Últimas Notícias

Nelson Felix exibe “Concerto para encanto e anel”, no Oi Futuro

Primeira escultura sonora do artista, sintetiza trabalhos realizados entre 2006 e 2010


Imagem de Nelson Felix diante do vulcão Hekla, na Islândia.

Uma escultura. Um concerto que revela o som produzido pela obra de arte. Um vídeo. O “Anel”, de Nelson Felix, suas memórias e ruídos produzidos ao longo de sua trajetória. Sutis ou marcantes, os sons desnudam as inquietações da própria obra, que exibe a sua voz em diversos tons, numa sinfonia abstrata e singular - ritmada e acompanhada pela projeção de sua própria imagem.

Concerto para encanto e anel apresentará a primeira escultura sonora de Nelson Felix. Utiliza o vídeo e, principalmente, o som como elemento central da construção do espaço. Todas as ações realizadas em tempos e lugares distintos se tornam uma, como uma ópera e seus atos, como um concerto e seus movimentos. Para o artista, o som, o ritmo, a cadência, são agora tratados como música e peça fundamental da estrutura plástica.

A exposição, produzida por Suzy Muniz Produções, origina-se do trabalho homônimo, Concerto para encanto e anel – constituído de três partes, duas exposições e um livro – e realizado entre 2006 e 2010: “Camiri” (Museu Vale), “4 Cantos” (série de ações realizadas no globo terrestre) e “Cavalariças” (EAV Parque Lage). Sintetiza, de modo original, o espaço percorrido na construção de uma escultura.

Na sala principal da mostra estará a “escultura sonora” – que será exibida em uma sala escura, em cujas paredes serão projetadas imagens da trajetória do “Anel”. Imagens essas que serão o pano de fundo da obra, que tem como culminância o som produzido pelo “Anel” em várias das situações experimentadas. A engenharia de som é de Carlos Vidal; a criação e edição de vídeos, de Begué, Luis Felipe Sá e Nelson Felix.

Paralelamente, em uma sala menor, sete projetores empilhados irão exibir, em looping, fotos e desenhos produzidos pelo artista: cubos, cruzes, anéis, círculos, elementos utilizados por Nelson Felix em seus últimos trabalhos. A captação de imagens é de Luís Felipe Sá.

A exposição se encerra com o livro Concerto para encanto e anel, que tem textos de Ronaldo Brito e Marisa Flórido, além de duas séries de desenhos de Felix – “uma espécie de entrevista gráfica”, segundo o artista. A publicação (300 páginas) – considerada por Nelson Felix como “um objeto de escultura” – será lançada na semana seguinte à abertura da exposição, no Auditório do Oi Futuro, com mesa-redonda da qual participarão o artista, Ronaldo Brito e Marisa Flórido.






O artista


Nelson Felix (Rio de Janeiro RJ 1954). Escultor, desenhista, professor. Inicia estudos de pintura com Ivan Serpa (1923 - 1973) em 1971. Forma-se em arquitetura em 1977. Dedica-se inicialmente ao desenho e, posteriormente, à escultura. Em 1989, recebe bolsa do Ministério da Cultura da França, por exposição ocorrida na Galeria Charles Sablon, em Paris. Recebe, em 1991, a bolsa Vitae de Artes Plásticas. A partir da década de 1990, realiza esculturas de mármore com base em órgãos ou aspectos do corpo humano. Em 1994, é artista residente na Curtin University, em Perth, e no Karratha College, em Karratha, ambas na Austrália. Também nessa data idealiza as Mesas, esculturas em granito, nas quais faz referências às interações entre a natureza e os objetos culturais. Ao retornar ao Brasil, realiza, em 1995, com Luiz Felipe Sá, o vídeo O Oco, sobre sua produção artística. Sua obra é analisada nas publicações Nelson Felix, com texto de Rodrigo Naves, pela editora Cosac & Naify, em 1998; Nelson Felix, com textos de Glória Ferreira, Nelson Brissac e Sônia Salzstein, pela editora Casa da Palavra, em 2001; e Trilogias: Conversas entre Nelson Felix e Glória Ferreira, pela editora Pinakotheke, em 2005.



Concerto para encanto e anel, de Nelson Felix

De 16 de maio a 03 de julho

Oi Futuro do Flamengo

Rua Dois de Dezembro, 63 - Nível 2

De terça a domingo, das 11h às 20h

Informações: (21) 3131-3060




Nenhum comentário:

Postar um comentário