São Paulo: Arte & Estilo

Jair Marcos Vieira

Deuses e Madonas no MASP
Uma obra-prima de um mestre do Renascimento e uma instalação do artista brasileiro contemporâneo Eder Santos são os destaques de "Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado". São Jerônimo Penitente no Deserto, que o jovem Andrea Mantegna concluiu em 1451 e foi uma das principais obras na maior retrospectiva do autor, realizada em 2008 em Paris, no Louvre, está de volta ao MASP depois de restaurada pela equipe do museu francês. Concebida pelo curador Teixeira Coelho a partir de 40 obras-primas do acervo do museu, a maioria do século 14 ao 19, Deuses e Madonas... traz ainda El Greco (Anunciação, de 1600);  Delacroix (As quatro estações, c.1856);  Botticelli (Virgem com o Menino e São João Batista Criança, c.1490); Tintoretto (Ecce Homo ou Pilatos Apresenta Cristo à Multidão, c.1546); Rafael (A Ressurreição de Cristo, 1499-1502)... "A representação de deuses e madonas nesta exposição alicerça-se sobre a ideia do  sagrado, uma categoria da relação entre o ser humano, a vida e o mundo, que pertence ao campo do indizível, daquilo que foge ao racional (...)", segundo texto de Teixeira Coelho. "(...) A coleção do MASP reúne obras cujo tema é o numinoso tanto na versão grega clássica como na manifestação cristã que se dão ao redor da ideia dos deuses e das madonas, dois grandes personagens da história da arte ocidental.  São dois sistemas de valores distintos, expressos nos pincéis de grandes mestres da arte ocidental. (...)". Serviço Educativo: como nas mostras compostas por obras do acervo e nas exposições temporárias realizadas pelo MASP, a exposição aqui em destaque possui um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas das redes pública e privada. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: (11) 3251 5644, ramal 2112. Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado. MASP-Museu de Arte de Paulo. Av. Paulista, 1578, Bela Vista (região central, próximo à estação do metrô Trianon-MASP). Tel. (11) 3251-5644. www.masp.art.br. De terça a domingo, das 11h às 18h (bilheteria aberta até 17h30); quinta-feira, das 11h às 20h (bilheteria até 19h30). Ingressos: R$15; estudantes, professores e aposentados com comprovantes: R$ 7; menores de 10 e maiores de 60 anos não pagam. Terça-feira: entrada gratuita para o público em geral. Mostra sem prazo determinado para seu término.

Instituto Moreira Salles-SP em novo espaço na Paulista
O IMS terá novo museu em São Paulo. O projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos venceu o concurso entre outros cinco escritórios brasileiros para a construção, em um terreno na avenida Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação, de um edifício que destinará três andares (cerca de 1200 m2) só para exposições e terá também um cinema/auditório, uma biblioteca de fotografia, salas de aulas para cursos, cafeteria, loja e a administração do Instituto. O escritório foi eleito por um júri de renomados críticos e especialistas estrangeiros e brasileiros. Construir um amplo centro cultural em São Paulo é antiga aspiração do IMS. Desde 1996, a instituição tem uma galeria na rua Piauí, em Higienópolis, com espaço insuficiente para abrigar as grandes exposições de fotografia e artes plásticas que promove. Nos últimos anos, tais exposições (como as de Aleksandr Ródtchenko, Saul Steinberg ou Maureen Bisilliat) chegaram a SP graças a importantes e bem-sucedidas parcerias com o Sesi/Fiesp, a Pinacoteca do Estado, o Sesc ou a Faap. Com o novo museu, será possível também promover mostras de cinema, palestras, cursos e eventos musicais, como os que o IMS já realiza em seu centro cultural do Rio de Janeiro. O museu, portanto, além de ser um novo marco arquitetônico da cidade, fará jus à importância que o IMS sempre deu a São Paulo, principal centro de irradiação cultural do País. Fundado em 1992, o IMS é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais. É detentor de um rico acervo de fotografia (600 mil imagens), música (100 mil fonogramas), artes plásticas (1200 obras de iconografia do século 19 em papel) e literatura (400 mil documentos e livros de arquivos pessoais de escritores e pensadores) - obras apropriadamente abrigadas em reservas técnicas no RJ. Nos três centros culturais que possui em SP, Rio e Poços de Caldas (MG), realiza exposições, palestras, shows, ciclos de cinema e eventos. Na área editorial, além de livros e catálogos de arte, publica a série "Cadernos de Literatura Brasileira", a revista de ensaios "Serrote" e a revista de fotografia contemporânea "Zum". Maiores informações pelo tel. Tel.: (11) 3825-2560.


Raffaello Sanzio - Ressurreição de Cristo



... e o IMS-SP apresenta exposição inédita de Mira Schendel
O Instituto Moreira Salles está com a mostra "Mira Schendel, pintora" em cartaz, com 29 obras da artista plástica suíça radicada no Brasil. A curadoria é da historiadora Maria Eduarda Marques. A exposição, que ficou em cartaz no IMS-RJ de setembro a novembro de 2011, reúne alguns dos melhores exemplos da pintura de Mira Schendel (1919-1988), produzidos entre os anos de 1950 e 1980, pertencentes a acervos de coleções particulares e instituições. Mira integrou a I Bienal de São Paulo, em 1951. Mira Schendel, pintora. Instituto Moreira Salles - SP. Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis. Tel.: (11) 3825-2560. www.ims.com.br. De terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Entrada franca. Até 11/3.



Releases, toques e sugestões para esta coluna, escrevam para areliquiasp@uol.com.br e/ou jair@areliquia.com.br. Tels. (11) 2601-5954 / 9787-8271 / 8684-2424.

Nenhum comentário:

Postar um comentário