São Paulo: Arte & Estilo

Jair Marcos Vieira

Roma - A Vida e os Imperadores, no MASP


Estátua de Vênus Agachada
 Formado pela riqueza cultural que abrangeu toda a Europa e parte da Ásia e da África, o Império Romano fundiu costumes e tradições que se propagaram pelo mundo ao longo dos séculos. Em "Roma - A Vida e os Imperadores", o desafio é recontar a trajetória do povo e dos imperadores romanos no período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano por meio da arte, da arquitetura triunfal, das cerimônias de poder, da vida cotidiana, das célebres conquistas e da opulência do Império. O público poderá apreciar o deslumbrante acervo de 370 peças que sai da Itália pela primeira vez - e desvenda os hábitos e costumes do povo romano -, vindo de importantes instituições como o Museu Arqueológico Nacional de Florença, o Museu Nacional Romano, o Museu Nacional de Nápoles, o Antiquário de Pompeia, o Museu Arqueológico de Fiesole e a Galeria Uffizi. A exposição marca a abertura da programação do MASP no Momento Itália Brasil 2011-2012. A curadoria, assinada por Guido Clemente, professor de História Romana da Universidade de Florença, em parceria com uma comissão de estudiosos e historiadores dos principais museus italianos de arqueologia, buscou privilegiar a abordagem dos imperadores de Roma do ponto de vista do exercício de seu poder e de suas diferentes personalidades. A variedade de peças é a verdadeira riqueza da exposição, pois permite ao visitante o acesso a um mundo complexo. Entre os destaques estão três paredes com afrescos da Vila de Pompeia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias. Para estimular o visitante a uma verdadeira viagem no tempo, Roma - A Vida e os Imperadores foi estruturada em ordem cronológica. A mostra é formada por quatro núcleos expositivos: (1) Entre César e Augusto: o nascimento do Império; (2) Nero; (3) O apogeu do Império e (4) Um Império multicultural. Roma - A Vida e os Imperadores. Galeria Clemente de Faria, 1º e 2º subsolos do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP. Av. Paulista, 1578, Cerqueira César. Tel.: (11) 3251-5644 / atendimento@masp.art.br. De terça a domingo, e feriados, das 11h às 18h. Quinta, das 11h às 20h. A bilheteria fecha sempre 30 minutos antes. Ingressos: R$ 15. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes pagam R$ 7. Visitantes até 10 anos e acima de 60 anos de idade têm entrada gratuita. Até 22/4.

Concertos 2012 na FMLOA: homenagem a Debussy
A temporada 2012 de concertos na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano nos faz lembrar que em 1862, portanto há 150 anos, nascia Claude-Achille Debussy (1862 -1918). Marco na história da música francesa e da música clássica universal, na virada do século 19 para o 20, foi ele o responsável pelo despertar de um novo som instrumental. Abriu o caminho para novas experiências orquestrais e ao mesmo tempo assimilava em suas criações os "recados" deixados pelo Oriente, pelo Jazz de Nova Orleans e pelas guitarras de Espanha. Grande admirador que fora em sua juventude do legado wagneriano, Debussy trouxe nos últimos anos do século 19 uma grande surpresa sinfônica, com seu "Prelúdio à tarde de um fauno" (Prélude à l'après-midi d'un faune), por seu inesquecível solo de flauta e sua orquestração transparente. Coordenador musical: Gilberto Tinetti. Programação geral de 2012: 11/3 - Paulo Gori - piano; 1º/4 - Quarteto Romanov - cordas; 15/4 - Felipe Scagliusi - piano; 6/5 - Ronaldo Rolim - piano; 20/5 - Quarteto Camargo Guarnieri e Vera Astrachan - cordas e piano; 3/6 - Claudio Cruz, Gilberto Tinetti e Wilson Sampaio - violino, piano e violoncelo; 17/6 - Antonio Del Claro e Ricardo Ballestero - violoncelo e piano; 5/8 - Fernanda Krug e Patrícia Vanzella - violino e piano; 19/8 - Clélia Iruzun - piano; 2/9 - Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini - piano a 4 mãos; 23/9 - Grupo AUM - instrumental; 7/10 - Patrícia Bretas - piano; 28/10 - Trio Brasileiro - piano, violino e violoncelo; 11/11 - Eduardo Santangelo - piano; 25/11 - Ensemble SP e Nicolau de Figueiredo - cordas e cravo; 9/12 - Concerto de Natal. Domingos, sempre às 11h30. Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Av. Morumbi, 4077, Morumbi. Tel.: (11) 3742-0077. Fax: (11) 3742-0077 - ramal 20. info@fundacaooscaramericano.org.br.

No MAC: Lazer com Arte para a Terceira Idade (e Tàpies...)
Estão abertas as inscrições para duas turmas (uma menos e outra mais experiente) do programa que tem como objetivo aproximar o público idoso da arte moderna e contemporânea, que integra o acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP. Por isso, oferece uma programação centrada em atividades de ateliê, em diferentes linguagens e procedimentos artísticos, inclusive os digitais. A programação inclui a realização de exposição didática de avaliação, com obras dos participantes selecionados. Informações e inscrições: Secretaria Acadêmica do MAC USP. Rua da Praça do Relógio, 109A, Cidade Universitária. Tel.: (11) 3091-3559. Inscrições seguem até 7/3, presencialmente ou pelo email cursosmac@usp.br. As vagas serão preenchidas mediante sorteio em 8/3, às 10h30, no Auditório do Mac USP. Em tempo: um dos mais famosos artistas europeus de sua geração, o artista plástico espanhol Antoni Tàpies (1923-2012) faleceu no último dia 6/2, aos 88 anos, em Barcelona. Em homenagem ao artista, o MAC USP apresenta em destaque a obra Ásia (1951), um óleo sobre tela de 1951, no hall de entrada de sua sede na Cidade Universitária (Rua da Praça do Relógio, 160 - Cidade Universitária - entrada gratuita).

Releases, toques e sugestões para esta coluna, escrevam para areliquiasp@uol.com.br e/ou jair@areliquia.com.br. Tels:. (11) 2601-5954 / 9787-8271 / 8684-2424.

Nenhum comentário:

Postar um comentário