Cíclades: as Ilhas da Mitologia

  


A cidade de Hermópolis, capital de Siro, vista do mar


   As Ilhas Cíclades, que significa "circular", é um grupo de ilhas no sul do mar Egeu. O seu nome indica as ilhas que formam um círculo à volta da ilha sagrada de Delos. A pequena ilha de Delos situa-se aproximadamente no centro do grupo de ilhas que serviu como santuário de Apolo na Antiguidade Clássica, e sendo considerada mesmo o berço desse deus, bem como de Ártemis. Foi também a sede da Liga de Delos, que congregava os aliados de Atenas contra Esparta, e onde primeiramente esteve guardado o tesouro da Liga. Foi declarada patrimônio mundial da Humanidade pela Unesco em 1990.

Teatro grego em Delos
    Dizem que, em tempos remotos, Delos navegava livremente pelo mar. A bela Leto, grávida de Zeus, quando vagava pelo mundo perseguida por Hera, a ciumenta esposa do deus, refugiou-se nessa ilha que sulcava os mares e encontrou um abrigo no monte Kynthos. Ali deu à luz os gêmeos Apolo e Ártemis. Delos, ancorada por Poseidon no fundo do mar com colunas colossais, ficou consagrada a Apolo, deus da Luz, dos Oráculos, da Poesia e da Música, guerreiro temido, e Ártemis, a casta, grande caçadora, deusa da Natureza, dos Animais, das Crianças e das Parturientes.
Ruína de templos com os famosos leões 
de estilo arcaico, um dos quais se encontra 
em Veneza
    A menor das ilhas Cíclades (assim denominadas porque formam um círculo) - e, ao mesmo tempo, a mais famosa e a mais sagrada - Delos, cujo nome significa "Aquela que Aparece", era considerada ponto central desse arquipélago, com as demais ilhas ao seu redor. A palavra grega para círculo é Kyclos. 
Uma leoa de Delos, 
na principal praça da ilha
   Há mais de cinco milênios esse grupo de ilhas parcialmente vulcânicas era o centro de uma cultura florescente, também chamada cicládica. Sítios arqueológicos pertencentes à civilização minóica e, mais tarde, de Micenas, foram escavados ali, especialmente nas ilhas de Melos e Tera. Delos provavelmente sempre foi o foco religioso da região. Quando os jônios chegaram, por volta de 1000 a.C., trouxeram com eles o culto de Leto e dos seus filhos. Hoje, coberta de ruínas e devastada, Delos é famosa pelos leões arcaicos de mármore, oferenda dos habitantes a Naxos. Possessão ateniense por volta de 500 a.C., viveu uma época de prosperidade quando caiu nas mãos dos egípcios ptolomaicos, em 315, tendo a decadência começado bem antes da nossa era. Juliano, o Apóstata, foi provavelmente o último soberano a consultar o oráculo de Apolo no monte Kynthos.
    Mil anos depois, as ruínas nos santuários serviam apenas como pedreira para venezianos e turcos. O monte Kynthos tem uma posição avançada que descortina um panorama deslumbrante em todas as direções daquele mundo aquático com suas ilhas. Compreende-se, assim, que Delos fosse considerada um centro mágico. Gregos clássicos, helenistas e romanos, bizantinos, venezianos e turcos - e sempre gregos - todas as influências moldaram a vida nessas ilhas.
    A ilha mais próxima da costa ática é Kea, também chamada de Tzia por seus habitantes. Como as outras, tem muitos vestígios da antiguidade. A capital, construída no flanco de uma colina distante do mar, de onde vinha o perigo (invasores, piratas e caçadores de escravos), está protegida por um castelo veneziano que data de 1210.
Quem navega de Delos para Tera deveria tocar em Tinos e conhecer Paros, a ilha de mármore, e desembarcar em Naxos, que já foi chamada a Rainha das Cíclades. Próximo de seu porto existe ainda o portão de mármore de um templo muito antigo. Em terra pode-se admirar as vastas mansões venezianas com seus escudos de armas e - naturalmente - o castelo veneziano com o leão alado de São Marcos. Dizem que foi nesta ilha que Teseu abandonou a filha do Rei Minos, Ariadne, que o tinha ajudado a matar o Minotauro, nos tempos que os deuses ainda andavam na Terra.
    Paros e Naxos são ilhas de mármore, de lousa cristalina e de gnaisse. Tera, uma das mais meridionais do arquipélago das Cíclades, é um vulcão. Certamente já era habitada em 2000 a.C., mas por volta de 1500 a.C. este vulcão explodiu, levando a maior parte da ilha pelos ares. Especulou-se se esta catástrofe não seria uma das razões do desaparecimento da civilização minóica de Creta - e talvez a inspiração da lenda da Atlântida. Duas porções da antiga ilha sobraram, ambas em forma de meia lua: Tera e Terásia. Em Perísia, perto da capital de Tera, encontram-se ruínas que comprovam que Tera era um importante centro religioso e militar também na época dos Ptolomeus. Vestígios de uma muralha bizantina rodeiam santuários mais antigos, dedicados a várias divindades. Uma colônia dórica recua até o século IX a.C.
    Outras escavações desenterraram os restos de uma cidade florescente, cobertos por uma camada de cinza e pedra-pomes de 15 metros de espessura. Foi encontrada grande quantidade de vasos, pratos, banheiras, taças e jarros. Mas as descobertas mais importantes são os afrescos coloridos que testemunham ter sido Tera um centro artístico independente, tão importante quanto Creta ou Micenas. Dos afrescos, hoje não mais franqueados aos turistas, destacam-se o "Quarto com Mulheres" (com representações femininas de tamanho natural), uma parede com um bando de macacos azuis escalando uma montanha, antílopes e crianças lutadoras. A descoberta mais interessante mostra em estilo de miniatura uma paisagem com dois rios, três cidades e uma frota de muitos navios de guerra, que estão voltando, carregados com mulheres e crianças escravas, butim de guerra. O friso tem seis metros de comprimento e certamente representa um fato histórico, esquecido há muito tempo. Marinatos comentou: "Homero é poesia de palavras. Isto é poesia em cores."
Como em quase todas as ilhas gregas, no arquipélago
 das Cíclades as casas se apresentam caiadas de branco

   Localizadas no mar Egeu, na Grécia, são 24 as ilhas que perfazem o arquipélago das Cíclades. Mikonos é uma das mais conhecidas dos turistas. Em Delos se encontrava o grande santuário do deus Apolo, um dos deuses da mitologia que, ou nasceram, ou andaram pelas ilhas que são consideradas o berço da mitologia grega.

Delos, centro religioso da antiguidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário