São Paulo: Arte & Estilo

Exposição traz destaques da coleção de arte contemporânea de Sérgio Carvalho

    A exposição "Duplo Olhar - Um recorte da Coleção Sérgio Carvalho" , que abriu para o público no dia 25 do último mês, apresenta  mais de uma centena de obras de arte contemporânea pertencentes ao advogado Sérgio Carvalho, selecionadas pela curadora Denise Mattar.
Flávio Cerqueira
   Durante anos, o colecionador formou um significativo conjunto de obras que reúne importantes artistas brasileiros. Seu olhar, atento e amoroso, ajudou a construir algumas dessas carreiras e ele continua a apoiar novos artistas. Residente em Brasília frequenta o circuito Rio-SP e acompanha a arte produzida no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o que garante uma representatividade nacional à coleção. O olhar da curadoria traçará, através da coleção, o percurso da arte brasileira rumo ao circuito internacional, do qual hoje faz parte. Serão apresentados 116 trabalhos de diferentes mídias e artistas de faixas etárias diversas.
   Hoje, pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalação não mais se excluem; elas se contaminam, aumentando o espectro de criação e possibilitando leituras complexas e complementares. A curadora agrupou as obras em temas que traduzem alguns dos principais assuntos da arte contemporânea: Corpo, Non-Sense Stories, Memórias- Segredos e afins, Referências, Tessituras, Paisagens-Paisagens, Luz e Narrativas.
 Entre os dias 25 de janeiro e 6 de abril no Paço das Artes (Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP)

5ª Mostra SP de fotografia
   Entre os dias 25 de janeiro e 23 de fevereiro acontece na zona oeste de São Paulo a 5ª mostra de fotografia e nela os artistas homenageiam a cidade e seu 461º aniversário.
Foto de Bubby Costa - participa da 5ª mostra SP de Fotografia
   São mais de mais de 40 exposições envolvendo 150 nomes, entre eles: Bubby Costa, Carlos Moreira, German Lorca, Tuca Reines, Jorge Bodansky, Ed Viggiani, Claudia Guimarães, Claudia Jaguaribe, Lucas Lenci, Lalo de Almeida, Márcio Távora, coletivos Trema e Selva SP, Felipe Russo, Ricardo Barcellos, Mauricio Lima, Paulo Vainer e outros. Em seus trabalhos à mostra, esses profissionais homenageiam a capital paulista sob óticas subjetivas, tendo como ponto de partida a cidade em si.

    Além das mostras, que ficarão espalhadas por diversas galerias e espaços da Vila Madalena, acontecerá ações paralelas. Uma delas é o workshop realizado em parceria com a celebrada cooperativa francesa de fotografia Magnum Photos. De 17 e 21 de fevereiro.
   O evento também será marcado pelo lançamento da Academia Paulista de Fotografia. A primeira edição do projeto reúne 12 renomados fotógrafos nacionais, responsáveis por 12 trabalhos exclusivos voltados para imagens da capital paulista, cujo objetivo é incentivar a coleção.

140 caracteres

140 caracteres
   Cento e quarenta toques, 140 obras, vinte curadores, um coordenador, número de seguidores desconhecido. Esse é o saldo de um ano de trabalho realizado no Laboratório de curadoria do MAM
Trabalhando individualmente e em grupo, os vinte alunos do Laboratório de curadoria escreveram e reescreveram textos até conseguirem expressar claramente seu desejo comum: organizar uma exposição com obras na coleção do MAM que incitassem a reflexão sobre a mobilização política por meio de redes sociais.
   A mostra 140 caracteres surgiu desse desejo coletivo e da participação do grupo em todas as etapas do processo de realização, da pesquisa no acervo à concepção da museografia, da ação educativa à captação de recursos, da produção de legendas às estratégias de marketing. Inserindo-se nos diversos setores do MAM, os alunos do Laboratório aprenderam na prática como se faz uma exposição.
As 140 obras estão dispostas nas duas salas expositivas do museu
   Curadoria coletiva - Coordenação: Felipe Chaimovich / duração: 28 de janeiro a partir das 20h até 16 de março de 2014 no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Parque do Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3)


Informações para essa coluna: jornalareliquia@gmail.com

Um comentário:

  1. parabens a nova geração que esta resgatando A RELÍQUIA da arte de fotografar

    ResponderExcluir