A arte de Nelise Ometto em livro e exposição


A ceramista Nelise Ometto ganha exposição individual no Joh Mabe Espaço Arte & Cultura. A abertura foi no dia 17 de abril. A galeria fica localizada na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4.225. Durante a vernissage foi lançado o livro A Cerâmica de Nelise Ometto, de autoria de Enock Sacramento, com apoio institucional do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e patrocínio do Grupo São Martinho. A exposição, intitulada Árvores Não-árvores, tem curadoria de Fernando Flexa, que também responde pela direção de arte do livro. No térreo da galeria estão as cerâmicas recentes de autoria de Nelise Ometto, referenciadas na árvore. No andar superior do espaço estão expostas técnicas mistas sobre tela, realizadas com utilização de pintura e cerâmica. A mostra ficará aberta até o dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19 horas e aos sábados, das 10h às 13 horas.

Sobre o Livro  A publicação A Cerâmica de Nelise Ometto tem 120 páginas e está dividida em sete capítulos: Período de Formação, No Ateliê Usina, No Ateliê da Rua Laboriosa, A pintura e a Cerâmica, Esculturas Cerâmicas, Sobre Nelise e Cronologia. O capítulo Sobre Nelise engloba três textos sobre a artista assinados por Megumi Yuasa, seu mestre, Jacob Klintowitz e Fernando de Abreu Ribeiro Filho. O primeiro é inédito e os dois últimos datam de 2007. O livro inclui ainda alguns textos curtos da artista, à guisa de depoimentos.

NELISE OMETTO
Nascida em Curitiba Nelise Ometto mudou-se muito cedo para Ribeirão Preto, cidade em que permaneceu durante a infância e adolescência. Em 1961 passa a viver em Limeira e, no fim dos anos 1970, em São Paulo. Em 1980, inicia seus estudos de cerâmica com Megumi Yuasa, permanecendo no ateliê do mestre por seis anos.  Em 1983, instala ateliê em Iracemápolis, a 70 quilômetros de São Paulo e começa a expor sua obra no ano seguinte. A partir de então, participa de numerosas exposições coletivas no Brasil e no exterior (dentre elas: Memória da Árvore – Mural do Acervo do Tajami City Culture Center, Gifu Perfecture, Japão, 1986; 75º Salon International des Ateliers D’Art Bleu D’Assise, Paris, França, 1987 e Exposição Objeto Brasil/Uniemp: 500 anos de Design. Pinacoteca do Estado e Parque da Luz – São Paulo, SP, 2000). Realiza ainda duas exposições individuais, sendo uma delas no Museu Brasileiro de Escultura (2007), em São Paulo.

ENOCK SACRAMENTO
A Cerâmica de Nelise Ometto é o 27º livro de autoria de Enock Sacramento, que é membro das Associações Paulista, Brasileira e Internacional de Críticos de Arte. Participou de mais de 150 júris de salões de arte, curou mais de 100 exposições no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, prefaciou cerca de 250 catálogos de exposições e publicou no ano passado cinco outros livros: A arte de Ramon Cáceres, Chico Niedzielski, A Escultura de Margarita Farré, Arte Contemporânea e Arte Brasileira na Coleção Bettiol. Em função de sua atuação como crítico e curador de arte, recebeu, em 2004, o Prêmio Gonzaga Duque, da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte, por atividades desenvolvidas no ano anterior. Em decorrência de sua trajetória como crítico, ganhou o Prêmio Mário de Andrade –reconhecimento da ABCA – em maio de 2011.
Acredito que o ato de abrir o forno, após a queima de uma peça única de cerâmica, sempre gera uma emoção, combinada com a expectativa e a ansiedade em descobrir como será o resultado final de todo um processo, que se iniciou a partir de um simples bloco de argila”, afirma a artista.  E continua: “E esta emoção tem sido  assim, desde a queima da minha primeira peça, um singelo vaso que batizei de ‘Vestido de Bailarina’. Aqui se inicia uma vida apaixonada por argilas, esmaltes e pelo calor de um forno de alta temperatura. O ceramista, com certeza, domina todo o processo, mas a última palavra sempre será a do fogo.

Nelise Ometto
A ceramista Nelise Ometto, em sua exposição Árvores Não-Árvores, nos apresenta em seu universo lúdico, um conjunto de árvores misteriosas em suas formas, maravilhosas em suas folhagens e instigantes em suas proporções únicas, ora alongadas como se habitassem paisagens imaginadas por Giacometti, ora reduzidas em proporções diminutas, como se a Ilha de Lilliput fizesse divisa com a rua onde habitamos. Estas árvores não-árvores moldadas pela ceramista, se agrupam em florestas únicas, que desenham linhas no horizonte, formam pequenos recantos e criam microuniversos para reinventar uma paisagem de relevos suaves e horizontes longínquos. É assim que o Espaço Joh Mabe nos apresenta em múltiplas instalações, uma nova geografia e uma nova vegetação, formadas pela argila, cor e poesia de Nelise Ometto.

Fernando Flexa, curador da exposição Árvores Não-árvores
As últimas obras de Nelise, produzidas durante a elaboração do livro, se constituem em frutos maduros de sua produção escultórica ceramística. Trata-se de trabalhos referenciados na árvore, tema ao qual ela se dedica há muito anos, mas que agora ganhou uma nova dimensão.
Enock Sacramento, autor do livro A Cerâmica de Nelise Ometto

Serviço:
Livro
A Cerâmica de Nelise Ometto, de Enock Sacramento
Editora do Autor, 129 páginas, capa dura, sobrecapa e embalagem protetora
Exposição
Árvores Não-árvores, de Nelise Ometto
Curadoria e expografia: Fernando Flexa
Local: Joh Mabe Espaço Arte & Cultura
R. Brigadeiro Luiz Antonio, 4.225 – São Paulo/SP
Vernissage: 17 de abril, terça-feira das 19h às 23 horas
Visitação: 18 a 30 de abril de 2012
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19 horas/ Sábados das 10h às 13 horas
Informações para a imprensa: Vicente Negrão Assessoria
Vicente Negrão – vicente@vicentenegrao.com – (11) 3060.8397/ (11) 9203.0475
Filipe Bezerra – filipe@vicentenegrao.com – (11) 3064.2563/ (11) 8102.8116

Nenhum comentário:

Postar um comentário