Um outro olhar no Paço Imperial

Um outro olhar no Paço Imperial

Centro cultural recebe exposição com obras inéditas do acervo de Roberto Marinho. Durante a Jornada Mundial da Juventude o público poderá apreciar trabalhos de cunho religioso de artistas como Guignard, Portinari, MarciereVolpi.
Guidnard - Vaso de Flores

O Centro Cultural Paço Imperial inaugurou em junho a exposição Um outro olhar: Coleção Roberto Marinho, que reune 202 obras do acervo do jornalista, sendo 78 peças inéditas. O público tem a oportunidade de ver pela primeira vez telas como as que compõem a Via Sacra, de Emeric Marcier, além de imagens religiosas dos séculos XVIII e XIX."Um outro olhar procura evidenciar o enfoque diferenciado dado pelo Dr. Roberto Marinho para formar esse conjunto que será desvendado ao público que poderá, assim, ter também um outro olhar sobre a coleção" explica o curador da exposição e diretor do Centro Cultural Paço Imperial, Lauro Cavalcanti. 
A montagem ocupa integralmente o primeiro e o segundo pavimentos do centro cultural do IPHN/Minc, dividindo as obras por temas - abstratos, flores, paisagens, retratos/ figuras, naturezas mortas, religião, esportes, infância, trabalho, fauna, tapeçarias e esculturas. O público poderá perceber como diversos artistas abordam um mesmo assunto. São obras de nomes importantes como Guignard, Djanira, Iberê Camargo, Di Cavalcanti, Volpi e Tarsila do Amaral. "A montagem da exposição permite que o público perceba a diferença entre os estilos de cada artista, suas influências e como cada um retrata um mesmo tema", analisa Lauro.

Portnari - Floresta (Coelhinho), 1942. Óleo sobre tela. 81x100 cm
A mostra fica em cartaz até 11 de agosto e encerra uma trilogia de exposições com obras do acervo de uma das mais importantes coleções do Brasil - a primeira foi em 1985 e a segunda em 2004.  "Essa mostra permite uma visão global da coleção, fechando coerentemente um ciclo com uma exposição clássica e elegante mais 'convencional' que explora a qualidade dos trabalhos", destaca o curador. 
O prédio situado no centro da cidade do Rio de Janeiro, o Paço Imperial é um raro exemplo de monumento histórico que, em diferentes momentos, foi palco de importantes acontecimentos da história do país. De 1743 a 1763, como colônia de Portugal, foi sede do governo no Brasil. Com a transferência da sede do Governo Geral para o Rio de Janeiro, o Paço tornou-se Palácio dos Vice-Reis até 1808. A partir de então passou a abrigar a Família Real que se transferiu de Lisboa para o Rio de Janeiro, recebendo o nome de Paço Real. Depois, da Proclamação da Independência (1822) até a Proclamação da República (1889), passou a ser chamado de Paço Imperial. Após a Proclamação da República, o prédio foi sede dos Correios e Telégrafos. 
Em 1938, o Paço foi tombado e em 1985, depois de restaurado, tornou-se um centro cultural vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) / Ministério da Cultura.

Serviço

Um outro olhar: Coleção Roberto Marinho
Curadoria: Lauro Cavalcanti
Período da exposição: até 11 agosto de 2013
ENTRADA FRANCA - Aberto de terça a domingo, de 12 às 18h.


Paço Imperial | IPHAN | MinC
Praça XV de Novembro 48 Centro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário