A ational Gallery of Art (Galeria Nacional de Arte) de
Washington está localizada no National Mall em Washington, D.C., nos Estados
Unidos da América. O museu foi fundado em 1937 por uma ata do Congresso dos
EUA. O colecionador Andrew W. Mellon criou um fundo para a sua construção e
doou a sua coleção de arte, sendo seguido por Samuel H. Kress, que contribuiu
com uma original coleção de arte italiana e mais 2.000 esculturas, pinturas,
arte decorativa e porcelanas. Como resultado de legados como esses, a National
Gallery hoje alberga uma das maiores e melhores coleções de pintura e escultura
ocidentais no mundo.
Mas, tudo começou antes, no começo da década de 1920, quando
o financiador e colecionador de arte Andrew W. Mellon começou a reunir uma
coleção de pinturas e esculturas antigas com a intenção de dotar o país com uma
galeria de arte nacional. Em dezembro de 1936, Andrew, industrial e financeiro
de Pittsburg, expressou seu desejo de doar à nação sua espetacular coleção de
arte, que incluía obras de Rafael, Bellini, Constable, Van Dick e Rembrandt,
através de carta dirigida ao presidente Franklin D. Roosevelt onde indicava a
forma desses tesouros passarem a ser "propriedade do povo".
Entretanto, somente após a sua morte, em 1937, o Congresso aprovou a resolução
que autorizava a criação de fundos, fornecidos através da AW Mellon Educacional
e Charitable Trust, e aprovou a construção de um museu sobre a National Mall.
Aos quadros e esculturas de Mellon juntaram-se importantes
coleções de outros doadores (Samuel H. Kress, Chester Dale, Joseph E. Widener,
Lessing J. Rosenwald, Edgar William, Bernice e Chrysler Garbisch), que vieram a
constituir o núcleo inicial da coleção permanente do National Gallery of Art de
Washington. A criação da Galeria Nacional incentivou a doação de outros
importantes acervos de arte por certo número de doadores privados.
A evolução do museu tem sido um trabalho apaixonado,
inspirado nos ideais filantrópicos e democráticas do povo norte-americano. O
edifício original, de estilo neoclássico, conhecido hoje como o "Edifício
Oeste", foi desenhado por John Russel Pope, arquiteto que também projetou
o Memorial Jefferson. A nova estrutura foi concluída e aceita pelo presidente
Roosevelt, em nome do povo norte-americano, em 17 de março de 1941. No momento
da sua criação foi a maior estrutura em mármore do mundo. O museu fica na área
da antiga estação ferroviária da Sexta Street, mais conhecido por ser o local
onde o 20º presidente James Garfield foi filmado em 1881 por um gabinete de
candidatos.
Em 1941,
a National Gallery abriu as suas portas com uma elegante
figura de Mercúrio em sua entrada, convidando seus visitantes. Desde então
Mercúrio testemunhou a passagem de dezenas de milhões de pessoas. Uma lei do Congresso estabeleceu entrada gratuita
para o museu. Na primavera de 1978, também financiado pela família Mellon, foi
inaugurado um novo edifício para abrigar a crescente coleção de obras de arte
do século XX, aumentando o espaço do museu, abrindo novas oficinas e um centro
de estudos.
Foi o famoso arquiteto I. M. Pei quem detectou a necessidade
de projetar um museu de arte moderna, numa forma que literalmente abraçasse o
público. O Edifício Leste foi construído na década de 1970, em grande parte no
restante do terreno deixado ao longo do prédio original. Desenhado por Pei, a
estrutura contemporânea foi concluída em 1978, e foi aberta no dia 1 de junho
do mesmo ano pelo presidente Jimmy Carter. O novo edifício foi construído para
abrigar o Museu da coleção de pinturas modernas, desenhos, esculturas e
gravuras, além de centros de estudo, de pesquisa e escritórios. O projeto
recebeu um National Honor Award do Instituto Americano de Arquitetos em 1981.
Além do West Building (Edifício Oeste), a Galeria Nacional
de Arte compreende dois prédios vizinhos, conectados por um sistema de
passagens subterrâneas. O "Edifício Oeste" é o mais antigo; foi
projetado em estilo neoclássico e em forma de "H". O hall central foi
inspirado no Panteão de Roma. O prédio abriga as coleções de arte mais antigas
da National Gallery. Em contrapartida, o East Building (Edifício Leste) é o
mais moderno e apresenta um design triangular. Obra do arquiteto I. M. Pei, o East Building é composto por
dois prédios triangulares, sendo o prédio menor voltado para a área de estudos.
"Muitas das obras reunidas na Galeria Nacional de Arte
não só ilustram a evolução dos diferentes movimentos e estilos da história da
arte, mas também representam a força das emoções humanas universais e experiências
que transcenderam o tempo eo espaço." (Martha Richler, colaboradora do
museu e autora do livro "Um Mundo de Arte", sobre o museu).
Entre os tesouros da Galeria Nacional de Arte estão obras
monumentais de renascentistas italianos, cintilantes paisagens dos
impressionistas franceses e robustas "pinturas de ação" de
impressionismo abstrato novaiorquino.
Além disso, a National Gallery of Art é o sexto museu de
arte mais visitado do mundo. Seu acervo está exposto em ordem cronológica, e
dessa forma deve ser visitado. No maravilhoso edifício neoclássico (West
Building) estão expostas as coleções mais antigas, como a arte italiana dos
séculos XII ao XV, nas galerias de número 1 a 13. As obras italianas, francesas e
espanholas do século XVI podem ser apreciadas nas salas 17 a 28. As galerias 29, 34,
36 e 37 expõem as coleções de arte italianas, francesas e espanholas dos
séculos XVII e XVIII. A arte dos Países Baixos e da Alemanha dos séculos XV e
XVI estão nas galerias 35, 35A, 38 e 41A. As obras holandesas e flamengas do
século XVII são mostradas nas salas 42 a 51 e no Lobby B. A galeria 52 exibe a arte
espanhola do século XVIII e XIX. As obras francesas do século XVIII e começo do
XIX estão nas galerias 53 a
56, enquanto as francesas a partir do segundo quartel do século XIX estão nas
galerias 80 a
93. A
arte britânica fica localizada nas salas 57, 59 e 61, e a arte americana nas
galerias 60, 60B, 62 e 71. Ainda no Edifício Oeste, as salas 72 a 79 estão destinadas a
exibições especiais.
Rafael - A Madona de Alba (C.1510). Óst sobre madeira, Diâm:
|
No East Building (Edifício Leste) estão expostas as obras de
arte moderna e contemporânea, no térreo e no piso superior. Nas galerias G22,
G23 e G29 são mostrados desenhos e impressos. As fotografias estão nas salas
G30 a G34. A arte decorativa e pinturas americanas estão expostas nas galerias
G42 e G43, enquanto pinturas medievais, renascentistas e barrocas, e ainda arte
decorativa, ficam em exposição nas salas G10, G14 e G19. As esculturas
holandesas, alemãs, flamengas e italianas, junto com a arte decorativa dos
séculos XVII e XVIII estão nas galerias G11 a G 13. As esculturas francesas dos
séculos XIX/XX são expostas nas salas G1 a G9. Nas galerias G20A e G20C fica a
coleção de porcelanas chinesas. No jardim das esculturas estão espalhadas obras
feitas a partir de 1867 até 2013, de diversos artistas, como Joan Miro, Tony
Smith, Joel Shapiro, Barry Flanagan, Alexander Calder e Hector Guimard.
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