A herança do sagrado


San Pedro penitente (da Guido Reni), ost, séc. XIX
 Cidade do Vaticano,  Fabbrica di San Pietro




















A exposição A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos apresenta obras-primas de artistas como Ticiano, Caravaggio, Leonardo da Vinci e Bernini.


Dentro da programação do Festival da Juventude da JMJ Rio2013, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) inaugurou em 10 de julho a exposição A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos, que apresenta mais de cem obras-primas vindas dos Museus do Vaticano e das principais instituições italianas, como o Museu do Palácio Venezia, a Galeria Borghese e os Museus Capitolinos (Roma), o Museu de Capodimonte (Nápoles), a Galeria Nacional de Marche (Urbino) e a Galeria Palatina (Florença), além da Biblioteca Apostólica Vaticana e a Fábrica de São Pedro.
"É uma exposição única em razão da amplitude do tema e pela presença de mestres e grandes artistas, o que proporciona um amplo entendimento da singularidade de importantes períodos artísticos, o Renascimento e o Barroco, que nasceram e tiveram seu auge em muitos dos distritos italianos", explica o curador da exposição, professor Giovanni Morello, pesquisador que trabalhou na Biblioteca Vaticana durante trinta anos.
A exposição ocupa integralmente o segundo andar do museu e apresenta ao público obras emblemáticas como Ressureição [Resurrezione], de Ticiano, e raridades como a primeira representação conhecida de Jesus Cristo, de autor desconhecido, datada entre os séculos III e V, que serviu de inspiração às gerações seguintes. Esse também é o caso de Cristo como Salvator Mundi, do ateliê de Leonardo da Vinci, um dos principais nomes do Renascimento italiano, que também marca presença com outras obras em A herança do sagrado.
Leonardo da Vinci - Rosto de Cristo, desenho. 
Veneza, Gallerie dell'Accademia

Para a diretora do MNBA, "esta será uma das exposições mais relevantes já realizadas no país e na América do Sul, abordando a arte do período Renascentista e do Barroco italiano. A mostra reforça os laços culturais entre o Brasil e a Itália".
A mostra apresenta pinturas, esculturas, joias e relíquias divididas em quatro módulos. O primeiro tratará exatamente das representações dos diversos episódios da vida de Cristo, com destaque para obras de Ticiano e Peter Paul Rubens.
O segundo será dedicado à missão e à vocação dos apóstolos Pedro e Paulo. Nessa parte da exposição, o público poderá apreciar inúmeros achados e obras de arte provenientes da antiga Basílica de São Pedro, conhecida como Basílica de Constantino, no Vaticano.
Já o terceiro módulo da mostra tem como tema a Virgem Maria, representada em obras muito significativas, como a que veio dos Museus do Vaticano: Nossa Senhora do parapeito [Madonna del davanzale], c. 1490, de Pinturìcchio.
O último módulo é dedicado a obras e relíquias que remetem à vida dos santos, tema abordado por artistas como Guido Reni e Caravaggio. Em homenagem ao Rio de Janeiro, o público poderá ver de perto o relicário que abriga os restos mortais do crânio de São Sebastião, padroeiro da cidade.
A exposição A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos tem o apoio do Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e é uma realização do Pontifício Conselho para os Leigos, do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, da Fundação João Paulo II para a Juventude, em conjunto com o governo federal do Brasil, por meio do Instituto Brasileiro de Museus e do Museu Nacional de Belas Artes.
Segundo o Gerente de Eventos Culturais da JMJ Rio2013, Gustavo Ribeiro, "a mostra é o principal evento cultural da Jornada Mundial da Juventude", que acontece este ano no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, com a presença do Papa Francisco. "Ela será a maior exposição já realizada para uma edição do evento, resultado do apoio inédito de diversas instituições da Santa Sé (Vaticano) e da Itália", garante.
A produção da mostra no Brasil é coordenada pela Expomus, empresa brasileira que atua há mais de trinta anos no mercado, em parceria com a empresa italiana Artifex.
A exposição conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e copatrocínio da Firjan e da Pirelli.
Tem ainda o apoio de diversas instituições italianas, como o Ministério do Patrimônio, Cultura e Turismo, o Ministério do Meio Ambiente, o Consulado da Itália no Rio de Janeiro, o Instituto Italiano de Cultura e as empresas: Fórum das Américas, Eni, Enel Green Power, Tim Brasil, Telespazio, Finmeccanica, M&G, Conai, Novamont e Illy.



Anibbale Carracci, São Francisco em meditação  1585-1586.  
96x79 cm Gallerie dell'accademia


















Serviço
A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos
Visitação: até 13 de outubro de 2013
Horário: das 9 às 21h, de terça a domingo.
Local: Av. Rio Branco, 199 - Cinelândia, Rio de Janeiro - RJ.
Informações: (21) 2219-8474


Nenhum comentário:

Postar um comentário