética para ser policial e até o Ministro da Justiça e da Cultura na França
tiveram que opinar?
Você sabia que o mesmo Pinnocelli em 2005, obcecado pelo
urinol, insistindo que o urinol é de quem "intervem" nele, atacou a
marteladas a cópia dessa obra no Beaubourg, em Paris, o que provocou novos
problemas com a polícia?
Você sabia que esse urinol comprado originalmente em loja de
ferragens, com a assinatura de Duchamp vale hoje US$3.6 milhões?
Você sabia que Sherry Levine mandou fazer uma réplica de
bronze dourado do urinol entronizando de vez a obra como uma espécie de Mona
Lisa de nossa época?
Você sabia que Duchamp dizia que o nome "Mutt" que
botou no urinol, como sendo o do pretenso autor (que era ele mesmo) era uma
homenagem aos personagens em
quadrinho- Mutt e Jeff?
Você sabia que mesmo assim Jean Clair- considerado o maior
critico francês da atualidade-, prefere entender que "Mutt" remete
para uma gíria em inglês significando "imbecil" e que o pseudônimo
"R. Mutt" lembra "armut, que em alemão significa
"indigência", "penúria"?
Você sabia que Calvin Tomkins-o biógrafo de Duchamp acha que
aquele urinol é a imagem que Duchamp tinha da mulher como receptáculo do
líquido masculino, em consonância com os futuristas italianos que diziam que a
mulher era um "urinol de carne"?
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