InformArte

FotoRio 2011: Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro


Foto: Leo Aversa

 De 7 de junho a 17 de julho de 2011 acontece no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro um dos mais importantes eventos da fotografia contemporânea. A Itália é o país homenageado nesta 5ª edição do FotoRio - projeto patrocinado pelos Correios - com o objetivo valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos grandes acervos e coleções públicas e privadas e à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira. Durante o Encontro, o público conta com 15 mostras individuais de grandes nomes da arte fotográfica, exibição de filmes, dentro dos projetos "Foto In Cena" e do "FotoCine", palestra da fotógrafa Nair Benedicto, intitulada "Não Desisto de Mim", e 6º Encontro sobre Inclusão Visual.
O Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro divulga e promove o intercâmbio de ações dos projetos que trabalham com a fotografia e o vídeo como instrumento de alfabetização visual e inclusão social. Com as apresentações e os debates, coordenados por Simone Rodrigues, o evento já se tornou uma tradição do FotoRio e tem contribuído para dar visibilidade às estratégias e realizações desses grupos que fazem da prática fotográfica um caminho para o exercício da cidadania. As atividades incluem apresentações, projeções de fotos e vídeos e debates.

Local: Av Almirante Barroso, 25, Centro.- RJ
Abertura: 6 de junho, às 19h (para convidados)
Visitação: de 7 de junho a 17 de julho de 2011


Tambo



“Tributo a Mandela” Acrílica sobre tela, 1,00x 1,40m


O artista plástico angolano - Tambo - está expondo o seu trabalho na MIB - Galeria de Artes. As suas obras refletem a simbologia africana primitiva, plenas de cores vibrantes e explosivas e uma identidade muito própria.
Na sua prática artística de raízes africanas, Tambo mistura, de uma forma genial, o abstrato com o figurativo, o tribal primitivo com a linguagem contemporânea e a policromática com a harmonia das formas. A sua tendência geometrizante, com cunho diferenciador dentro da temática, faz dele um artista contemporâneo em ascensão.
MIB - Rua Siqueira Campos, 143, Slj 133 - Copacabana – RJ



Exposição "2892", de Daniel Senise na Casa França Brasil



Artista consagrado da geração 80, Daniel Senise ocupa o espaço expositivo da Casa França-Brasil com a mostra "2892". A exposição apresenta as séries "Mil", 2010 e "Silvio Romero, 34", 2009/10, a obra inédita "2892", 1993-2011, e "Crucifixão", especialmente criada para o cofre da Casa França-Brasil.
O título "2892" se refere à obra do salão principal, formada por setenta lençóis pelos quais passaram 2892 pessoas. Este trabalho foi iniciado em 1993, quando Senise doou lençóis brancos ao Instituto Nacional do Câncer e a um motel da cidade do Rio de Janeiro. Paredes de 21,5m formam um corredor: de um lado, os lençóis de motel, "Branco 2430"; do outro, os do hospital, "Branco 462". Nas salas laterais, o artista apresenta duas séries de trabalhos, a série "Mil", 2010, com telas de tijolos feitos de papel, folders, catálogos e convites, oriundos de material expositivo.

Local: Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro - RJ
Visitação: Até 10 de junho
LANÇAMENTO DE LIVRO EM SALVADOR
“Camarada Júlio:
Confissões Sinceras de uma Militância”


 
Autobiografia da resistência política e cultural durante as décadas de 60, 70 e 80



 O livro conta com quatro capítulos, 518 páginas e duzentas ilustrações sobre os movimentos culturais na Bahia dos anos 60, a UFBA na década de 70 e a criação e o fim de organizações políticas.
 Suas páginas contêm um painel da retomada dos movimentos sindicais, estudantis, partidários e populares. O livro mostra também a época das greves gerais, das campanhas políticas e eleitorais, do relacionamento com artistas e a atuação dos governantes do Brasil e da Bahia entre 1962 e 1990.  O livro Camarada Júlio é escrito por quem tomou parte na resistência política e cultural a esses caminhos e fornece um painel dos movimentos da época. Sem receio de se expor, seu autor faz confissões sinceras e saborosas sobre a sua militância. A leitura dessas memórias nos coloca em contato com os sonhos, generosidade e equívocos de uma geração onde muitos buscaram construir, a seu modo, na Bahia e no Brasil, uma revolução de caráter socialista.
O autor Franklin de Carvalho Oliveira Junior é professor universitário e historiador. Camarada Julio é o seu quinto livro. O lançamento do livro e noite de autógrafos será dia 17 de junho, a partir das 18:30h

Local: Livraria LDM - Rua Direita da Piedade 22, Centro, Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário