O Morro da Conceição pelas lentes de Marcelo Frazão e desenhos digitais de Luiz Christello

Viver no centro da uma moderna metrópole e ao mesmo tempo conviver com hábitos, costumes e valores que há muito ficaram para trás. Presenciar a estranha sensação de “estar no interior, morando na cidade grande”, onde as pessoas se cumprimentam, chamam umas às outras pelo nome, artistas locais que trocam gentilezas, no coração de um dos endereços mais preservados do Rio de Janeiro.


Estas são algumas das inspirações que preenchem a exposição Morro da Conceição pelas lentes de Marcelo Frazão e desenhos digitais de Luis Christello , dois artistas apaixonados por um dos mais belos recantos do centro da cidade, mas que também se preocupam com os rumos da ocupação daquele espaço.

O trabalho da dupla nos faz passar por lugares que nunca excursionamos, promove uma negociação entre arte, a vida, o tempo, o espaço e o afeto. Esta rica mistura transborda nas cerca de 40 fotografias e desenhos, que vão ocupar as paredes do Centro Cultural dos Correios, a partir do dia 23 de novembro.

No texto de apresentação da exposição, o superintendente do IPHAN no Rio , arquiteto Carlos Fernando de Andrade relembra que o Morro da Conceição era um dos pontos delimitadores da ocupação da cidade e o único a manter as funções habitacionais, no começo do século XIX.

Ao preparar o visitante para o percurso da exposição, Carlos Fernando avisa que “cada passo é uma surpresa, quadros se sucedem aos olhos do caminhante, ..., brilhantemente, através das fotos de Marcelo Frazão e os desenhos de Luis Christello”.

O artista e designer gaúcho Luis Christello participa de exposições desde 1986, tendo integrado mostras no Centro Cultural dos Correios e na Funarte. Curador, artista, professor de gravura da Escola de Belas Artes/UFRJ, Marcelo Frazão já expos em espaços como o Museu Nacional de Belas Artes, a galeria Oscar Seráphico, em Furnas Cultural, Museu da Gravura de Curitiba(PR), Sesc Copacabana, além de participar de exposições na Alemanha, Argentina, Canadá e vários outros países. Suas obras integram acervos do Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional, Centro Cultural Candido Mendes, Museu da Chácara do Céu, entre outros.



Exposição Morro da Conceição pelas lentes de Marcelo Frazão e desenhos digitais de Luis Christello

Abertura: 23 de novembro, quarta-feira, às 18h.

Periodo: 24 de novembro de 2011 até 8 de janeiro de 2012.

Local: Centro Cultural dos Correios - rua. Visconde de Itaboraí, 20 - Centro

Visitação: de terça a domingo, das 12h até 19h. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário