Destaques

Por Litiere C. Oliveira

Museu de Arte do Rio

Legenda : Maquete do Museu de Arte do Rio
Foto: Divulgação
Parte do projeto do Porto Maravilha, peça chave na revitalização cultural da Zona Portuária do Rio de Janeiro, o MAR - Museu de Arte do Rio será inaugurado no dia 10 de setembro, na Praça Mauá. Ocupando dois prédios vizinhos construídos no início do século XX, unidos por uma imensa cobertura ondulada, a obra foi orçada em R$ 76,6 milhões.
O projeto do museu foi feito pelos arquitetos Thiago Bernardes, Bernardo Jacobsen e Paulo Jacobsen. O curador-chefe do museu é Paulo Herkenhoff, que já contabiliza mais de 300 doações. Quatro exposições temporárias estão sendo montadas para a inauguração: "Abrigo, poética e o direito de morar", "Vontade Construtivista", "A Arte brasileira e internacional" e, por último, uma mostra de paisagens e documentos do Rio de Janeiro.

Álvaro Siza ganha o Leão de Ouro na Bienal de Veneza

Foto: Mathias Cramer
Álvaro Siza, autor do projeto da Fundação Iberê, mais uma vez é notícia na imprensa internacional. O premiado arquiteto português vai receber em agosto o Leão de Ouro de carreira na 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza. Em 2002, há dez anos, o projeto da Fundação Iberê Camargo, assinado por ele, também recebeu o Leão de Ouro pela genialidade da proposta. E na última semana, o MoMA de Nova Iorque, que tem privilegiado sobretudo arquitetos americanos ou com obra nos Estados Unidos - integrou a sua coleção permanente três trabalhos de Siza, entres eles 21 desenhos e uma maquete do prédio erguido em Porto Alegre, de frente para o Guaíba.
Na avaliação do MoMA, o projeto da Fundação Iberê representa a maturidade do estilo de Siza e é um destaque na arquitetura do século XXI. O edifício também é referência mundial em sustentabilidade pelo sistema de iluminação inteligente, climatização de última geração, reuso de água das chuvas, resgate e preservação das áreas verdes da encosta.
Homenageado com o Pritzker , em 1992, considerado o Nobel da Arquitetura, Siza tem obras espalhadas pelo mundo. O Museu de Serralves, a Casa do Chá, o Pavilhão de Portugal na Expo 98, a igreja de Marco de Canavezes ou o projeto de renovação do Chiado, em Lisboa, são algumas das suas obras mais emblemáticas. Também criou o projeto para o Centro Meteorológico da Vila Olímpica, em Barcelona, e para o Museu de Arte Contemporânea da Galiza.

Giacometti no Rio

Sucesso de público em São Paulo, chega ao MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro a exposição "Alberto Giacometti - Coleção da Fundation Alberto et Annette Giacometti, Paris". A mostra conta com cerca de 280 obras, entre pintura, escultura, desenho, gravura e artes decorativas, realizadas entre os anos 1910 e 1960, provenientes da referida fundação, e uma obra do MAM (Quatre Femmes sur Socle), a única que pertence a uma coleção pública no país. A curadoria é de Véronique Wiesinger, diretora da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris.A mostra foi matéria de capa de A Relíquia, na edição de março de 2012, quando foi inaugurada na capital paulista. Leia no blog: http://www.jornalareliquia.blogspot.com.br/2012/03/o-andar-de-giacometti.html


Angelo Venosa

Também no MAM RJ, no espaço vizinho ao da exposição de Giacometti, está aberta a primeira retrospectiva do escultor Angelo Venosa, com 30 obras, entre imensas esculturas e objetos menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário