São Paulo: Arte & Estilo

Se noite fosse água

Sergio Fingermann - Suíte Construtiva
 Sergio Fingermann apresenta produção mais recente, na Dan Galeria, até 21 de outubro

  Com vernissage no dia 21 de setembro, na Dan Galeria, a exposição "Se noite fosse água" apresenta a produção mais recente do artista plástico paulistano Sergio Fingermann, incluindo 15 pinturas de grande formato e 10 obras sobre papel, que sugerem cenários de sonho por meio de construções espaciais. Essa "suíte construtiva", como a chama o artista, nasceu a partir de sua experiência com a realização de mosaicos de pedra portuguesa nas obras do arquiteto mexicano Ricardo Legorreta (intervenções artísticas no espaço arquitetônico). A geometria da obra instiga o espectador e o convida a percorrer o território da ilusão. O nome da mostra, "Se noite fosse água", foi inspirado no poema de Mario de Andrade "Meditações sobre o Tietê", de 1945, e é uma provocação, uma estratégia para promover uma leitura cruzada de imagens que faz surgir novos sentidos
  No mesmo evento, Fingermann lança um livro com o mesmo nome da exposição, que reúne a produção desses últimos 15 anos e apresenta uma extensa seleção de imagens que se relacionam poeticamente entre si, traduzindo as questões plásticas de sua obra.  O artista propõe uma reflexão sobre o fazer artístico e as bases de sua criação. "Num período de experimentações, de expansão do próprio conceito de arte, de modismos, procurei desenvolver minhas experiências criativas, fundadas numa relação com o ofício, com a afirmação de um pacto poético, com a crença na construção de uma linguagem marcada pela singularidade e pela originalidade", diz o artista.
  Com ensaios de Ana Magalhães (historiadora, curadora e docente do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC USP) e de Laura Abreu (historiadora e curadora do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro - MNBA-RJ), Se noite fosse água traz 180 trabalhos reproduzidos, e conta ainda com fotos de Cristiano Mascaro e um texto do próprio artista.
Abertura: sábado, dia 21 de setembro. A mostra vai até a 21 de outubro de 2013, das 10h às 14h.
Dan Galeria - Rua Estados Unidos, 1638 - SP.

Dalí - A Divina Comédia

Purgatório: O Reino dos Penitentes"
  A Caixa Cultural de São Paulo inaugura, no dia 31 de agosto, a exposição Dali - A Divina Comédia e fica em cartaz até o dia 27 de outubro. A mostra reúne gravuras do pintor surrealista Salvador Dali (1904 - 1989), inspiradas em uma das maiores obras da literatura mundial, a Divida Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri.
  As gravuras de Dali percorrem uma viagem imaginária de Dante, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até o centro da Terra, onde encontra Lúcifer. Depois, regressando à superfície terrestre, sobre a montanha do purgatório para, guiado por sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.
  As cem imagens que ilustram, um a um, os cantos do poema épico de Dante são provenientes de uma coleção privada da Espanha. Esse acervo pretende conduzir o público a uma viagem do inferno ao paraíso na visão desse grande artista universal catalão.
Dali - A Divina Comédia fica em cartaz até 27 de outubro, aberto a partir das 11h. Entrada franca








Exposição Suzy Fukushima "Sweet child on mind"

Suzy Fukushima
  A artista plástica de sucesso internacional Suzy Fukushima, que após expor suas obras na Alemanha, França, Itália, Nova Iorque e Portugal, chega a São Paulo pela primeira vez com sua exposição individual da Galeria 22.
  A temática de suas obras é recheada de cores e símbolos que remetem a sua infância, onde papéis e lápis coloridos e criatividade se tornavam passaporte para diversão.
  A exposição "Sweet Child on Mind", mostra com técnicas em óleo e acrílica a fase colorida e lúdica que a artista vive. Por que não dizer infantil?    Enxergar a vida por outros ângulos, mais simples. Remeter ao universo infantil e adulto inocente, fazer referências meigas ao estilo e a forma da arte. Ousar em cores e formas, todas vibrantes.
Período expositivo: de 6 a 19 de setembro,  de segunda à sexta das 10h às 18h e sábados das 11h às 15h. Galeria 22. Avenida Juscelino Kubitschek , 417 Itaim Bibi - SP.

Sugestões e releases para esta coluna:

juliajacobina@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário