Manoel da Costa Ataíde
Obra prima de Ataíde: pintura do teto da nave da Igreja de
São Francisco de Assis, em
Ouro Preto
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O Barroco Mineiro, que teve em Aleijadinho sua figura mais
conhecida, era uma arte de luxo, proporcionada pelo ciclo do ouro e incentivada
pela igreja católica. Os povoados da região do ouro só começaram a se
desenvolver no início do século XVIII, e somente duas ou três décadas depois é
que os arraiais ganharam ares de pequenas cidades. O que mais deu movimentação
à vida social mineira nesta época foi a organização de diversas irmandades e
confrarias religiosas, a Igreja então aproveitava-se da prosperidade econômica
da colônia para multiplicar o número de templos.
Como registra o livro Brasil Barroco "Os mais ricos
associam-se na Ordem Terceira de São Francisco ou do Carmo; os mulatos
juntam-se na Irmandade de São José ou Nossa Senhora da Boa Morte; os negros
crioulos inscrevem-se sobre a invocação de Nossa Senhora das Mercês, Santa
Ifigênia e São Benedito e os africanos têm por emblema Nossa Senhora do
Rosário". Cada um desses grupos sociais movimentava-se pela construção de
suas próprias igrejas geralmente custeadas por doações.
Os principais artistas do barroco mineiro nada mais eram que
simples artesãos e homens de ofício, que não possuíam sequer profissão
reconhecida, pois a maioria deles era de mulatos e estes, no máximo, conseguiam
autorização oficial para trabalhar. Somente os brancos e os bem estabelecidos
recebiam o título de mestre de ofício. Alguns pintores, pedreiros,
carpinteiros, arquitetos e entalhadores de grande criatividade e habilidade
foram, mais tarde, considerados artistas. O reconhecimento vinha quando o
artesão apresentava trabalhos de grande notoriedade e era responsável pela
ornamentação de igrejas patrocinadas por fidalgos. Salvo em raríssimas
ocasiões, este trabalho manual nunca era associado a um dom artístico pessoal.
A Pintura Barroca de Ataíde
Manoel da Costa Ataíde foi um dos grandes artistas do
barroco mineiro. A marca do talento do pintor Ataíde, está evidenciada em
diversas pinturas e afrescos nos tetos e laterais de Igrejas mineiras. Nasceu
em Mariana, Minas Gerais, no ano de 1762. O dia do seu nascimento é
desconhecido, embora alguns historiadores apontem o dia 18 de outubro, mesma
data do seu batismo. Era filho do militar Luís da Costa Ataíde e de Maria
Barbosa de Abreu. A convivência com os engenheiros militares amigos de seu pai
possibilitou o acesso a cartas geográficas e desenhos arquitetônicos, primeiro
passo para o desenvolvimento de sua arte. Foi sargento e Alferes da ordenança
de sua cidade, onde também possuía o título de professor de pintura e
arquitetura. Começou a pintar por volta do ano de 1781, ano em que há registro
de seu primeiro trabalho: encarnação de imagens para o santuário de Bom Jesus
dos Matozinhos, em Congonhas do Campo.
Foi o único pintor mineiro do período a receber destaque.
Fiel à temática religiosa, seus santos, anjos e demais personagens tinham como
principal característica os inconfundíveis traços mestiços, bem brasileiros.
Buscava inspiração na Bíblia, nos missais e nos livros piedosos que chegava da
Europa, que já evidenciavam a transição para o Rococó. Muitos de seus trabalhos
foram feitos paralelamente às obras do Mestre Aleijadinho, como por exemplo, o
painel que decora o teto na nave da Igreja de São Francisco de Assis da
Penitência, em Ouro Preto,
sua obra prima, e painéis laterais - que imitam azulejos - que contam os
principais episódios da vida de Abraão: A Promessa de Abraão, Restituição de
Sara a Abraão, os Anjos anunciam a Abraão o nascimento de Iasaac, Abraão
oferece hospitalidade aos anjos, o sacrifício de Isac, a Morte de Abraão".
Uma das principais características da pintura barroca é o efeito de ilusão e
movimento, um jogo de luz e sombras que ajuda a ampliar os espaços quando
feitas em elementos arquitetônicos como tetos, colunas, balcões e escadas. A
profundidade dos céus - sempre muito azuis e límpidos - dá a impressão de que
eles realmente estão lá, e não as paredes.
Outra obra notável de Ataíde é a pintura do teto da nave da
Igreja do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo, onde
estão os Doze Profetas de Aleijadinho. Há obras suas na Matriz de Santa Bárbara
- Ascensão de Cristo e cenas da paixão de cristo na matriz de Conceição do Mato
Dentro. Manoel da Costa Ataíde também foi o melhor pintor de cavalete de sua
época. A Ceia, pertencente ao refeitório do Colégio da Caraça é uma de suas
últimas obras. O artista teve quatro filhos mas nunca se casou. Morou boa parte
de sua vida em Vila Rica,
mas faleceu em sua cidade natal, Mariana, no dia 2 de fevereiro de 1830, e seu
corpo, como o do Aleijadinho, está no interior da Igreja de São Francisco de
Assis, em Mariana.
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