A Grande Cidade


O Espaço Ernani Arte e Cultura realizou a exposição“A Grande Cidade – Rio de Janeiro (1922 – 2012)”, com a importância de um verdadeiro registro histórico da última década do século XX e primeiro do século XXI, sob a visão do grande artista Ricardo Newton, em óleo sobre tela em grandes formatos.
Verão de 2010

Aventureiras do cotidiano
Vale ressaltar, ícones representativos de um Rio de Janeiro que não volta mais, como o lendário "Caneco 70", grande ponto de boêmia carioca daquela época, no Leblon; assim como os antigos quiosques de Copacabana, que já foram trocados várias vezes neste pequeno período; a construção da Barra da Tijuca e a cena marcante dos ônibus coloridos que traziam e levavam os moradores de bairros menos favorecidos às praias, e alguns viajavam pelo lado de fora, pendurados e até brincando de surf.
Fim de romance

O Sol
Para sua aberta, o Espaço Ernani Arte e Cultura buscou  transmitir a descontração e estilo carioca retratados nas telas, com ambulantes de mate leão e biscoito  Globo, pipoca e picolé  e construiu um cenário com areia e cadeiras praia.
A origem das espécies

Efeito de luz II
Para encerrar esta incrível mostra, com o período de 16  a 27 de outubro,  o Espaço Ernani Arte e Cultura produziu um Finissage, onde a galeria foi transformada em uma pista de dança, com som e iluminação de boate, para refletir o clima  boêmio carioca, expressado em algumas telas.
Caneco 70
O importante desta exposição é mostrar ao público o quanto essa cidade é mutante, e mesmo com tantas alterações ela continua sendo " A Cidade Maravilhosa " independente da época.
Nesta mostra conseguimos verificar a trajetória e evolução na forma de pintar e se expressar deste artista que também é professor de desenho e pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário