Salão dedica Sala Especial à arte do Graffiti

O Salão de Arte deste ano dedica sua Sala Especial à arte do Grafite, com a mostra Artevidade, organizada pela Galeria Parede Viva, com a participação dos grafiteiros Mundano, Evol, Mauro, Paulo Ito e Sliks. A ideia é apresentar o universo artístico e democrático do graffiti, movimento que tomou as ruas de todo o mundo nas últimas décadas, por meio de telas, murais e instalações.
A Parede Viva é uma iniciativa cultural que busca através da expressão artística do grafitti tocar as pessoas para a conscientização sobre a promoção do bem estar coletivo e a reflexão política. Tem como principal foco de trabalho o tema da reciclagem de resíduos sólidos e a divulgação de artistas da atual cena da arte de rua do Brasil.
A Galeria é responsável pelo projeto social Pimp my Carroça, dedicado aos catadores de materiais recicláveis e grafiteiros, realizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e em fase de itinerância para novas cidades. Também participa de outras ações que buscam incluir a arte como estratégia de sustentabilidade alternativa.

EVOL - Sem Título - Spray Sobre Tela 120 x 90 – 2013
EVOL 
Grafiteiro desde 1998, é conhecido por suas letras impressionantes em três dimensões, às vezes acompanhadas de cenários urbanos e personagens muito originais. Há poucos anos transcendeu a rua e hoje utiliza o mesmo talento em telas cada vez mais incríveis.


MAURO
É grafiteiro e arte educador do Grajaú, mas tem trabalhos em São Paulo por toda parte, como poucos. O experiente artista escreve poesias que remetem à reflexão sobre a cidade nos mais variados suportes, sempre ao lado de personagens com expressão corporal única e que levam consigo uma pequena casa amarela e marrom, uma de suas marcas registradas.

                                    
MAURO - Ver a cidade - Técnica Mista Sobre Tela 70 x 90 – 2011

Grafitti - Mundano - Técnica mista sobre madeira 220 x 160 - 2012

 MUNDANO
Conhecido por seu graffiti "papo reto" em muros, viadutos e em mais de 180 carroças dos catadores de materiais recicláveis (o projeto Pimp My Carroça, do qual é criador), o grafiteiro e ativista Mundano procura questionar conceitos e comportamentos das pessoas por meio de frases de impacto. Transcendeu as tintas e hoje é palestrante do TED e curador de outros projetos culturais e sociais de sucesso.
O jovem artista já pintou murais em Nova Iorque, Buenos Aires, Quilmes, Cochabamba, Santiago, Valparaiso, Alto Xingu, São Paulo, Rio de Janeiro, Poços de Caldas, Belém, Salvador, Brasília, Tokyo e Istambul.

PAULO ITO - Sem Título - 150 x 100 – 2009
PAULO ITO
Não pinta telas desde 2009, portanto as obras que serão expostas no Salão de Arte já são uma raridade. Seu trabalho está no momento totalmente ligado aos muros das cidades, onde desenvolve murais com humor ácido sobre diversos temas da atualidade.









SLIKS 

Fortemente afetado pela textura da cidade, sua degradação pelo tempo e pela poluição, seu trabalho é a síntese de experimentações que passam pela cor, pela espessura dos traços, pelos cruzamentos entre o micro e o macro na composição, pela passagem do suporte do muro para o suporte da tela. Na trama de linhas variadas, pelas técnicas do spray com fatcap ou na linha do diâmetro de um fio de cabelo, compõe obras que migram do figurativo para o abstrato, aleatório, sintético e micro.

SLIKS  -Sem Título (detalhe) Spray sobre tela, 220 x 180 – 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário