Ziraldo Super Herói

Ziraldo Alves Pinto, ou simplesmente Ziraldo, um dos artistas gráficos mais completos da atualidade, mostra pela primeira vez o seu trabalho, concebido diretamente em imensas telas pintadas em acrílico, no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro.
Ainda menino, Ziraldo tinha uma grande paixão: os quadrinhos. As aventuras de personagens clássicos como Fantasma, Flash Gordon, Brick Bradford, Batman, Namor, Super-Homem, Capitão América e tantos outros, nas tiras em quadrinhos ou nos gibis semanais, povoavam seus sonhos de criança.
Hoje, mais de 50 anos depois, pela primeira vez em sua carreira mostra toda sua habilidade com a pintura, um lado pouco conhecido, e revela ao público sua paixão pelos quadrinhos, mostrando também que a história e seu ator, o ser - humano, se repetem indefinidamente.
Fruto de mais de três anos de trabalho intenso, Ziraldo, com seu traço inconfundível, “brinca” com seus heróis preferidos: Batman, Fantasma, Mulher Maravilha, Super-Homem e Capitão América. O cartunista interfere nas grandes obras de pintores clássicos e insere os personagens em paisagens e quadros conhecidos, de nomes como Picasso, Velázquez, Dali, Goya, Warhol e muitos outros, de diversos estilos e épocas, sempre com um toque de humor discreto. “Tem três anos que estou pintando esses quadros, mas na verdade são 67 anos, porque eles são um resultado de toda a minha experiência estética ao longo da vida”, conta Ziraldo, no auge dos seus 78 anos.
A exposição, que tem montagem do arquiteto Felipe Tassara e da videomaker Daniela Thomas, filha de Ziraldo, fica em cartaz na capital carioca até 19 de setembro. A mostra é uma síntese de todo o seu trabalho pois, por trás das pinceladas, percebe-se claramente toda a crítica bem-humorada de Ziraldo.
Um presente para o público.


SERVIÇO

ZERÓIS: Ziraldo na tela grande
Exposição: de 20 de julho a 19 de setembro, de terça a domingo, de 10h as 22h
Local: CBB Rio de Janeiro, Rua Primeiro de Março, 66
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário