São Paulo: Arte & Estilo

O lirismo de Jacques Douchez no Lordello & Gobbi



O Lordello & Gobbi Escritório de Arte lançou em setembro a mostra individual do artista franco-brasileiro Jacques Douchez, intitulada "Jacques Douchez Geometrismo Lírico". São 32 pinturas e guaches. Essa nova exposição individual de Douchez marca, em definitivo, seu retorno à pintura. Resultado de constante estudo, sua obra recente leva a limites máximos suas convicções, vislumbrando um continuísmo inusitado e riquíssimo de possibilidades e interpretações. Reunidos no especial momento em que, aos 90 anos, Jacques Douchez continua a produzir, os trabalhos ora mostrados são novo testemunho da extrema coerência de sua obra, no interior da qual cada sutil mudança de rota foi amadurecida sem qualquer pressa, processo hoje inimitável no meio artístico, pela própria dinâmica da vida contemporânea. A exposição está organizada em módulos, organizados intrinsecamente: a consolidação do período do Atelier Abstração; a geometria linear e retilínea; a geometria curvilínea, marca instigante de sua carreira, e o uso experimental da geometrização mais livre do que nos períodos anteriores, que flerta contidamente com o Tachismo. Jacques Douchez, em sua juventude, ensinou Língua e Literatura Francesa em Paris. Suas primeiras incursões no desenho datam de 1942; ele adotou o Brasil em 1947.
Jacques Douchez Geometrismo Lírico. Curadoria: Antonio Carlos Abdalla. Lordello & Gobbi Escritório de Arte. Rua Peixoto Gomide, 2020, Jardim Paulista. Tels.: (11) 3088-1632 / 3081-6439. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. www.lordelloegobbi.com.br. Entrada gratuita. Até 28/11.



Curso: "Arte brasileira
contemporânea: a obra-objeto"

A história das obras de arte e das práticas artísticas paira, ainda, como uma grande incógnita para o público em geral. Como "entender" a arte contemporânea? Como localizar a arte contemporânea dentro do contexto brasileiro? Esse curso pretende promover reflexões sobre a arte e o fazer artístico; facilitar o entendimento e a compreensão da arte contemporânea, por meio da apreciação e da contextualização de obras de artistas brasileiros que vêm trabalhando desde a segunda metade do século 20 até hoje. Cada um dos quatro módulos enfocará um assunto ou formato específico que será apresentado por meio de uma série de obras de artistas brasileiros contemporâneos. Professoras: Ana Teixeira e Iara Freiberg (ambas egressas da USP). Arte brasileira contemporânea: a obra-objeto. Duração: 4 encontros: "A pintura e a escultura tradicionais"; "A pintura e a escultura hoje"; "Arte Postal" e "Os artistas que não fazem mais a obra". Segundas-feiras, das 20h às 22h, em 10, 17, 24 e 31/10. Fundação Ema Klabin. Rua Portugal, 43, Jardim Europa. Inscrições: (11) 2339-0767 / (11) 2338-6127 / (11) 3081-5845. www.projetocultura.com.br.





De Jacques Douchez, em exposição no Lordello & Gobbi: "Concreção" (1975-2008),Óleo sobre tela




                   "Floresta Tropical", (1965-2011), Guache sobre papel




Fundação Maria Luisa...
tem novo concerto de piano

O Ministério da Cultura e a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano continuam com a série "Franz Liszt: o Piano em Foco". Dentro da rica programação erudita que ocorre ao longo deste 2011, apresentam agora o Recital de Fabio Martino, ao piano. Ele executará obras de Johannes Brahms (1833-1897): Sonata nº 1 em Dó Maior Op.1; Franz Liszt (1811-1886): Pater Noster / Bénédiction de Dieu dans la Solitude e Alexander Scriabin (1872-1915): Sonata nº 5 em Fa # Maior Op.53. Fabio Martino nasceu em 1988 em São Paulo e iniciou seus estudos de piano aos 5 anos. Foi premiado em diversos concursos nacionais e internacionais no Brasil, Portugal e Alemanha. Desde 2009, o pianista integra o quadro de jovens solistas do "Keyboard Charitable Trus", organização europeia que realiza concertos na Europa e América do Norte, e teve como estreia um recital no Steinway Hall de Londres, em março de 2010. Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Capacidade do auditório climatizado: 107 lugares. Av. Morumbi, 4077, Morumbi. Informações: Claudia Vida Souza Ferreira (Gerente Cultural) pelo tel.: (11) 3742-0077 / Fax: (11) 3742-0077 - ramal 20 / info@fundacaooscaramericano.org.br. Domingo, 16/11, às 11h30. Ingressos: R$ 20 / R$ 10 (estudantes e acima de 60 anos). www.fundacaooscaramericano.org.br.

Individuais de Flavio Samelo
e Lauro Roberto na LOGO

No dia 24/9 a recém inaugurada galeria de arte contemporânea LOGO, que nasceu para apresentar e discutir arte que emerge de universos paralelos, de iniciativas independentes e culturas urbanas, abriu duas exposições individuais. Em "Geométrica", o paulistano Flavio Samelo ocupa as duas primeiras salas expositivas com fotografias e uma instalação que mistura foto e pintura; mas a maior parte dos trabalhos foi resolvida apenas com sua câmera. A formação de sua lógica geométrica tem como ponto de partida o olhar do skatista para a cidade. Lauro Roberto, de Volta Redonda (RJ), mostra "Suíte Voláctea", uma seleção da série de pintura e raspagem sobre embalagens Tetra Pack: a caixa de leite longa-vida, em sua globalizada embalagem, aberta, revela o revestimento interno metalizado. A técnica desenvolvida pelo artista envolve uma composição inventada de tinta preta e utensílios improváveis, como as delicadas ferramentas de concertar relógios que herdou de seu avô e fragmentos de madeira arrancados de caixas de feira. Geométrica e Suíte Voláctea. Galeria LOGO. Rua Artur de Azevedo, 401, Pinheiros. De terça-feira a sábado, das 11h às 19h. Até 22/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário