Informarte

Por Maria Helena Avena

Gullar 8 & 80

Ferreira Gullar e Martinho da Vila na mostra do Museu Nacional de Belas Artes
                                                       


Ferreira Gullar, nascido em São Luís, no Maranhão, em 1930, é poeta, escritor, roteirista, ensaísta, dramaturgo, tradutor, crítico de arte e também um admirado artista plástico. Em homenagem aos 80 anos do artista, o Museu Nacional de Belas Artes realiza a mostra biográfica e multimídia das suas  obras - GULLAR 8 & 80, que  estão expostas em vários ambientes do Museu. 

Um dos ambientes reproduz a sala de estar do apartamento de Gullar, em Copacabana. Um painel, que mede 7 por 5 metros, com uma foto de Tomás Rangel, foi incluída na mostra a pedido do próprio homenageado.
Este mesmo espaço abriga ainda outras fotos originais e inéditas, além de objetos pessoais do artista, como a sua  máquina de escrever, a primeira página manuscrita do Poema Sujo e suas edições no Brasil e no mundo, entre outras. Pinturas, aquarelas e colagens também integram o acervo da exposição, além de curiosidades, no setor das publicações, como a edição da primeira Antologia Poética Ferreira Gullar em Braile e ainda um áudio-livro de poemas gravados com locução da atriz Nathália. 


Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199 - Centro - Rio de Janeiro.
De terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriado, 12h às 17h
Até 13 de março.



Autobiografia do Gesto, Cosmogonia dos Símbolos 
de Emanoel Araújo

Emanoel Araújo, baiano, 70 anos, escultor, gravador e pintor fez sua estréia profissional no Rio de Janeiro, com uma mostra na extinta Galeria Bonino, em 1965. Seguiu consistente carreira acadêmica, expôs em espaços públicos de São Paulo, mas fazia mais de duas décadas que não exibia suas obras para o público carioca.

Uma das obras do artista


Nessa mostra, Araújo apresenta uma retrospectiva das suas obras no Museu Histórico Nacional, reunindo 150 trabalhos.  Distribuído por quatro ambientes, o acervo mostra como o artista bebeu de fontes variadas para construir seu próprio caminho estético. No primeiro salão, um vistoso conjunto de peças e relevos brancos divide espaço com as composições Formas Flutuantes I e II - pendentes do teto. No setor seguinte podemos admirar as esculturas de madeira e aço da série Ogum, e a leveza das Máscaras, peças que aliam modernas linhas geométricas a elementos da tradição do candomblé, além das belíssimas xilogravuras, como os cinco exemplares da série Gravuras de Armar.

Máscara, de Emanoel Araújo



Flashes

Chácara do Céu abriga mostra de gravuras assinadas por Burle Marx e três arquitetos modernistas. Ao lado do paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994), os arquitetos Carlos Leão (1906-1983), Lucio Costa (1902-1998) e Oscar Niemeyer redesenharam a paisagem urbana nacional. A mostra reúne 34 criações pinçadas no acervo de 4.500 itens de Carlos Barroso. De Burle Marx, há três exemplares bastante característicos de sua preocupação com linhas geométricas, e Costa é representado por seis composições. Gravuras de Arquitetos Modernistas na Coleção Carlos Barroso.
Museu da Chácara do Céu. Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa,  Quarta a segunda, 12h às 17h. Até 20 de abril. www.museuscastromaya.com.br.

BEM DO BRASIL. Sob curadoria do diretor do Paço Imperial, Lauro Cavalcanti, a mostra reúne peças de artesanato e objetos de várias regiões brasileiras, com o intuito de mostrar ao público a diversidade cultural do país, em manifestações populares e eruditas, além de construir um panorama da vida cotidiana contemporânea.
Paço Imperial. Praça XV, 48, Centro, Terça a domingo, 12h às 18h.  Até 20 de fevereiro.

GENEALOGIAS DO CONTEMPORÂNEO - COLEÇÃO GILBERTO CHATEAUBRIAND. Nova coletiva de longa duração do MAM reúne mais de 100 trabalhos em diferentes técnicas, como pintura, escultura, fotografia, desenho e objeto. Entre os 61 artistas presentes estão nomes do porte de Abraham Palatnik, Alfredo Volpi, Ascânio MMM, Carlos Vergara, Candido Portinari, Cildo Meireles, Franz Weissmann, Hélio Oiticica, José Pancetti, Lygia Clark, Sergio Camargo, Tarsila do Amaral, Tunga, Waltercio Caldas e Wesley Duke Lee.
Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo

Fotos em Preto & Branco - FLÁVIO DAMM. Com 82 anos de idade e 65 de foto jornalismo, este gaúcho radicado no Rio segue em atividade. Na individual 25 Inéditas - Fotos em Preto & Branco, ele apresenta trabalhos recentes e alguns exemplares nunca exibidos de antigas séries, com registros em Paris, Lisboa e Buenos Aires, além de flagrantes inusitados no Rio.
Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco ,241, Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 27 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário